Conheça as melhores plantas para varanda

Compartilhar:


plantas para varanda

É na varanda onde geralmente são deixadas várias plantas para decoração, seja em uma casa ou apartamento, elas estão sempre por lá. Isso se dá pelo fato do ar puro ainda ser muito valorizado, apesar das cidades serem tão poluídas, além de, claro, darem um ar mais aconchegante para o lar e deixá-lo mais bonito. 

Mas muitas pessoas ainda têm dificuldade em encontrar a espécie certa para deixar na varanda ou sacada, principalmente porque não conhecem bem em que situações tal planta sobrevive. E até mesmo por não terem tanto espaço livre, o que acontece geralmente com quem mora em apartamento.  

Quais os tipos de plantas para varanda posso ter?

Para saber qual decoração fazer em sua varanda, você primeiro precisa entender quais são as espécies ideais para se ter em casa, para depois escolher as que mais combinam com o que você quer. Primeiro de tudo, conheça o ambiente: bate muito ou pouco sol? Venta muito ou pouco? Sua varanda é aberta ou fechada?

Para varandas com muito sol, os cactos são uma ótima escolha. Eles são muito fáceis de cuidar e recebem luz de bom grado. Além disso, existem cactos de diversos tamanhos, você pode colocar os maiores no chão e os menores em prateleiras. 

Cuidados importantes com as plantas para varanda

Ainda falando sobre plantas para varandas que crescem em ambientes bem luminosos, a crássula também é uma boa opção. De fácil cuidado, ela não precisa ser regada diariamente, e fica bem em locais que recebem luz do sol ou não. 

Já para varandas e sacadas que não recebem a luz solar, temos a samambaia, o pacová e a zamioculca. A primeira é a mais famosa entre elas, sendo extremamente fácil de cuidar, mas é importante lembrar que ela precisa ser podada regularmente e que seu solo esteja sempre úmido.

O pacová é ideal para quem mora em casa e tem bastante espaço, pois caso seja bem cuidado, pode crescer muito. Mas é uma das espécies mais bonitas de plantas para varanda. Diferente do pacová, a zamioculca pode ser colocada tanto em sacadas quanto em espaços maiores, já que seu tamanho é mediano. Também é muito bonita e precisa ser regada apenas uma vez por semana. 

plantas para varanda

Como cuidar das plantas?

Agora que você conheceu algumas das espécies, viu que elas não exigem o mesmo cuidado. Logo, ao escolher a sua preferida, precisa estar sempre atento a como e quando regá-la, à posição em que ela está, se pode ou não receber a luz do sol, como fazer a poda, etc. E é para isso que existem as ferramentas de jardinagem.

Pás, tesoura, ancinho e até mesmo uma mesa para jardinagem são produtos que vão ajudar a manter suas plantas bem e saudáveis por um longo tempo, por isso, é de extrema importância que se tenha em casa, independentemente de onde você more: casa ou apartamento. E, claro, seguir as instruções para usá-los de maneira correta, sem que prejudique a planta e também o ambiente.

Se você gostou desse texto, não deixe de visitar nosso blog para mais conteúdos como esse!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Flora disse:

    adorei as dicas

Deixe o seu comentário