Vermiculita: descubra porque usar no seu plantio

Compartilhar:


vermiculita

A vermiculita é usada tanto em vasos quanto em jardins e até no campo para aumentar a absorção de minerais. Esse composto dá ajudinha que faltava para que as plantas cresçam mais saudáveis, fortes e longe de qualquer pragas.

Esse mineral ainda retém água, auxiliando na hidratação das plantas e poupando o seu tempo com regas menos frequentes.

Saiba o que é, quando, como e por que pode ser interessante contar com a ajuda dessa aliada. 

Para que serve a vermiculita?

Colaborando de maneira ampla para hortas e plantações em geral, a vermiculita é uma aliada para os grandes agricultores, mas também para quem têm apenas alguns vasinhos em casa. Isso porque, esse componente mineral colabora com a infiltração das plantas no solo e, por consequência, melhora a sua capacidade de absorver minerais fundamentais para o crescimento.

Além disso, a sua utilização ainda proporciona o equilíbrio ao subsolo, uma vez que ele controla a acidez da horta, que pode causar danos no desenvolvimento das plantas. Vale considerar que a vermiculita, quando usado de maneira correta, somado à terra e adubo, contribui com uma aparência mais saudável das plantas e ainda pode garantir alimentos mais saborosos. 

Como usar vermiculita nos vasos?

Assim como em plantações e jardins, esse composto auxilia na absorção de nutrientes e na qualidade do solo. A vermiculita expandida ajuda a manter sua plantinha hidratada mesmo em vasos que não favorecem o acúmulo de água, como os de barro.

Por ser um grande retentor de água e outras substâncias ricas para a planta, a utilização desse componente é uma boa opção para as situações em que as plantas apresentam estresse hídrico. Isto é, problemas com a sua hidratação. O que isso significa? 

Significa que o vermiculita é uma aliada quando as plantas não estão atingindo a sua forma ideal de hidratação.

Nos vasos, é recomendável colocar uma camada de vermiculita e intercalar com terra e adubo. Entretanto, as quantidades variam de acordo com a espécie da planta. A vermiculita para suculentas, por exemplo, deve ser usada em menor quantidade, já que essas espécies precisam de menos regas.

Como utilizar a vermiculita?

Existem diferentes formas de utilizar o vermiculita na sua plantação, isso depende diretamente do local onde as plantas estão localizadas. É importante saber, porém, que esse componente não tem nutrientes, por isso, sempre ele deve ser mesclado com terra e adubo. 

Em casos de vasos de plantas, por exemplo, será necessário usar o composto somado a três partes iguais de terra e ainda o adubo. Já no caso de germinação de sementes, o produto deve ser misturado à terra. No entanto, caso utilizado sozinho é fundamental dissolve-lo em até quatro litros de água e usá-lo até o surgimento das primeiras folhas.

É sempre importante lembrar que a vermiculita retém água. Por isso, é recomendada a redução nas regas após a aplicação dos produtos.

Por que usar vermiculita para jardinagem?

Vermiculite is a versatile hydrous phyllosilicate mineral used globally for industial and agrcultural applications

A vermiculita tem uma função fundamental para o desenvolvimento das plantas: colaborar com a sua hidratação e maior absorção de nutrientes. Esse composto mineral pode ser muito útil para quando as plantas apresentam alguma deficiência de desenvolvimento ou doenças. Além disso, eles colaboram com:

  • Melhor absorção de componentes como magnésio, potássio e cálcio;
  • Melhoria da drenagem do solo;
  • Promove um solo mais “solto”, o que permite que as raízes cresçam sem esforços;
  • Embora retenha o líquido, impossibilita que o solo fique encharcado.

E você, utiliza vermiculita nas suas plantas?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário