Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda como plantar aspargos sem complicações

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar aspargos

Que tal ter uma especiaria muito comum nas cozinhas inglesa e alemã dentro da sua casa? É claro que estamos falando do aspargo, um vegetal que vai dar um toque a mais nas suas receitas. No entanto, se não sabe por onde começar ou como plantar aspargos em casa, essa matéria é pra você.

Então continue a leitura deste artigo e venha tirar as suas dúvidas sobre como cultivar aspargos e quais os cuidados para se ter com ele.

Benefícios do aspargo

O aspargo é um vegetal de origem europeia, mas muito cultivado em países como Chile e México. Por ser suculento, ele se torna um elemento forte na culinária. Seu consumo pode ser feito como ingrediente em receitas, servido frio, cozido ou até mesmo conservado.

No entanto, a presença do aspargo na cozinha não é a única coisa que faz desse vegetal especial. O consumo do aspargo também traz benefícios para a saúde

Rico em proteínas e vitaminas A e B, o aspargo ainda é uma ótima fonte de cálcio, ferro e fósforo. A presença de glutationa no vegetal também faz dele um ótimo aliado na reação antioxidante. Além disso, o aspargo ajuda a combater complicações nos rins e a desinchar o corpo, pelo seu poder diurético.

Viu como o aspargo pode te ajudar a preparar aquele prato mas saboroso e ainda traz benefícios para sua saúde? Então vamos aprender como plantar aspargos em sua horta.

Como plantar e cultivar aspargos

como plantar aspargos

Antes de tudo, é importante que você saiba que o aspargo é uma planta que precisa de certos cuidados. Solo, clima e adubação são algumas exigências para que o aspargo se desenvolva bem. Por isso, caso opte por ter esse vegetal em sua plantação, tenha o pensamento de que ele irá te exigir uma certa atenção.

O cultivo do aspargo pode ser feito de três maneiras. A primeira é pelas sementes do vegetal. Outra forma é por pedaços de plântulas da planta. Por último, o aspargo pode ser cultivado pela plantação das coroas que surgem.

No caso do cultivo de aspargo pelas plântulas, elas devem ter de 10 a 12 semanas. Já pela plantação das coroas do vegetal, é necessário que elas tenham sido cultivadas por mais de um ano.

Preparando o solo

Ofereça para sua plantação de aspargo um solo fértil, com adição de adubo e nutrientes. O solo também deve ser profundo e com boa umidade. A terra precisa ser bem permeável, possibilitando a boa passagem de água. Assim, a base do aspargo conseguirá se desenvolver bem.

No caso de plantação de aspargo realizada em vasos, é importante que o recipiente seja fundo. Além disso, os vasos precisam garantir boa umidade do solo. No entanto, os cuidados com a terra devem ser os mesmos.

Outro cuidado com o solo é a sua acidez. O aspargo se desenvolve melhor em solos com um pH de 6 a 6.8. 

Por fim, não se esqueça de repor os nutrientes do solo após a colheita do aspargo. 

Rega do aspargo

Aspargos não são tolerantes a muita água. Por isso, não deixe sua plantação exposta em lugares com muito índice de chuva. Prefira locais com clima temperado e suave.

Regue sua plantação de aspargos duas vezes ao dia. O ideal é manter o solo úmido, mas não encharcado, para que a planta se desenvolva bem. Uma boa dica é possuir um regador para te ajudar no controle de água.

No entanto, na época de inverno, diminua a quantidade de rega para uma vez ao dia para não afetar sua plantação de aspargos.

Como cuidar de aspargo alfinete

Para quem prefere cultivar o aspargo alfinete, uma variedade do aspargo, são necessários alguns cuidados.

Caso você faça sua plantação de aspargo alfinete em solo, prefira um local bem iluminado e com meia-sombra. No caso de cultivo em vasos, também escolha manter os recipientes em um lugar com boa incidência de luz.

A rega tem de ser feita de forma que o solo fique sempre úmido, mas não encharcado. A reposição de nutrientes na terra também deve ser feita. Uma boa opção é o uso de adubos para fortalecer sua plantação de aspargo alfinete.

Por fim, faça a poda do seu aspargo alfinete. Para isso, utiliza uma tesoura para poda, eliminando as hastes amareladas e secas. Dessa forma, sua planta ficará limpa e se desenvolverá bem. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Wusdilene Pereira de Aquino disse:

    Onde consigo as mudas de aspargo?
    Ou sementes? Qual delas é mais viável?

  2. Nara de Oliveira disse:

    Tenho que conhecer a loja de vcs, urgente 😃

Deixe o seu comentário