Descubra aqui como plantar tomilho!

Por Cobasi

Compartilhar:
Descubra aqui como plantar tomilho!

Quer saber como plantar tomilho? A Cobasi vai te ensinar! O tomilho é um tipo de especiaria, muito saboroso e desejado pelos fãs da culinária por conseguir dar um gostinho todo especial a vários tipos de pratos.

Como cultivar tomilho é relativamente simples e pode ser feito até mesmo por quem mora em apartamento, vamos ensinar aqui o passo a passo para que você comece hoje mesmo a incluir essa plantinha na sua horta particular.

Então, está preparado? Vamos começar!

Como plantar tomilho: passo a passo

Como plantar tomilho: passo a passo

O plantio do tomilho pode ser feito a partir das sementes, que são bastante fáceis de serem encontradas para venda, ou a partir de pequenas mudas da planta.

Você tem aqui mais de uma opção, como plantar tomilho em vasos redondos ou do tipo jardineira ou, ainda, diretamente no solo.

Basta garantir que o local escolhido receba pelo menos quatro horas diárias de luz e que a terra seja do tipo arenosa, para ajudar a escoar o excesso de água.

O tomilho costuma ser bastante resistente e não precisa de regas diárias. Você pode fazê-las de acordo com a condição geral da terra: coloque o dedo e perceba se está seca e quebradiça ou úmida e macia. Se estiver seca, coloque água limpa e fresca, sem exagerar.

Como cuidar de tomilho

Como você viu, o tomilho não é do tipo de plantinha exigente, que precisa de uma série de cuidados muito elaborados para crescer e se desenvolver bem.

Você pode plantá-lo junto de outras espécies e se beneficiar também da beleza que ele trará ao ambiente, com suas pequenas folhinhas brilhantes.

Caso queira presentear alguém, pode oferecer uma pequena amostra da planta. Como fazer muda de tomilho é muito simples, você mesmo pode cortar um galho que tenha pelo menos dez centímetros de comprimento, colocar em um vasinho, regar e aguardar alguns dias até que a raiz brote e se fortaleça.

Benefícios do tomilho

Benefícios do tomilho

O tomilho vai bem com praticamente tudo. Muitos usam essa erva em substituição ao sal durante as preparações de carnes, peixes, molhos e muito mais, visto que é bastante saborosa e tem gosto marcante.

Além disso, o tomilho exala um cheirinho delicioso, capaz de deixar o ambiente onde está ainda mais perfumado e acolhedor. Se você já tem, ou está planejando cultivar uma horta em casa, essa especiaria precisa estar entre as espécies cultivadas por você.

As funcionalidades do tomilho vão além e são percebidas até mesmo em alguns tratamentos com óleos essenciais e infusões, como o preparo de chá.

Um dos grandes benefícios de ter uma pequena horta em casa é poder utilizar seus próprios temperos na cozinha. Essa experiência, além de muito saborosa, é marcante!

Que tal descobrir outros tipos de plantinhas comestíveis que você pode cultivar aí na sua casa? No blog da Cobasi há uma enorme seleção de artigos cheios de dicas, passo a passo e muito mais. Confira e comece a plantar hoje mesmo!

Para começar, confira esse artigo selecionado especialmente para você sobre o cultivo da hortelã.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário