Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra como é fácil plantar kiwi no jardim da sua casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cesta com frutas de kiwi
Plantar kiwi em casa é simples e faz bem saúde

Como plantar kiwi em casa? Essa é uma dúvida recorrente entre os apaixonados por essa fruta que tem uma hortinha em casa. Por isso, nós reunimos tudo o que você precisa saber para fazer o cultivo de kiwi no vaso de um jeito prático e simples. Confira!

Por que cultivar kiwi?

O Kiwi, também conhecido como Actinidia deliciosa, não é apenas uma fruta de casca marrom, sementes e com um sabor inconfundível. Por ser um alimento rico em vitamina C, ela oferece uma série de benefícios à saúde. Entes eles, os principais são:  

  • retarda o envelhecimento;
  • prevenção do câncer;
  • reduz o nível de colesterol;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • promove a melhora do sistema intestinal;
  • contribui para a melhora do sistema respiratório.

Aprenda como plantar kiwi em casa

Agora que você já conhece os benefícios da fruta para a saúde, é o momento de aprender como plantar kiwi em casa para depois preparar um delicioso suco, doce ou colocar na sala. Antes de tudo, você precisa ter em mãos um macho e uma fêmea da fruta para conseguir cultivar o fruto. Acompanhe as próximas dicas.

Qual a melhor época para plantar kiwi?

Essa é uma dúvida bastante comum entre as que estão começando no mundo da jardinagem. No caso dessa fruta, há duas épocas do ano que são ideais para plantar kiwi. Se o cultivo for feito por estaquias, o recomendado é fazer o plantio entre julho e agosto. Se a opção for por mudas, o ideal é cultivar entre os meses de setembro e outubro.

Qual o ambiente indicado para plantar kiwi?

O kiwi é um fruto de clima frio. Por isso, o melhor ambiente para ele são aquelas à meia sombra. Dessa maneira, ela poderá receber a luz do sol nos períodos mais amenos do dia e ficar protegida nos horários de sol e calor mais intensos.

Substrato rico em matéria orgânica

Para garantir o bom desenvolvimento do seu kiwi, o ideal é investir em um substrato que seja rico em matéria orgânica como, por exemplo, esterco bovino. Além disso, o solo precisa ser drenável com a melhor opção sendo aqueles que contêm cascalho ou casca de pinus.

Adubação prévia do solo

Essa é uma dica de ouro, pois faz toda a diferença no bom desenvolvimento da fruta. Antes de começar a plantar kiwi em vaso, o indicado por especialistas é fazer a adubação prévia do solo com 30 dias de antecedência. Assim, a terra já estará rica em nutrientes quando o plantio começar efetivamente.

Como fazer a rega do kiwi?

O kiwi não se dá bem com solos secos e períodos de estiagem. Por isso, a rega deve ser feita pelo menos uma vez por semana para manter o solo úmido, nunca encharcado. Nas estações mais quentes do ano, faça a irrigação do solo duas vezes por semana.

É necessário podar a planta de kiwi?

Sim! O recomendado por especialistas em jardinagem é fazer a remoção da ponta dos ramos a cada 15 dias durante as estações mais quentes do ano. Nas estações mais frias, a poda mensal é suficiente para o crescimento correto da planta.

Como fazer muda de kiwi?

mulher pegando kiwi no pé
Evite fazer mudas de kiwi com as sementes da fruta

A muda de kiwi pode ser feita tanto por meio de sementes da fruta ou por estaquias. Para evitar maiores problemas, o método mais indicado é por estaquias, já que não é simples diferenciar sementes de kiwi macho e fêmea.

Para fazer mudas de kiwi por estaquias, você precisará cortar estacas da planta com 10cm de comprimento. Lembrando, esse pedaço do caule precisa ter pelo menos dois nós e duas folhas para poder germinar.

Em seguida, faça dois cortes diagonais na estaquia, um na ponta do caule e o outro próximo a um dos nós. Para finalizar, coloque a estaquia no substrato e envolva o vaso com plástico para preservar a umidade do solo.

Assim que as primeiras gemas de kiwi aparecerem, você já pode retirar o plástico e fazer o replantio em um vaso definitivo. Uma boa sugestão é colocar o vaso próximo à certas ou pérgolas, pois darão suporte para o crescimento da planta.

Quanto tempo até a colheita do kiwi?

A colheita do kiwi ocorre, aproximadamente, após 4 anos do plantio. É isso mesmo, demora um pouquinho, mas vale a pena. O ideal é que a colheita seja feita com os frutos maduros entre os meses de abril e maio, quando o tempo ainda está quente e seco.

Gostou de aprender como plantar kiwi em casa? Então, conte para gente: qual receita deliciosa você está pensando em preparar para a família?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário