Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar abobrinha no solo e em vaso

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A abobrinha é um legume rico em fibras e em vitamina A, C e E. Sendo um ótimo alimento em dietas de emagrecimento já que ela também possui baixas calorias. Para quem busca uma alimentação mais saudável e adora colocar a mão na terra, ensinaremos como plantar abobrinha em casa!

Dessa forma, suas refeições e seu jardim serão mais verdes.

Tipos de abobrinha

Antes de aprender a cultivar, é importante saber que existem dois tipos de abobrinha mais comuns no Brasil: a abobrinha italiana e a abobrinha brasileira. A diferença entre elas está principalmente no formato do legume. A abobrinha italiana é mais alongada. Já a abobrinha brasileira tem a base circular e um pescoço longo.

Escolha a sua abobrinha preferida e vamos lá!

Como plantar abobrinha italiana e abobrinha brasileira

Para plantar as sementes da abobrinha, primeiro, você precisa preparar o solo. A terra bem drenada rica em matéria orgânica ajuda as sementes a germinarem. Você pode escolher um solo com húmus de minhoca ou adicionar adubo na hora do cultivo. Também é importante que o pH do solo esteja entre 6,5 e 7. Para corrigir a acidez, uma boa dica é utilizar calcário.

Com o auxílio de uma pá, faça covas no solo, com profundidade de 20 cm. Não se esqueça de retirar qualquer entulho ou pedras que estiverem presentes no solo. Adube as covas e após 20 dias, insira as sementes nos buracos feitos. Se recomenda colocar de 2 a 3 sementes por cova.

Cubra os espaços com semente com a terra e regue o solo diariamente, de forma que ele fique sempre úmido. No entanto, se atente a não encharcar o solo. A abobrinha costuma se desenvolver melhor nas estações mais quentes. Climas com baixas temperaturas podem atrapalhar o bom crescimento do legume.

No caso da abobrinha italiana, ela poderá ser colhida após 40 dias. Já a abobrinha brasileira leva 75 dias para seu crescimento total.

Como plantar abobrinha em vaso

Para quem não possui muito espaço disponível em casa, uma solução é cultivar a abobrinha em vaso. Primeiro escolha um vaso grande e resistente. Para suportar o solo e a planta, se recomenda um recipiente com pelo menos 25 litros.

Insira a terra adubada no vaso e faça pequenas covas. Em cada um desses espaços, coloque de 3 a 4 sementes e cubra elas com terra.

Não se esqueça de regar todos os dias os vasos com as sementes e mantenha o solo úmido. Porém, não encharque o solo. Água em excesso pode prejudicar o crescimento da sua abobrinha.

Também é importante que o vaso fique em um local com luz solar na maior parte do dia.

Cuidados para se ter com o cultivo de abobrinha

Como plantar abobrinha

Mesmo que a abobrinha necessite de pouca manutenção, alguns cuidados são essenciais. Um deles é a reposição de adubo no solo a cada mês para fornecer mais nutrientes à terra.

Ervas daninhas também podem aparecer no local de cultivo da abobrinha. Por isso, com o auxílio de uma pá, remova essas plantinhas indesejadas. Além disso, não se esqueça de cultivar a abobrinha em um clima favorável a ela. Esse legume se desenvolve melhor em climas quentes. Temperaturas entre 18 e 27º C são ideais para o crescimento da planta.

Por fim, para que sua plantação ofereça abobrinhas para consumo, as flores originárias na planta precisam ser polinizadas. Normalmente, essa tarefa é feita por insetos polinizadores. No entanto, caso sua horta não possua esses insetos, é possível fazer a polinização manualmente.

Selecione uma flor macho. Normalmente, elas possuem haste longa e caule fino. Em seguida, localize uma flor fêmea, identificada pelo sua haste curta. Esfregue o pólen de ambas uma na outra. Dessa forma sua abobrinha será polinizada.

Agora, basta continuar fazendo a manutenção das suas abobrinhas. Como resultado, você poderá colher legumes saborosos e saudáveis.

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luara Luzia Jacques Felix disse:

    Amei estas dicas de como cultivar legumes em vasos! Não tenho espaço em casa para plantar, vou tentar nos vasos, tomara que dê certo, pois moro em Rio Grande, RG do Sul, aqui o clima é frio! Obrigada!

Deixe o seu comentário