Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como plantar alho-poró: passo a passo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como plantar alho-poró

Quer saber como plantar alho-poró? Do sabor aos benefícios para a saúde, o primo da cebola e do alho tradicional, conquistou espaço na culinária brasileira, e cada vez mais, está sendo cultivado em casa. 

Essa é uma hortaliça bulbosa que requer alguns cuidados para crescer forte e saudável. Para te ajudar, a seguir, saiba tudo sobre como plantar alho-poró em casa. Confira!

O que é alho-poró e para que serve?

O alho-poró (Allium porrum) é uma planta originária da região leste do mar mediterrâneo, sendo cultivada pelos povos daquela região há milhares de anos.

Trata-se de uma hortaliça aclimatada às zonas temperadas. Isso significa que o alho-poró se dá melhor com climas mais amenos, com temperaturas variando entre 13ºC e 24ºC.

Embora já fosse amplamente utilizado na culinária dos países mediterrâneos, foi somente quando chegou na França que o alho-poró se tornou a estrela que é hoje.

E de lá ele se espalhou pelo mundo. A gastronomia francesa introduziu de vez o alho-poró na lista de requisitos básicos no preparo de seus pratos. Não por acaso a hortaliça também é conhecida como alho francês.

Como a gastronomia se consolidou como uma arte contemporânea, a busca por essa hortaliça saborosa e versátil disparou em todos os lugares, inclusive no Brasil. 

Dentre as principais receitas com alho-poró, estão molhos, saladas, carnes, risotos, sopas, entre outros pratos diversos.

Saiba como plantar alho-poró em casa

alho poro como plantar
O alho-poró é uma planta bastante resistente e de fácil cultivo.

Para ter uma produção saudável de alho-poró, selecionamos as principais dicas, como: quais as preferências da planta, solo, luz, regas e muito mais. Confira!

Clima

O alho-poró é uma planta que apresenta uma melhor adaptação ao clima ameno, com temperaturas em torno de 13°C e 24°C.

Apesar das restrições ao clima mais quente, o alho-poró é uma planta bastante resistente e de fácil cultivo. Ele pode ser cultivado neste cenário, basta que o solo seja mantido bem úmido.

Solo

O solo ideal para o plantio do alho-poró é rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Utilize substratos específicos para o cultivo de hortaliças ou faça uma mistura de composto, terra e condicionador para garantir um solo leve.

Muda

Depois de preparar o solo, prepare as mudas. Em uma sementeira ou potinhos pequenos e com furos, semeie 3 sementes de alho-poró. Por volta de 10 dias você já saberá qual a muda mais forte. Descarte as outras duas para que não haja competição por nutrientes e espaço.

Vaso

Quando as mudas atingirem cerca de 10cm, é hora de transplantar o alho-poró para a horta ou vaso. Lembre-se de que a planta vai precisar de, no mínimo, 20cm de profundidade para se desenvolver corretamente.

Como regar o alho-poró?

O alho-poró demanda uma rega constante e bem dosada, a irrigação por gotejamento é uma boa estratégia. Utilize uma mangueira com pequenos furos, garantindo que a terra fique sempre molhada, mas nunca encharcada.

Como plantar alho-poró: dúvidas frequentes

como cultivar alho poro
O alho-poró acrescentar mais sabor a diversas receitas, como sopas, cremes e saladas.

Saiba mais sobre como plantar alho-poró, com as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Qual é a melhor época para plantar alho-poró?

De modo geral, para o plantio de alho-poró em regiões quentes, o mais indicado é nos meses de fevereiro a junho. Já em ambientes frios, pode ser cultivado em todas as épocas do ano. 

Quanto tempo leva para nascer o alho-poró?

O alho-poró precisa de, no mínimo, 4 meses para se desenvolver. Uma dica importante é cobrir o talo com terra, conforme ele for crescendo. Dessa maneira, a planta desenvolve mais a parte branca, que é considerada a parte mais nobre do alho-poró.

Gostou de saber como plantar alho-poró? Acompanhe tudo sobre jardinagem no Blog da Cobasi. Aqui, você encontra conteúdos com dicas, curiosidades e muitas informações para todos os momentos do seu dia.

Além disso, na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para montar um jardim e horta na sua casa. Confira!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário