Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça as melhores plantas para varanda

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
plantas para varanda

Que tal levar um pouco de natureza para a sua varanda? Esse é um dos espaços mais versáteis da casa, pode funcionar como home office, para ler um livro e até é um convite perfeito para receber amigos. Então, para criar um ambiente mais atrativo e aconchegante, uma das soluções mais procuradas é a decoração com plantas para varanda.

Seja para espaços abertos ou fechados, com alta ou baixa luminosidade, o que não faltam são plantas que atendem às características da sua varanda. Para te ajudar na decoração, separamos algumas dicas. Confira!

10 plantas para varanda: ambientes mais aconchegantes e cheio de vida 

Decorar varandas com plantas promove uma gostosa sensação de aconchego e bem-estar. Para saber qual decoração fazer, primeiro de tudo, conheça o ambiente: bate muito ou pouco sol? Sua varanda é aberta ou fechada? É um lugar com bastante vento? 

Após obter essas respostas, confira algumas espécies indicadas para se ter em casa, depois basta escolher as que mais combinam com o que você quer.  

Plantas para varanda com sol

Seja para casa ou apartamento, conheça mais sobre espécies de baixa manutenção para locais de sol:

1. Cactos (Cactaceae)

cactos em varanda
Com uma beleza única, os cactos são plantas que exigem poucos cuidados.

Para varandas com muito sol, os cactos são uma ótima escolha. Eles são muito fáceis de cuidar e recebem luz de bom grado, pois são plantas comuns das regiões desérticas. Além disso, existem cactos de diversos tamanhos e  você pode colocar os maiores no chão e os menores em prateleiras. 

2. Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

espada-de-são-jorge para banheiro
A espada de são jorge é uma planta muito versátil.

Extremamente resistente, a espada-de-são-jorge pode ser cultivada em ambientes com sombra, meia-sombra ou sol, sendo uma opção para diversos tipos de varanda. É uma planta que requer pouca rega e pode ser cultivada em vasos ou em canteiros. Só atenção com característica invasora.

3. Gramíneas (Poaceae)

plantas para varanda com sol
Quer criar um ambiente rústico na sua varanda? As gramíneas são ótimas opções.

As gramíneas são mudas de baixa manutenção que amam o sol. Ou seja, pode ser plantada a pleno sol ou meia-sombra. Essas plantas oferecem um contraste de textura com um visual rústico estiloso. Como constituem uma família muito extensa de ervas anuais, o que não faltam são opções. Por exemplo, Miscanthus sinensis, conhecida como Capim-Elefante, tem folhas elegantes e arqueadas

4. Clúsia (Clusia fluminensi)

Clúsia (Clusia fluminensi)
Clúsia (Clusia fluminensi)

Conhecida também como abaneiro, abano e mangue da praia, a Clúsia é uma planta de sol brasileira perfeita para decorar a sua varanda. A espécie precisa de um ambiente com boa iluminação e rega frequente para apresentar algumas flores brancas que vão deixar o seu espaço ainda mais bonito. 

5. Suculentas 

mini jardim suculentas
Suculentas em varanda: uma forma de criar pequenas paisagens encantadoras para decorar sua casa

Não tinha como passar pela categoria de plantas de sol sem falar do grupo das suculentas.  Assim como os cactos, são de regiões desérticas, ou seja, são resistentes ao sol forte.

Espécies como a planta Jade, Colar de Rubi, Arbusto Elefante e as suculentas, no geral, são boas alternativas para quem é iniciante em jardinagem, pois são fáceis de cuidar e vão deixar o seu jardim muito mais charmoso. 

Plantas para varanda sem sol

Caso a sua varanda seja fechada, ou que não apresente pontos de luminosidade, existem algumas espécies de plantas que você vai adorar conhecer:

6. Samambaia (Tracheophyta)

vaso com mino samambaia
As samambaias são ótimas opções para decorar decorar varanda sem sol direto.

Samambaia é uma planta que prefere luz indireta e locais sombreados, ideal para varandas e sacadas que não recebem a luz solar. Muito famosa na decoração de ambientes, a planta é extremamente fácil de cuidar, mas é importante lembrar que ela precisa ser podada regularmente e que seu solo esteja sempre úmido.

