Aprenda como plantar coentro! A hortaliça de sabor inconfundível.

Compartilhar:


O coentro é o tempero do ame ou deixe-o: não passa despercebido pelo paladar de praticamente ninguém. Com origem na região do Mediterrâneo, é resiliente a diferentes condições climáticas. Mas, é nas temperaturas quentes que cresce melhor. Por isso, é uma excelente opção para quem deseja ter uma horta caseira na maior parte do país. Quer saber como plantar coentro? A gente explica tudo nesse post!

Também conhecido como a salsa chinesa, o coentro possui alto poder nutritivo. Pode ser incluído na preparação de saladas, massas, tortas, sucos, sopas, refogados, entre outros.

Fora do Brasil, é um tempero muito utilizado nas cozinhas indiana, mexicana e indiana. Por aqui, tem forte presença na culinária nordestina e acompanha, principalmente, os peixes e frutos do mar. Sua cor verde dá um toque de alegria aos pratos em que é utilizado.

Vamos à horta!

Como plantar coentro?

Primeiramente, separe o recipiente em que irá plantar o coentro. Existem diversas possibilidades. Assim, você pode escolher colocá-lo em vasos, em materiais reciclados (como garrafa pet e potes de vidro) ou em canteiros, por exemplo. Basta definir qual a melhor opção para a sua casa.

No caso de vasos, em primeiro lugar, coloque uma camada drenante. Depois, use uma manta drenante, um substrato e as sementes. Por fim, coloque mais uma camada de terra. Importante: use um recipiente com pelo menos 15 centímetros de diâmetro e 20 centímetros de profundidade. Além disso, o vaso precisa ter furos para a drenagem da água.

Já se for colocar o coentro em canteiros, fique atento às espécies próximas. Evite misturar com plantas que precisam de outra frequência de rega. Assim, você cuida de todas as plantas com a mesma regularidade. Aqui, também é importante dar uma distância de cerca de 20 centímetros entre as hortaliças, para dar espaço para as raízes se desenvolverem bem.

Indicamos o plantio das sementes, pois é o método mais fácil para iniciantes. Um truque é deixar a semente de molho entre 24 e 48 horas, antes do plantio. Depois desse tempo, seque bem as sementes e coloque na terra.

Solo, água e luz

De forma geral, o coentro aceita qualquer tipo de solo, mas prefira os bem permeáveis. Para a manutenção, reforce o adubo uma vez ao mês.

Em relação à rega, mantenha o solo úmido, mas sem encharcar a terra. O coentro precisa de água em todo o ciclo de vida, mas, o período entre o e a terceira semana após plantio é o mais crítico.

Além disso, o coentro gosta de iluminação direta ou sombra parcial. Coloque sua plantinha para crescer na janela, varanda ou outro ponto que receba bastante luz em casa. Quanto mais sol, mais intenso é o sabor do tempero.

Colheita do coentro

O ciclo de vida do coentro é curto: entre 50 e 70 dias depois de enterrar as sementes, você já pode colher o seu tempero.

Por fim, uma última dica: para preservar os nutrientes da hortaliça, retire da terra somente quando for usar na cozinha. Bom apetite!

Saiba mais sobre jardinagem no nosso blog.

Saiba tudo sobre jardinagem
Tipos de plantas para deixar sua casa mais feliz
Costela de Adão?! Conheça mais sobre a planta!
Como plantar arruda: descubra e comece já a cultivar!
Como montar uma horta caseira

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário