Saiba como plantar alho poró

Compartilhar:


Você sabe como plantar alho poró? O alho poró é uma hortaliça bulbosa, prima da cebola e do alho, e requer alguns cuidados para crescer forte e saudável.

Mas antes de saber como plantar alho poró, é importante saber de onde ele veio. Dessa maneira podemos entender melhor as condições de clima, rega, solo e luz que a planta exige.

De onde veio o alho poró?

O alho poró é uma planta originária da região leste do mar mediterrâneo, sendo cultivada pelos povos daquela região há milhares de anos. Ou seja, é uma hortaliça aclimatada à zonas temperadas. Isso significa que o alho poró se dá melhor com climas mais amenos, com temperaturas variando entre 13ºC e 24ºC.

Embora já fosse amplamente utilizado na culinária dos países mediterrâneos, foi somente quando chegou na França que o alho poró se tornou a estrela que é hoje. E de lá ele se espalhou pelo mundo. A gastronomia francesa introduziu de vez o alho poró na lista de requisitos básicos no preparo de seus pratos.

Não por acaso o alho poró também é conhecido como alho francês. Com todo mundo se aventurando a ser chef por um dia, a busca por essa hortaliça saborosa e versátil disparou em todos os lugares, inclusive no Brasil.

Afinal, como plantar alho poró?

A questão, porém, é como plantar alho poró em um clima tropical, quente e úmido? Quem vive nas regiões mais próximas da linha do equador pode ter problemas no cultivo. É por isso que o alho poró é mais cultivado nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Contudo, apesar das restrições do clima, o alho poró é uma planta bastante resistente e de fácil cultivo. Para quem mora em regiões mais quentes o plantio pode ser feito no começo do outono, quando as temperaturas começam a baixar. O solo sempre úmido é uma dica importante para regiões mais quentes.

O solo ideal para o plantio do alho poró é rico em matérica orgânica e com uma boa drenagem. Utilize substratos espécíficos para o cultivo de hortaliças ou faça uma mistura de composto, terra e condicionador para garantir um solo leve.

Depois de preparar o solo, prepare as mudas. Em uma sementeira ou potinhos pequenos e com furos, semeie 3 sementes de alho poró. Por volta de 10 dias você já saberá qual a muda mais forte. Descarte as outras duas para que não haja competição por nutrientes e espaço.

Quando as mudas atingirem cerca de 10 cm, transplante o alho poró para a horta ou vaso. No vaso ou no canteiro, lembre-se de que a planta vai precisar de, no mínimo, 20 cm de profundidade para se desenvolver corretamente.

Dicas importantes

Como plantar alho poró demanda uma rega constante e bem dosada, a irrigação por gotejamento é uma boa estratégia. Utilize uma mangueira com pequenos furos, garantindo que a terra fique sempre molhada, mas nunca encharcada.

O alho poró precisa de no mínimo 4 meses para se desenvolver. Uma dica importante é cobrir o talo com terra conforme ele for crescendo. Dessa maneira a planta desenvolve mais a parte branca, que é considerada a parte mais nobre do aho poró.

Gostou de saber como plantar alho poró? Veja mais dicas de jardinagem que separamos nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário