Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Bonsai: cuidados e como cultivar em casa ou apartamento

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
bonsai

Se você está procurando uma boa forma de levar a natureza para dentro de casa, o Bonsai é uma ótima opção. Essas árvores pequenas são diferentes, têm um visual chamativo e são mais fáceis de cuidar do que você imagina.

Quer saber tudo sobre elas? Neste artigo, você vai aprender tudo o que precisa sobre essa planta e como cuidar de um bonsai. Com atenção e cuidado, você pode cultivar e manter sua planta, que irá deixar a decoração da sua casa mais bonita por bastante tempo!

Afinal, o que é um bonsai?

Primeiramente, é importante ter em mente que o Bonsai – que significa “árvore na bandeja” ou “árvore no vaso” – é uma arte milenar e não uma planta específica. Estamos falando de uma técnica de cultivo, que consiste em cultivar árvores em pequenos espaços, como vasos ou pedras ornamentais, inspirada em configurações e formas encontradas na natureza.

O Bonsai surgiu na China, por volta do século ll d.C, na dinastia Tang. Aproximadamente, dois séculos depois, através de monges budistas (Zen-budismo japonês), a técnica chegou ao Japão, onde houve o desenvolvimento e aprimoração do estilo, que depois foi difundido por todo o mundo.

bonsai em vaso

Por volta de 1950, a técnica de estilização de Bonsai chegou no Ocidente e começou a ganhar destaque, principalmente por entusiastas que compartilhavam os ensinamentos aprendidos no Japão.

No Brasil, no início do século XX, a introdução ao Bonsai aconteceu junto com a imigração japonesa. Vale destacar que a técnica também pode ser descrita como uma forma de cultivar e criar miniatura das plantas, sem que as características originais de cada espécie sejam perdidas.

Por isso, é possível cultivar diferentes flores e frutos em forma de Bonsai. Por exemplo, um Bonsai de jabuticaba também produz a fruta, já que é uma réplica perfeita da árvore “grande”, portanto, mantém suas características naturais. Interessante, não é mesmo?

Estilo e formas de Bonsai

O estilo da Arte bonsai é projetar uma composição artística, usando como modelo as árvores quando em seu ambiente natural. A seguir, confira algumas formas de bonsai:

Moyôgi

As características desse formato são de troncos em formato espiral, apresentando uma copa mais densa. Nesse estilo, a maior parte da árvore está na vertical. 

Han-kengai

Seu estilo é no formato cascata parcial, muito parecido com a árvore Kengai. Os galhos estão pendentes, com uma intensidade de queda abaixo do tamanho do vaso. 

Hôkidachi

Com uma copa bem formada, o crescimento dessa árvore vertical é bastante semelhante à aparência de uma vassoura. 

Como cuidar de um Bonsai

Por tratar-se de uma mini árvore, é muito importante que o Bonsai tenha troncos fortes, galhos bem distribuídos e um equilíbrio entre planta e vasos. Então, para alcançar esse resultado e a planta viver durante muitos anos, trouxemos diversas dicas para você cuidar muito bem de plantas Bonsai.

Bonsai precisa de hidratação e sol todos os dias

Dentre os principais cuidados com Bonsai, hidratação e luminosidade têm um papel  importante para a saúde da planta, ou seja, muita água e sol são essenciais. Com essas ações, combinadas com ar e temperatura na medida certa, evitando sempre os extremos, a sua planta vai se desenvolver bem saudável.

como cuidar de bonsai
A técnica Bonsai é uma arte milenar que pode ser cultivada em vasos e pedras ornamentais.

Porém, para definir a quantidade e o cronograma de sol e água para a planta, é preciso saber qual o tipo de árvore que está cultivando, se é uma tropical, subtropical etc. Desse modo, você conseguirá estabelecer cuidados específicos para a espécie.

Em relação à rega, fique atento à umidade do solo. O mais indicado é manter uma bandeja de água próxima a planta e realizar regas com borrifadores sempre que o solo estiver seco.

Cuidado ao deixar as plantas em áreas externas

Se for cultivar Bonsai em área externa, é preciso ter muito cuidado com ventos fortes. A  maioria das espécies não podem sofrer esse tipo de impacto e precisam ser protegidas para não acabar com a estrutura de modelagem da planta. 

Plantio

Bonsais são sensíveis, necessitando de uma manutenção e cuidados muito precisos. Para melhor conservação da árvore, ela precisa ser replantada em períodos que variam de acordo com o desenvolvimento de suas raízes.

Essa ação é uma medida preventiva importante para minimizar o ataque de patógenos, como pragas e doenças. Para melhor conservação do Bonsai, é preciso fazer uma limpeza do tronco, usando uma escova, que é usada para retirar ervas daninhas e folhas caídas. Essa é uma ótima maneira de evitar o desenvolvimento de fungos e bactérias, preservando a vida da planta. 

Mantenha a poda do Bonsai em dia

As podas sempre deixam os tutores de plantas em dúvida, imagina quando esse assunto é tão específico e milenar, como é o Bonsai.

Mas, em resumo, as árvores têm uma tendência natural a crescer para as bordas superiores e exteriores, esse fenômeno é chamado de ‘dominância apical’. Sendo assim,  este mecanismo estimula as árvores a crescerem para o alto.

Então, além de moldar o formato da planta, manter a poda do Bonsai em dia é importante para ajudar a manter o modelo de árvore em miniatura. Ou seja, os galhos não crescerão fora de proporção.

A arte da árvore no vaso precisa ser podada com um alicate de corte côncavo, uma tesoura de poda ou até mesmo com uma comum, que seja bem afiada.

Como regar um bonsai?

Estas informações básicas destacam a importância dos cuidados com a arte Bonsai. Então, se você estiver pensando em ter um em casa, saiba que produtos próprios de jardinagem e muita informação são fatores importantes. Essas duas coisas você encontra aqui na Cobasi. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Nice Sousmickt disse:

    Eu adoro o bonsai mas todos que compro morre.

    • Cobasi disse:

      Oi, Nice. Como vai? Com as dicas do post, suas plantas crescerão fortes e saudáveis! Ainda tem dúvidas? Dê uma passadinha em uma de nossas lojas e converse com os nossos especialistas em jardinagem. =)

  2. Osmar disse:

    Gosto muito da arte do bonsai e gostaria de saber se nas lojas, em São Paulo, a COBASI tem especialistas em bonsai para orientação de clientes, quero orientação para o cultivo

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Osmar! Tudo bem?
      Sim, na Cobasi você encontra produtos próprios de jardinagem e muita informação e aprendizado com os nossos colaboradores especialistas.

Deixe o seu comentário