
Quer saber como plantar morango em vaso, mas não sabe por onde começar? Se você tem pouco espaço, mas quer cultivar os lindos, delicados e provavelmente mais famosos frutos do mundo, esse texto vai ajudar.
Os morangueiros são plantas de origem europeia muito delicadas e que exigem alguns cuidados especiais na hora do cultivo. Aliás, como são plantas rasteiras que precisam de um solo constantemente úmido, os morangos são muito suscetíveis à infestação de ácaros, fungos e pulgões.
Apesar da fama, os morangos não são realmente uma fruta, mas sim o receptáculo floral da planta. Frutos mesmos são aquelas sementinhas que ficam coladinhas no morango, chamadas de aquênio. Por essa razão, o morango é considerado um pseudofruto.
Pseudo ou não, eles são deliciosos e amados no mundo inteiro, especialmente pelas crianças. E isso é ótimo, porque o morango é rico em cálcio, ferro e flavonóides, além de ser uma excelente fonte de vitamina C e B5. São suculentos, saborosos e pouco calóricos. Ou seja, pode comer morango sem culpa!
O ideal para começar o cultivo de morangos é através de mudas saudáveis. As mudas podem ser feitas ou por germinação dos aquênios ou através da reprodução vegetativa de plantas adultas.
Os agrônomos indicam o segundo método, pois dessa maneira você garante que sua planta seja idêntica a um morangueiro já previamente selecionado em termos de produção e resistência.
A pessoa que sabe como plantar morango em vaso leva vantagem. Isso porque os morangueiros são plantas delicadas e suscetíveis à doença, mas o cultivo em vasos ajuda na manutenção e cuidados. Ele precisa de solos úmidos, bem drenados e ricos em matéria orgânica para se desenvolver. É importante que os vasos tenham pelo menos cerca de 30 cm de diâmetro.
Faça uma primeira camada com pedras ou argila expandida no fundo do vaso para drenar a água. Antes de adicionar a terra, utilize uma manta para isolar a camada de drenagem para não perder substrato. Preencha ¾ do vaso com substrato esterilizado e rico em matéria orgânica. Depois disso é só plantar a muda de morango.
Uma boa opção para quem tem pouco espaço é optar pelo cultivo em vasos suspensos. Dessa maneira você consegue atingir os locais mais ensolarados além de garantir uma linda decoração de morangos pendentes.
As regas devem ser diárias e sempre diretamente na terra. Nunca molhe as folhas ou os morangos, caso contrário há muita chance de sua plantinha adoecer. Também é importante garantir que a planta receba, pelo menos, 6 horas de sol por dia.
Com os cuidados certos você irá colher os primeiros frutos depois de dois ou três meses. Quando for colher os frutos – e pseudofrutos – maduros, utilize uma tesoura esterilizada. Lave bem os morangos em água corrente e deixe secar antes de guardar na geladeira. Ou coma-os imediatamente, a escolha é sua!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre morangos? Veja mais dicas de cultivo em vasos que separamos especialmente para você:
tenho um vaso com 06 mudas ja tem 120 dias e nao deu frutos ainda o que devo fazer
Oi Jair, como vai? Morangos são extremante delicadas no plantio. Por este motivo tome todo o cuidado para plantar.
tenho um vaso com 06 mudas.a 120 dias e nao deu frutos,o que tenho que fazer
Oi Jair, como vai? Realizar a troca de vazo distribuindo as mudas, logo terá um jardim repleto de morangos!