Aprenda como plantar batata de todos os tipos em casa

Compartilhar:


Aprenda como plantar batata de todos os tipos em casa

Quer descobrir como plantar batata para ter o legume sempre fresquinho na sua casa? Nós vamos te ajudar! Nesse artigo você vai descobrir como plantar batata inglesa e como plantar batata doce, em áreas externas como hortas e jardins e também em vaso!

A batata é um ingrediente muito presente no prato dos brasileiros. Seja como acompanhamento ou prato principal, é um dos alimentos mais nutritivos e acessíveis que temos como costume consumir no dia a dia.

O preparo da batata é simples e rápido, e o seu cultivo em casa não é diferente disso. Com uma batata comum, encontrada em feiras ou mercados, você pode começar o seu próprio plantio e ter legumes fresquinhos e de qualidade na sua casa muito em breve.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir como plantar batata e comece hoje mesmo a investir na sua horta em casa.

Como plantar batata: conheça todas as etapas

Como plantar batata: conheça todas as etapas

Vamos começar falando sobre o cultivo da batata inglesa. Escolha uma batata de qualidade na feira ou no mercado, dando preferência a um legume orgânico. A batata não precisa estar lavada, e você pode remover com as mãos mesmo o excesso de terra.

Deixe-a alguns dias na gaveta da geladeira até que a batata brote e comece a dar origem a novas raízes. Esses brotinhos devem ter pelo menos dois centímetros de altura.

Se você perceber que uma mesma batata deu origem a vários brotos, pegue uma faca e fatie de maneira a separá-los, como se fossem de batatas diferentes. Evite colocar vários brotos no mesmo local, seja no solo ou em um vaso. Escolha no máximo dois.

Caso você tenha fatiado a batata, deixe durante dois dias secando em um local onde não bata sol direto. Somente depois disso a batata estará pronta para ser plantada.

Como plantar batata em vaso também é possível, se for essa a sua opção, escolha um vaso que tenha pelo menos 30 centímetros de diâmetro e de profundidade. Lembre-se de que as batatas crescem embaixo da terra, então é preciso que elas tenham espaço para se desenvolver.

Escolha uma terra de boa qualidade, bem adubada com materiais orgânicos, como esterco e casca e de ovo, abra pequenas covas e coloque a batata com o broto. Cubra totalmente com terra e regue. Cerca de quatro meses depois as batatinhas já deverão estar prontas para a colheita.

Como plantar batata doce na água

Como plantar batata doce na água

Se você quer cultivar batata doce, deve pegar uma de boa qualidade, cortar as duas extremidades, espetar alguns palitos nas laterais, e colocar em um recipiente com água limpa e filtrada para germinar. Essa etapa é o equivalente a deixar a batata inglesa na gaveta da geladeira, como dissemos anteriormente.

De dois em dois dias, faça a troca da água para evitar o mau cheiro e o aparecimento de insetos. Depois de duas semanas, a batata doce já deve estar com a raiz forte o bastante para ser transplantada.

A partir daqui, é só seguir os mesmos passos que indicamos anteriormente, tendo o cuidado de deixar as folhinhas que surgiram na batata doce para fora da terra. Acomode bem a raiz, mantenha a terra úmida (sem encharcar) e aguarde cerca de seis meses para colher as suas batatas.

Continue sua leitura com outros artigos selecionados especialmente para você em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário