Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como plantar lichia no vaso em casa hoje mesmo!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pé de lichia como plantar
A lichia é uma fruta quem faz muito bem à saude

Que tal aprender como plantar lichia em vaso e ter sempre uma fruta docinha em casa para deixar o dia ainda mais saboroso? Se você gostou da ideia, confira tudo o que você precisa saber sobre jardinagem e como cultivar lichia corretamente. Assim você poderá se aproveitar de todos os benefícios que a fruta oferece.  

Os benefícios plantar lichia em vaso

Além de ter uma fruta deliciosa e docinha, ideal para fazer um lanchinho entre as refeições, ter um vaso com lichia em casa contribui para a saúde e o bem-estar de toda a família. Conheça alguns dos muitos benefícios dessa frutinha para a saúde.

  • evita doença hepáticas;
  • favorece a perda de peso;
  • melhora todo o sistema imunológico;
  • colabora no tratamento da obesidade;
  • controla os níveis de diabetes e glicemia;
  •  ajuda a retardar o envelhecimento;
  • previne o surgimento de doenças do sistema vascular.

Confira como plantar lichia

As duas maneiras de plantar lichia no vaso, por meio de sementes ou com os caroços da própria fruta. Para plantar sementes de lichia, por exemplo, você pode encontrá-las em lojas especializadas em jardinagem. Porém, cultivar lichia com o caroço da fruta é mais simples, prático e barato.

Espere o clima certo para plantar lichia

Apesar de ser uma espécie que cresce bem em climas tropicais, para garantir que ela floresça com toda a sua beleza, o melhor é aguardar o clima correto. O indicado é começar a cultivar lichia no vaso entre os meses de janeiro e março, quando o tempo se encontra mais úmido.  

Como plantar lichia: preparando os caroços

como plantar lichia no vaso é fácil
O primeiro passo para plantar lichia no vaso é o cuidado com o caroços

Para plantar lichia em vaso a partir dos caroços da fruta, o primeiro passo é fazer a seleção deles. Após escolher os caroços e separá-los da polpa esbranquiçada, é necessário deixá-los secar por dois dias antes de começar o cultivo. 

Qual o melhor vaso para lichia?

Para quem as raízes da árvore possam se desenvolver em sua plenitude, o recomendado por especialistas é investir em vasos grandes com, no mínimo, capacidade para 50L. Além disso, dê preferência para aqueles que possuem furo na base para facilitar o escoamento da água proveniente da rega.

A escolha do substrato correto

Tão importante quanto a seleção cuidadosa dos caroços e do vaso para plantar lichia em casa, está a escolha do substrato que será usado para o cultivo. O ideal é optar por terras ricas em material orgânico como húmus de minhoca e esterco, mas que também seja drenável para evitar o acúmulo de água.

Como plantar lichia no vaso

Com tudo preparado, agora chegou o momento mais importante: separar as ferramentas de jardinagem e começar a plantar a lichia no vaso. Antes de mais nada, faça uma pequena cova de 3 dedos de profundidade no centro do vaso. 

Feito isso, deposite cinco sementes de lichia e cubra com o substrato escolhido. Em seguida, basta fazer a rega até o solo ficar úmido e deixar o vaso em um local onde as sementes possam receber os raios do sol até que ela comece a germinar.

Devo continuar regando a lichia?

Sim! Um dos segredos de plantar semente de lichia com sucesso é a hidratação constante da árvore. Dessa maneira, você mantém o solo úmido e ajuda as raízes a absorverem corretamente os nutrientes presentes no solo.

Atenção à nutrição da árvore

E, por fim, nunca se esqueça de dar atenção à nutrição da árvore de lichia. O ideal é fazer a fertilização do solo a cada três meses. É claro, optando sempre por adubos orgânicos e depositando na borda do vaso para favorecer a absorção dos nutrientes pelas raízes.

Quanto tempo demora até a colheita da lichia?

A resposta para essa pergunta pode não agradar os apaixonados por jardinagem. Até que a árvore atinja o seu desenvolvimento completo e comece a dar frutos é de 10 a 12 anos. Demora um pouquinho, mas, com certeza, a espera valerá a pena.

Gostou de saber como plantar lichia em vaso? Então, conte para gente: há um espaço para essa fruta deliciosa em sua casa?  

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário