Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cróton: confira como é fácil plantar e cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
planta cróton

A cróton é uma planta que se destaca pela combinação de cores de suas folhas, que ajudam a criar um visual único em qualquer ambiente. Seja na coloração amarela, laranja ou vermelha, a única certeza é que ela é um tipo de planta muito fácil de cuidar. Confira!

Os melhores tipos de cróton para cultivar em casa

Há na natureza uma grande variedade de tipos de cróton. Entretanto, nem todas elas são indicadas para o cultivo em locais fechados, como casas e apartamentos. Conheça os tipos de cróton mais indicados para quem está iniciando na jardinagem.

Tipos de cróton

Você sabia que há vários tipos de cróton espalhados por aí? Pois é! Essa é uma espécie muito variada, com características diferenciadas, folhas repletas de cores vibrantes e muito mais! Então, que tal conhecer alguns dos tipos dessa espécie? Confira a seguir vários tipos de crótons!

Cróton Gingha

pétalas de croton gingha
A Cróton Gingha é uma planta apaixonada pelo sol

Com o nome científico de Codiaeum variegatum, a Cróton Gingha é um tipo de planta de clima tropical. Podendo medir até 80 cm de altura, seu cultivo deve ser feito em locais abertos onde seja possível a exposição direta aos raios de sol. 

Cróton Petra

croton-petra-folhas-coloridas
A Cróton Petra é famosa pela exuberância de suas folhas

A Cróton Petra é uma variação que chama a atenção pelo formato oval de suas folhas e os tons verde, amarelo e laranja, que possibilitam criar combinações incríveis para decoração. Com a floração acontecendo na primavera, a planta pode medir até 3 metros de comprimento.

Cróton Amarelo

croton amarelo no jardim
O Cróton Amarelo é muito usado na criação de cercas vivas

Já a planta Cróton Amarelo é um tipo muito usado em paisagismo, principalmente com a criação de cercas vivas. Chamada popularmente de folha imperial, ela tem como marca a coloração viva e forte de suas folhas. É ideal para ser cultivada à meia-sombra.

Cróton Brasileirinho

vaso com planta verde e amarelha
A planta é famosa por sua combinação única de cores

A Cróton Brasileirinho recebe esse apelido carinhoso devido à uma característica peculiar de suas folhas. Elas são predominantemente verde-escuras com pequenos pontinhos amarelos. Seu cultivo deve ser feito em locais abertos para que ela possa receber luz direta do sol e florescer com toda a sua beleza.

Cróton Americano

folhas coloridas
Os vários tons criam uma decoração perfeita

O Cróton Americano é uma planta perfeita para a decoração de ambientes internos, devido à combinação de cores verde, vermelha e amarela. Para garantir que ela se desenvolva com saúde, o ideal é fazer o cultivo em locais com meia-sombra, próximo às janelas, varandas e longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Cróton Picasso

Entre as variações de plantas da família Cróton, a Picasso é a mais recente e também menos conhecida entre elas. Suas principais características são: ter as folhas finas com detalhes em vermelho e amarelo. Para ter um melhor efeito visual, o ideal é cultivá-las em locais com ampla exposição ao sol.

Além dos tipos de Crótons mais populares citados, o apaixonado por jardinagem pode encontrar outras variações. As que mais se destacam são: Cróton Eburneaum, Cróton Canarinho, Cróton Híbrido, Cróton Híbrido Norma.

Cróton: principais cores das folhas

Também conhecida como folha-imperial, essa espécie pode ser reconhecida de longe, devido à  variedade de tonalidades: folhas amarelas com verde-escuro, folhas mais alaranjadas, folhas vermelhas com manchas, entre muitas outras. O leque de colorações é bem extenso e tem opções para todos os gostos!

Uma curiosidade super bacana a respeito das cores dessa planta é que elas são influenciadas pela exposição ou não ao sol. Isso acontece porque quanto mais expostas aos raios solares, mais amareladas e alaranjadas ficam.

Por outro lado, as espécies de Crótons que são cultivadas à meia-sombra ou locais fechados, assumem tons de combinações verdes e cores mais voltadas aos tons de vinho.

Saiba como cuidar e cultivar Cróton em casa

planta cróton

Uma das grandes vantagens de ter uma planta Cróton em casa é que ela é uma espécie muito fácil de cuidar. Os principais pontos de atenção são quanto à rega do substrato e o local onde ela ficará, se protegida ou exposta ao sol.  Acompanhe.

1. Cultivar no sol ou na sombra?

Há várias dúvidas em relação à espécie de plantas Cróton. Uma, em especial, é sobre o ambiente em que ela mais gosta de ficar. De maneira geral, ela é um tipo de planta solar, que precisa de exposição à luz em, pelo menos, parte do dia. É importante lembrar que regiões com geadas ou temperaturas baixas não fazem bem para ela.

Porém, há algumas espécies como os Crótons amarelo e americano que se dão melhor em locais onde ficam protegidos por sombras. Por isso, antes de levar a planta para  casa, procure a ajuda de um especialista e escolha a  mais adequada para o seu ambiente.

2. Cuidados com a rega

Por ser uma planta de origem tropical, a Cróton necessita de um solo úmido para se desenvolver. O recomendado é fazer a rega uma vez por semana, com cuidado para não deixar o substrato encharcado e nem seco demais, pois pode prejudicar o crescimento das raízes da planta.

3. Adubação periódica

A adubação periódica é essencial para garantir a saúde da planta ao longo do tempo. A cada três meses faça a fertilização com matéria orgânica. Adubos com húmus de minhoca e esterco animal são os mais indicados.

4. Atenção às pragas

Apesar de ser uma planta que requer pouca manutenção, as plantas Crótons são suscetíveis ao ataque de pragas como, por exemplo, a cochonilha. A melhor maneira de combatê-las é ter sempre à mão produtos anti pragas como os óleos de neem.  

5. Criação de mudas de planta Cróton

Para quem gostou da planta Cróton e deseja fazer a propagação dela, a maneira ideal é por meio da reprodução das folhas. Retire folhas internas da planta, deixe de molho em água e, sem seguida, faça o replantio em um vaso menor.

Gostou de conhecer as belas e coloridas Crótons? Então, conte para gente qual delas você levaria para casa? E não se esqueça de escolher um local bem legal para ela, longe de crianças e animais.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. DINALVa Manoela de Almeida disse:

    Adorei as informações muito importante para iniciantes

Deixe o seu comentário