7. Pacová (Philodendron martianum)

planta de sombra pacová
A Pacová combina com jardins internos e externos

Pertencente à família Araceae, o pacová é uma espécie indicada para quem mora em casa e tem bastante espaço, pois é uma planta que pode crescer muito. Apesar de se adaptar melhor em clima quente e úmido, o recomendado é posicioná-la em ambientes com luz indireta ou à meia sombra, com incidência de sol ameno.

8. Zamioculca (Zamioculcas Zamiifolia)

planta de sombra zamioculca
A Zamioculca é uma suculenta originária da Tanzânia, na África.

Zamioculca é uma das espécies mais bonitas de plantas de sombra para varanda. Diferente do pacová, pode ser colocada em sacadas com espaços menores, já que seu tamanho é mediano. Muito bonita, no Feng Shui a espécie é conhecida como a planta da fortuna, sendo usada para atrair prosperidade.

9. Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)

lírio da paz no inverno
De fácil cultivo, o Lírio da Paz é uma planta conhecida por purificar ambientes.

Para quem está buscando uma planta elegante para decoração de interiores, o lírio da paz tem folhas verdes brilhantes e a sua típica estrutura branca. Conhecida por purificar ambientes, a espécie é de fácil cultivo, sendo considerada de meia-sombra e locais bem ventilados.

10. Clorofito (Chlorophytum comosum)

Como cuidar de clorofito
Com folhas longas e finas, a planta clorofito tem uma coloração completamente verde-escura ou variegadas.

Também conhecido como gravatinha, planta-aranha e paulistinha, o clorofito é uma herbácea de pequeno porte, que pode chegar a 30cm de comprimento com as suas folhas longas, finas e recurvadas. As espécies do grupo tem duas versões:  a Variegatum – que preferem sol – e a Vittatum (a nossa indicada) que é mais de sombra.

Agora você já tem algumas sugestões de plantas para sacada. Selecionamos apenas uma pequena porcentagem da ampla diversidade de opções que você pode usar na decoração da sua varanda. Basta analisar o seu espaço e combinar com a espécie adequada.

Não pense que é só isso, ainda temos mais um combo de dicas para você. Agora, que tal ver algumas formas de montar um jardim na varanda de casa?

Fotos de varandas com plantas: inspire-se

Confira, ideias de decoração para varanda que vão te apaixonar! 

plantas para sacada
plantas na varanda
plantas para sacada com sol
plantas para varanda de apartamento
plantas de varanda
plantas para sacada ensolarada
plantas para sacada pequena
plantas para jardineira de sacada
varanda com plantas
plantas para sacada
Décor com tons suaves, claros e vasos, sua varanda vai ficar muito mais sofisticada.
plantas na varanda
Combinação de luzes e plantas.
plantas para sacada com sol
Com uma coleção de plantas, a varanda é decorada pela cor verde que lhe dá um destaque especial.
plantas para varanda de apartamento
Para que mora em apartamento e não tem quintal, é uma ótima ideia investir no conforto da varanda.
plantas de varanda
Que tal criar um hortã na sua varanda?
plantas para sacada ensolarada
Plantas para varanda: ideal para criar um espaço para relaxamento.
plantas para sacada pequena
Elementos naturais na decoração da varanda vão te apaixonar
plantas para jardineira de sacada
Plantas na varanda são formas de harmonizar e dar uma beleza especial com toque de natureza.
varanda com plantas
As plantas para varanda promovem mais vida e o aconchego da natureza para dentro do seu lar.

Já escolheu a sua planta preferida? Após selecionar aquela que mais combina com você e o seu espaço, lembre-se de conhecer mais sobre a espécie e as suas necessidades. Nesse processo, você vai saber sobre os cuidados e, consequentemente, você vai precisar de ferramentas para jardinagem.

Produtos específicos para jardim são soluções essenciais para ajudar você a manter suas plantas bonitas e saudáveis por um longo tempo. Na Cobasi, você encontra tudo o que é necessário para cuidar do seu espaço verde. Visite nosso setor de jardinagem!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Flora disse:

    adorei as dicas

Deixe o seu comentário