Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar amendoim: descubra como fazer em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
frasco com amendoins em uma mesa
plantar amendoim em casa garante um alimento saudável para toda a família

Plantar amendoim é uma tarefa muito simples e permite que os amantes do petisco tenham um alimento saudável sempre que a fome e vontade chegarem. Para ajudar você a fazer o cultivo corretamente, acompanhe nossas dicas e aprenda como plantar amendoim em casa. Confira!

Os benefícios do cultivo de amendoim

Antes pegar as ferramentas de jardinagem e colocar a mão na terra, que tal conhecer os benefícios do cultivo de amendoim. Seja doce ou salgado, o consumo dessa planta herbácea da família das Fabaceae traz uma série de benefícios à saúde. Os principais são:

  • melhora a saúde muscular;
  • combate a anemia;
  • evita o surgimento de doenças do coração;
  • auxilia na perda de peso;
  • ajuda a evitar a diabetes tipo 2;
  • ótimo contra a aterosclerose.

Os tipos de amendoim para cultivo

No Brasil há três tipos de amendoim para cultivo, são eles: Grupo Espanhol, Grupo Valência e Grupo Virgínia. Saber a diferença entre eles é essencial para aplicar o modo correto de cultivo do amendoim em casa, como também aproveitar ao máximo os benefícios que a planta oferece. Conheça mais sobre cada uma dessas variantes.

Amendoim do Grupo Espanhol

Os amendoins do Grupo Espanhol têm como principais características crescerem de forma ereta e o desenvolvimento rápido. O que a torna uma ótima opção para quem deseja fazer o cultivo e a colheita rápida da planta. Cada vagem abriga normalmente duas sementes cada.

Amendoim do Grupo Virgínia

Os amendoins do Grupo Virgínia são indicados para os apaixonados por jardinagem que não tem pressa para realizar a colheita das sementes. De crescimento ramificado e em forma de arbusto, ela se destaca pelo tamanho de suas sementes, que é maior do que as das outras variantes.

Amendoins do Grupo Valência

As sementes de amendoim do Grupo Valência possuem o crescimento e o tamanho idênticos ao do Grupo Espanhol. As diferenças entre elas ficam por conta da coloração mais escura das sementes e cada vagem dessa variação abriga de 3 a 5 sementes de amendoim.

Aprenda como plantar amendoim

como plantar amendoim no jardim
Confira como é simples plantar amendoim em vaso ou jardim

Após conhecer as principais variações de amendoim que existem no Brasil, chegou o momento de acompanhar o passo a passo para aprender como plantar amendoim em casa. Prepare suas ferramentas de jardinagem e venha com a gente!

Qual a melhor época para plantar amendoim?

Para começar o cultivo de amendoim em casa, a primeira coisa que você precisa saber é qual a melhor época para plantar amendoim. Por ser uma plantinha que gosta de temperaturas de 20 a 30°C, o indicado é que o seu plantio seja feito durante as estações mais quentes do ano, de preferência no verão.

O melhor lugar para as sementes de amendoim

Como se trata de uma planta que prefere temperaturas quentes, o normal é que ela precise de exposição direta aos raios para ter um desenvolvimento pleno. Por isso, o mais indicado é plantar amendoim em jardins abertos ou locais bem iluminados.

Qual é o substrato ideal para plantar amendoim?

O solo ideal para o plantio de amendoim deve ser leve, drenável, rico em vitaminas e minerais. No mercado há opções incríveis de substratos orgânicos com húmus de minhoca e esterco que contém todos um nutriente para que a sua planta tenha um desenvolvimento pleno.

Como plantar amendoim no jardim ou vaso

A técnica para plantar amendoim no vaso ou jardim é a mesma. Seja diretamente do solo ou em um vaso recheado de substrato, você precisará fazer uma covinha com 5cm de profundidade para que as raízes possam crescer corretamente. Para quem deseja cultivar mais amendoins, o ideal é guardar uma distância de 25cm entre uma cova e outra.

Preciso regar minha planta amendoim?

Assim como outras plantas tropicais, o amendoim precisa de um solo úmido para poder absorver todos os nutrientes que a terra oferece. Entretanto, cuidado! Faça a rega periódica, mas nunca deixe substrato encharcado, pois isso pode acabar fazendo com que as raízes apodreçam e favorecer o aparecimento de fungos nas folhas.

Quando colher as sementes de amendoim?

O período reservado para a colheita das sementes de amendoim pode variar entre 100 dias e seis meses, a depender de qual tipo de planta você decidir plantar em casa. Um sinal de que as sementes estão maduras são as folhas amareladas.

Se a sua planta estiver assim, retire algumas vagens da terra e observe se elas apresentam veios escuros. Se a resposta for positiva, chegou a hora da colheita do amendoim, que devem ficar em processo de secagem natural por suas semanas para ficarem próprias para consumo.  

Agora que você já sabe como plantar amendoim em casa, que tal contar para gente qual lugar você escolheu para começar a cultivar a sua plantinha?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário