Como plantar morango em vaso?

Compartilhar:


Como plantar morango em vaso?

Quer saber como plantar morango em vaso, mas não sabe por onde começar? Se você tem pouco espaço, mas quer cultivar os lindos, delicados e provavelmente mais famosos frutos do mundo, esse texto vai ajudar. 

Conhecendo os morangos

Os morangueiros são plantas de origem europeia muito delicadas e que exigem alguns cuidados especiais na hora do cultivo. Aliás, como são plantas rasteiras que precisam de um solo constantemente úmido, os morangos são muito suscetíveis à infestação de ácaros, fungos e pulgões.

Apesar da fama, os morangos não são realmente uma fruta, mas sim o receptáculo floral da planta. Frutos mesmos são aquelas sementinhas que ficam coladinhas no morango, chamadas de aquênio. Por essa razão, o morango é considerado um pseudofruto.

Pseudo ou não, eles são deliciosos e amados no mundo inteiro, especialmente pelas crianças. E isso é ótimo, porque o morango é rico em cálcio, ferro e flavonóides, além de ser uma excelente fonte de vitamina C e B5. São suculentos, saborosos e pouco calóricos. Ou seja, pode comer morango sem culpa!

Como plantar morango em vaso?

O ideal para começar o cultivo de morangos é através de mudas saudáveis. As mudas podem ser feitas ou por germinação dos aquênios ou através da reprodução vegetativa de plantas adultas.

Os agrônomos indicam o segundo método, pois dessa maneira você garante que sua planta seja idêntica a um morangueiro já previamente selecionado em termos de produção e resistência.

A pessoa que sabe como plantar morango em vaso leva vantagem. Isso porque os morangueiros são plantas delicadas e suscetíveis à doença, mas o cultivo em vasos ajuda na manutenção e cuidados. Ele precisa de solos úmidos, bem drenados e ricos em matéria orgânica para se desenvolver. É importante que os vasos tenham pelo menos cerca de 30 cm de diâmetro.

como plantar morango em vaso

Faça uma primeira camada com pedras ou argila expandida no fundo do vaso para drenar a água. Antes de adicionar a terra, utilize uma manta para isolar a camada de drenagem para não perder substrato. Preencha ¾ do vaso com substrato esterilizado e rico em matéria orgânica. Depois disso é só plantar a muda de morango.

Uma boa opção para quem tem pouco espaço é optar pelo cultivo em vasos suspensos. Dessa maneira você consegue atingir os locais mais ensolarados além de garantir uma linda decoração de morangos pendentes. 

Cuidados após o plantio

As regas devem ser diárias e sempre diretamente na terra. Nunca molhe as folhas ou os morangos, caso contrário há muita chance de sua plantinha adoecer. Também é importante garantir que a planta receba, pelo menos, 6 horas de sol por dia.

Com os cuidados certos você irá colher os primeiros frutos depois de dois ou três meses. Quando for colher os frutos – e pseudofrutos – maduros, utilize uma tesoura esterilizada. Lave bem os morangos em água corrente e deixe secar antes de guardar na geladeira. Ou coma-os imediatamente, a escolha é sua!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre morangos? Veja mais dicas de cultivo em vasos que separamos especialmente para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. jair teixeira de souza disse:

    tenho um vaso com 06 mudas ja tem 120 dias e nao deu frutos ainda o que devo fazer

  2. jair teixeira de souza disse:

    tenho um vaso com 06 mudas.a 120 dias e nao deu frutos,o que tenho que fazer

Deixe o seu comentário