Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ipomeia rubra: conheça tudo sobre essa planta

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
petala de gloria da manhã
As cores vivas são o grande chamativo da ipomeia rubra.

A Ipomeia rubra é uma trepadeira lenhosa que tem como destaque a coloração viva de suas flores, geralmente em tom vermelho-bordô. Confira como é simples cultivá-la em casa e dar uma cara alegre e colorida ao seu jardim!

Ipomeia rubra: principais características

A ipomeia rubra, também chamada de glória da manhã, trepadeira cardeal ou trepadeira ideal, tem algumas características que chamam bastante a atenção. Entre elas estão:  medir até 9 metros de altura, ser perene e resistente contra pragas e doenças.

Já na parte estética, o charme fica por conta das cores vivas de suas flores, que podem ser vermelho-bordô e combinações de rosa e branco. Tanta beleza costuma atrair borboletas, abelhas e beija-flores.

No que diz respeito ao seu cultivo, essa trepadeira é famosa por ter crescimento moderado, apresentando folhas brilhantes com coloração verde-escura. O que a torna uma ótima opção para proteção de fachadas.

Para que serve a ipomeia rubra?

Por ser uma planta tropical bastante resistente, a ipomeia rubra costuma ser usada como uma espécie de cerca viva. Ela é ideal para proteger pergolados, caramanchões, treliças, grades, muros e demais estruturas externas de casas e jardins.

Cultive a ipomeia rubra

flor de ipomeia rubra na grande
A ipomeia rubra é boa opção para decorar áreas externas da casa.

Agora que você já conhece as principais características da glória da manhã, chegou a hora de começar a cultivar essa trepadeira em casa, não é mesmo? Acompanhe o passo a passo e dê uma cara nova ao seu jardim hoje.

1. Escolha a melhor iluminação para a planta

O primeiro ponto que merece a atenção para quem ama jardinagem é o local onde a planta será cultivada. Por ser uma espécie tropical, o indicado é optar por espaços com iluminação direta do sol ou, no máximo, com meia-sombra.

2. Um solo rico em matéria orgânica

Antes de começar o cultivo da sua trepadeira cardeal, é preciso fazer a preparação correta do solo que vai abrigar a planta. O recomendado é comprar um substrato fértil, rico em matéria orgânica e que seja de fácil drenagem, pois o excesso de água faz mal às raízes da planta.

3. Cuidados com a rega periódica

Como a maioria das plantas de regiões quentes, a Ipomeia rubra necessita de um solo úmido para poder absorver todos os nutrientes necessários. Por isso, o ideal é fazer a rega diária, sempre tomando cuidado para não deixar o substrato encharcado.

Uma dica valiosa em relação à rega, é fazer o teste do dedo. Antes de começar a irrigação do solo, coloque o dedo na terra. Caso ele esteja úmido, não há a necessidade de mais água, pois a planta já tem o que precisa.

4. Vaso ou jardim: o que é melhor?

Não há diferença entre plantar a sua glória da manhã em vasos ou jardins. Tudo depende do espaço que você terá para o cultivo da planta, desde que o local seja aberto e ela possa receber luz do sol na maior parte do dia.

5. Poda preventiva

Assim como todas as plantas, fazer a poda preventiva da ipomeia rubra é essencial para mantê-la saudável e livre de pragas e doenças. Por isso, o indicado é fazer a limpeza  após o período de floração, que normalmente acontece no outono.

Gostou de conhecer mais sobre a ipomeia rubra? Então, conte para gente em qual lugar da sua casa essa planta merece ficar.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário