Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor de cera: uma espécie de trepadeira ornamental

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor de cera

A flor de cera é uma planta de origem asiática que se espalhou pelo mundo e conquista por sua elegância e beleza. De fácil cultivo, ela pertence à família das trepadeiras e é durante os períodos quentes do ano que as suas flores ganham vida e encantam jardins e casas.

Conheça mais sobre esta espécie que tem aparência frágil, mas não é nada exigente e deixa qualquer espaço mais bonito.

Flor de cera: um obra da natureza

Uma junção de bolas floridas que se destacam entre as folhas grossas e o caule fino, a flor de cera certamente é uma das maravilhas esculpidas pela natureza. Esta trepadeira é conhecida por suas flores que têm um aspecto ceroso e atributos físicos que lembra a porcelana, inclusive é daí que veio o seu nome. Além disso, o perfume adocicado que exala das florações não passa despercebido.

No seu leque de cores não faltam opções, pois existem desde tons quentes, como amarelo e rosa, a outros mais amenos, sendo o branco o mais popular.

Quais os cuidados com a flor de cera?

Uma das principais características dessa planta é sua forma de cultivo, pois é uma trepadeira e por isso gosta de estacas, treliças e vasos que oferecem suporte. Entretanto, é possível cultivá-las em vasos pendentes para que assumam uma forma livre.

A flor de cera é o tipo de planta que gosta de ambientes meia-sombra que recebem os primeiros raios da manhã, ou seja, altas temperaturas e sol forte vão prejudicar o desenvolvimento da espécie. No geral, ela não gosta de frio intenso, muito menos de vento.

Por fim, certifique-se que o vaso da planta possui uma boa drenagem, pois água em excesso pode apodrecer a raiz, por exemplo. Neste caso, invista em um substrato de qualidade e areia na base, sendo a proporção 2:1, respectivamente.

Quanto tempo dura a flor de cera?

A estação que desperta o florescimento da espécie é a primavera, de setembro a dezembro. É a época que os brotos começam a abrir e se destacam na trepadeira ao longo de duas semanas para mais.

O ideal para que a planta se desenvolva por completo é deixá-la longe de correntes de ar, assim não terá grandes problemas com a floração. Outro ponto importante é não encharcar o substrato para evitar ácaros, sendo assim, as regas no inverno diminuem pela metade. Por fim, em épocas de calor, coloque o dedo no solo para ver se está seco e precisando de água.

Quando preciso adubar minhas plantas?

Por ser de fácil cultivo, a adubação da flor de cera não precisa ser tão minuciosa e constante. Porém, o nutriente de maior desejo da planta é o potássio. Dessa forma, ao longo da primavera, de 20 em 20 dias, invista em um adubo com maior porcentagem do mineral para estimular a floração. 

O ideal é seguir as instruções presentes no verso da embalagem do produto para melhores resultados.

Gostou das dicas? Se você está começando na jardinagem e quer plantinhas que florescem de fácil cultivo, a flor de cera é perfeita para o cultivo. Temos mais conteúdo pra você no blog Cobasi, olha só os temas que selecionamos para sua próxima leitura:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário