Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Horta em vasos: o que plantar, como fazer e muito mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
horta em vasos

Quer cultivar temperos frescos e verduras em casa? Uma ótima solução é montar uma horta em vasos. Ideal para quem não tem muito espaço, o cultivo dos alimentos em casa pode parecer, inicialmente, uma tarefa complicada de ser feita, mas é extremamente simples e acessível. 

Faça você mesmo: escolha um lugar adequado em sua residência para começarmos o plantio da sua horta em vasos. Afinal, nada melhor do que ter todos os temperos sempre frescos à mão que, além dos benefícios na alimentação, trazem uma belíssima decoração para o seu lar. Confira!

Como fazer horta em vasos: passo a passo

Para cultivar qualquer planta é fundamental conhecer quais são as necessidades de cada espécie. Com as hortaliças não é diferente, por isso separamos tudo o que você precisa saber na hora de montar a sua horta em casa. 

A maior dificuldade é, sem dúvidas, fazer com que suas plantinhas se mantenham vivas. Então, um lugar com boa iluminação é fundamental, já que precisamos garantir que haja a fotossíntese. Além disso, alguns outros fatores contam quando o assunto é como fazer uma horta em vasos. Confira algumas dicas perfeitas para você:

Dimensão

Com a vida corrida que temos, muitas vezes a falta de tempo nos faz ter menos disponibilidade para regar as plantas. Isso é fácil de resolver! Vasos de tamanho maior comportam uma quantidade superior de terra e, portanto, quando regado, secam com uma velocidade menor, assim diminuindo a frequência de rega por dia.

Cada planta em seu lugar

vaso para horta
Ter uma horta em vasos é a melhor solução para quem não tem muito espaço.

Cada planta necessita de determinados cuidados, por isso é necessário que cada uma tenha seu próprio vaso, adequando-se às suas peculiaridades. Por exemplo, tem algumas espécies que preferem vaso para horta vertical, outras que se adaptam melhor a canteiros e por aí vai. 

Excesso de água jamais!

Para que não haja acúmulo de água na sua plantação, o vaso PRECISA ter furos embaixo. Essa característica ajuda na drenagem e mantém o equilíbrio. Uma boa dica é apostar em uma horta auto irrigável, com vaso que tem sistema de irrigação por capilaridade, ou seja, fornece água conforme a necessidade da planta.

Vasos para a horta: tamanho é documento?

Nesse caso, sim! A forma do vaso para a horta tem que ser adequada ao tipo de planta e suas raízes. Sua altura, profundidade e largura contam na escolha final, podendo optar por alguns mais rasos ou mais altos.

Quer saber como montar uma horta em casa? Assista ao vídeo da TV Cobasi e confira as dicas do Biólogo Tiago Calil:

O que plantar na horta em vasos?

Isso vai da escolha de quem cultiva. Se você está procurando o que plantar na horta em vasos para compor sua alimentação, opte pelas ervas conhecidas por dar sabor e aroma a refeição, como:

  • manjericão;
  • hortelã;
  • salsinha;
  • orégano;
  • pimenta;
  • alecrim. 

Ou, se for de sua preferência, a plantação de frutas, os mais adequados são os morangos, que além de lindos, nota-se o sabor peculiar quando plantados na horta em vasos. 

Quais as verduras mais fáceis de cultivar?

Como o que não falta são boas opções para montar uma horta em vaso, separamos cinco hortaliças fáceis de cultivar na sua cozinha ou na sua varanda.

1. Abobrinha

Para cultivar a abobrinha em vaso, você vai precisar de um vaso grande e resistente, pois é uma planta que cresce consideravelmente. Muito utilizada na culinária brasileira, a hortaliça é consumida refogada, assada, frita ou empanada.

2. Jiló

Com média de diâmetro entre 8 e 10cm e peso de 400 a 500g, muitas pessoas duvidam que dá para cultivar jiló em vasos. Mas, saiba que é possível. Essa hortaliça apresenta propriedades muito nutritivas, sendo rico em água, fibras e vitamina A. O seu gosto marcante e amargo, é bastante recomendado para ser consumido frito, cozido ou como ingrediente em outros pratos, como tortas e sopas.

3. Chuchu

Como plantar chuchu em casa com sucesso
O chuchu é uma hortaliça que pode ser cultivada em casa, em um vaso.

Com plantio simples e que não exige muitos cuidados, o chuchu também é uma ótima opção para montar horta em vasos. O alimento é uma hortaliça-fruto bastante nutritiva, rico em fibras, vitaminas A, B1 e C, potássio, magnésio, fósforo e ferro. As dicas de consumo são: de forma natural, em saladas e refogado. 

4. Couve

Uma das hortaliças mais conhecidas no Brasil é a couve. A planta pode ser cultivada em vasos ou jardineiras, por sementes ou por rebentos retirados de plantas adultas. O alimento é mais comum em saladas, mas também pode ser consumida como refogados, recheios de tortas e sopas. 

5. Repolho

Na lista de hortaliças com sabor especial e rica em nutrientes, o repolho é outro alimento com alto consumo em nosso país, sendo um acompanhante para pratos, como a feijoada, por exemplo, O seu cultivo é simples e pode ser feito em áreas pequenas, como num canteiro em um quintal e vasos. 

Vantagens de se ter uma horta em vasos

Muitas pessoas encontram seu amigo em um bichinho, como cachorros e gatos. Mas, para outras, a companhia das plantas é mais agradável e relaxante. Além de te conectar com a natureza, deixa o ambiente mais leve e estimula uma vida mais saudável.

Se apaixonar pelos seus filhotes verdes é muito comum e algumas vezes eles recebem até nomes! E você, está pronto para montar uma horta em vaso e ter uma família de plantas?

Como a jardinagem é um hobby para toda a família, se você tiver crianças em casa vai adorar que elas participem da atividade super interativa. Para isso temos algumas dicas especiais que você precisa conhecer. Dê o play e saiba mais:

Aqui, na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para montar e cultivar plantas em casa. Aproveite nossas promoções em produtos para jardim, como: vasos, plantas, equipamentos, entre outras soluções. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário