Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta tomilho: saiba como cultivar e cuidar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
planta tomilho no jardim
A planta tomilho é ideal para decorar o ambiente e serve como tempero natural

A planta tomilho é famosa por sua versatilidade, pois pode ser usada na decoração de ambientes, para produção de remédios e temperar as refeições.

Por isso, fique com a gente e descubra como plantar e cultivar tomilho em casa para ter uma deliciosa horta particular. Confira!

Planta tomilho: características

A planta arbustiva tomilho é nativa das regiões da África, Ásia e Europa, próximas ao mar Mediterrâneo. De tamanho compacto, ela pode chegar a medir 30cm de altura, no auge de sua floração.

No Brasil, é possível encontrar três variações da planta a cultivar em casa. São elas: tomilho-variegado, tomilho comum e tomilho-limão.

Os benefícios da planta tomilho

A planta é muito apreciada por quem deseja ter um tempero natural em casa. Ela é muito usada em substituição ao sal para temperar carnes, peixes e molhos. Isso sem falar no sabor marcante que deixa nos alimentos.

Além disso, a planta tomilho, quando usada na decoração, tem a capacidade de criar um ambiente acolhedor, devido ao aroma de suas folhas.

Planta tomilho: uso medicinal

Além de ser uma ótima opção para paisagismo e temperar alimentos, a planta tomilho possui propriedades medicinais.

A partir de suas folhas, é possível fazer óleos e chás para estimular a digestão e aliviar os sintomas de tosse e cólicas menstruais. Além disso, ela é útil contra asma e bronquite.

Mesmo com seus efeitos medicinais reconhecidos, não é indicado o uso da automedicação. Procure sempre um médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Como plantar tomilho em casa

maço de planta tomilho
Com a planta tomilho pode ser cultivada a partir de sementes e mudas

O plantio da tomilho pode ser feito de duas maneiras: a partir das sementes ou mudas da planta. Para isso você irá precisar de uma sementeira e substrato drenável.

O primeiro passo é preencher a sementeira com o substrato e distribuir as sementes na terra. A partir de então, é necessário rega frequente até que as mudas atinjam 10cm de altura.

Em seguida, remova cuidadosamente a muda e faça o transplante para o local definitivo. Que pode ser tanto o jardim de sua casa quanto um vaso para plantas, com pelo menos 15cm de altura.

Se a opção for por cultivo direto no jardim, o recomendado por especialistas em jardinagem é fazer covas com 35cm de profundidade e 30cm de largura.

O plantio de tomilho a partir das mudas, é semelhante ao processo feito com as sementes. A diferença está apenas no primeiro estágio de cultivo.

O indicado é escolher plantas adultas de tomilho e remover pequenos ramos de até 15cm de comprimento, sem as folhas.  

A partir de então, basta fazer o primeiro cultivo até que as mudas tenham 15cm de altura e, em seguida, fazer o plantio no local definitivo.

 Como cuidar da planta tomilho

A planta é conhecida por não precisar de muitos cuidados para crescer bela e saudável. Para que ela floresça corretamente, é preciso ter atenção aos seguintes itens:

Qual é a iluminação ideal para o tomilho?

A planta tomilho é uma espécie que precisa de exposição plena aos raios do sol por, pelo menos, 4 horas por dia. Por isso, jardins, varandas e próximo de janelas são os locais mais indicados.

O solo adequado para a planta tomilho

Assim como as demais plantas de climas quentes, o tomilho necessita de um solo drenável e rico em matéria orgânica. Em virtude disso, as combinações de húmus de minhoca ou esterco de boi com calcário, areia ou argila expandida são as mais adequadas.

Adubação da planta

Apesar de ser uma planta perene, o tomilho não precisa de uma atenção especial com a adubação. Fertilizar o solo com adubo orgânico uma vez por ano é suficiente.

Quando regar a planta tomilho?

A frequência da rega é essencial para o bom desenvolvimento da planta O ideal é manter o substrato úmido. Por isso, basta regar uma vez por semana ou quando perceber que o solo está seco.

Preciso fazer a poda da planta?   

Sim! Para evitar o surgimento de pragas e fungos em plantas, faça a remoção de galhos ou folhas mortas. Dessa maneira, você garante vida longa para a plantinha.

Gostou de saber como é fácil cultivar a planta tomilho em casa? Então, conte para gente: você já tem um espaço esperando por ela?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário