Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como plantar e cultivar morango em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar morango: saiba o passo a passo
Plantar morango em casa é uma tarefa simples e agradável

Como plantar morango em casa é uma dúvida muito comum entre os apaixonados por jardinagem que desejam ter a fruta sempre ao alcance da mão. Pensando nisso, nós selecionamos as melhores maneiras de plantar morango para você começar hoje mesmo. Confira!

As diferentes maneiras de plantar morango

O primeiro passo para saber como plantar morango em casa é entender que há diversas maneiras de cultivar a fruta. Assim, você poderá escolher aquela mais adequada para o espaço que tem disponível no seu jardim. 

Plantar morango com a fruta ou semente?

É possível plantar morango a partir de pequenos pedaços da fruta ou apenas com as sementes do fruto, inclusive o processo é bastante semelhante. Por exemplo, se você desejar plantar a partir de morangos, será necessário escolher frutas orgânicas e cortá-las em pequenos pedaços antes de colocá-las na terra. 

Para quem deseja mais praticidade, plantar morango a partir das sementes é uma boa alternativa. Basta ir até uma loja especializada em jardinagem e adquirir sementes da fruta prontas para o cultivo.

Como plantar morango corretamente?

Após decidir se o cultivo do morango será feito a partir de pedaços da fruta ou sementes, chegou a hora de conhecer os diferentes tipos de plantio do morango. Acompanhe!

Como plantar morango em vaso?

jardineira com morangos
Escolha um local com muita luz do sol para plantar morango no vaso

Uma das maneiras mais tradicionais é plantar morangos em vaso. Para isso, é possível escolher entre vasos grandes ou jardineiras. Preencha o interior do recipiente com substrato orgânico, drenável e faça uma cova de aproximadamente meio centímetro. Em seguida, despeje três sementes de morango e cubra o buraco.  

Após esse processo, é necessário encontrar em um local aberto que garanta luz do sol por, pelo menos, seis horas diárias. Além disso, para ter sucesso no plantio, não deixe de regar o solo com frequência, mas, com cuidado para evitar que o solo fique encharcado.

Como plantar morango em cano de PVC?

Uma alternativa para quem possui pouco espaço em casa é cultivar um morango vertical usando como vaso um tubo de PVC. Umas das vantagens desse modelo de plantio é que o seu morangueiro poderá ficar no chão ou suspenso, de acordo com a sua preferência.

Comece separando um cano de PVC de 120mm e faça um corte na parte que ficará para cima para que a fruta possa crescer. Feito isso, use uma furadeira para fazer alguns pequenos furos ao longo do cano para favorecer o escoamento da água proveniente das regas.

Para finalizar o processo, preencha o cano com substrato rico em matéria orgânica e coloque as sementes pela parte do tubo que ficará virada para cima. Agora, escolha um local arejado, iluminado e realize a rega do solo até ele ficar úmido. Simples, não é mesmo?

Como plantar morango em garrafa PET

morangueiro na garrafa pet
Para quem tem pouco espaço plantar morango na garrafa pet é uma alternativa

Para quem procura uma maneira ecologicamente correta e barata de plantar morango em casa, uma boa escolha é usar garrafas PET como vaso. Para isso, você precisará apenas de barbante, garrafa, substrato e sementes da fruta.

Em primeiro lugar, corte o recipiente próximo da metade, que deve estar fechado com a tampinha da garrafa. Com o vasilhame de ponta cabeça, faça pequenos furos na tampa e na parte do funil para favorecer a saída da água.Com o vaso de garrafa pet pronto, é só preencher o recipiente com terra e as sementes ou pedaços de morango. Com o barbante, faça um laço próximo na parte debaixo do funil e fixe em algum local alto, porém iluminado. Prontinho, agora só regar e começar a plantar os seus morangos em casa.

Como plantar morango: cuidados necessários

Como plantar morango: saiba o passo a passo
Plantar morango em casa exige uma série de cuidados especiais

Após escolher a maneira mais adequada para plantar o seu morango em casa, chegou o momento de aprender os cuidados necessários para que a fruta possa crescer. Confira tudo o que não pode faltar para você ter um lindo morangueiro.

Há um clima indicado para plantar morango?

O morangueiro tem preferência por climas mais suaves e amenos, já que se trata de uma planta de inverno e de origens europeias. Ele tem um ótimo desenvolvimento em temperaturas de até 25°C. 

Durante a frutificação, entretanto, o ideal é que a temperatura não ultrapasse, em média, os 22°C. Além disso, é preciso evitar deixar o seu morangueiro exposto em locais que sejam alvos de geadas e ventos fortes.  Por isso, se você mora em locais com temperaturas muito baixas, procure um local coberto para proteger a sua planta durante a noite.

Qual a melhor luz para plantar morango?

Um morangueiro para se desenvolver corretamente e gerar muitos frutos precisa de um local aberto com acesso direto à luz do sol. O recomendado por especialistas é que a planta receba, pelo menos, seis horas de sol por dia.

O substrato mais indicado para um morangueiro

Para fazer o cultivo correto do morangueiro, o ideal é investir em um substrato rico em matéria orgânica e que seja drenável. Por isso, produtos com húmus de minhoca, esterco de vaca, casca de ovo e brita são os mais recomendados.

Quando fazer a rega do morango?

Um morangueiro precisa ter o solo úmido para que as raízes possam absorver todos os nutrientes. Em virtude disso, o indicado é fazer a rega a cada dois dias, sempre tomando cuidado para não molhar as frutas e nem deixar o substrato encharcado, pois isso favorece o surgimento de pragas.

Preciso de adubo para plantar morango?

Sim! De tempos em tempos é necessário fazer a fertilização do solo para garantir que o morango tenha os nutrientes que precisa para crescer. Para isso, aposte em fertilizantes orgânicos e siga a recomendação do fabricante do produto quanto ao período de aplicação.

Devo fazer a poda do morangueiro?

Por ser uma espécie perene, a poda periódica é essencial para evitar o desperdício de nutrientes e o aparecimento de pragas e fungos. Com uma tesoura de jardinagem apropriada, faça a remoção de folhas secas, além de frutas e flores murchas.

Cuidado com fungos e pragas

Assim como todas as frutas e plantas, o cultivo de morangos em casa pode atrair fungos e pragas. Para manter esses parasitas longe, não se esqueça de investir com controle de pragas para manter o seu morangueiro bonito e saudável.

Quando colher os morangos?

A colheita dos morangos deve ser realizada assim que as frutas estiverem maduras, o que ocorre normalmente durante a primavera. É importante lembrar que o corte deve ser feito no talo da fruta, para permitir que a planta continue viva.

Gostou de saber como plantar morango? Então, conte para gente: há um espaço na sua casa para essa fruta deliciosa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Mario disse:

    Achei legal vou plantar em vasos

Deixe o seu comentário