Descubra como plantar beterraba em casa

Compartilhar:


Descubra como plantar beterraba em casa

Se você quer saber como plantar beterraba para ter esse legume sempre disponível em casa, nós vamos te ajudar! A beterraba é rica em nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como potássio, ferro, magnésio e vitaminas A, B6 e C.

Além disso, a beterraba tem propriedades que ajudam a manter o coração funcionando bem, fortalece o sistema imunológico, regula a pressão e previne o câncer. Com isso, é natural que muitas pessoas busquem incluir beterraba no cardápio diário, seja em forma de salada, como parte de receitas elaboradas, em sucos e até em sobremesas.

Se você quer saber como fazer plantio de beterraba aí mesmo na sua casa, fique com a gente até o final do artigo para descobrir. Já podemos adiantar que você pode cultivar beterraba tanto em casa quanto em apartamento!

Passo a passo para plantar beterraba

Passo a passo para plantar beterraba

O primeiro passo é escolher sementes de boa qualidade ou conseguir uma mudinha de beterraba. Se o plantio de beterraba for feito por sementes, coloque-as em um recipiente com água limpa e deixe por 12 horas. Depois, lave em água corrente, deixe secar longe do sol e pronto.

A terra para plantar beterraba deve ser de boa qualidade. Você pode plantar beterraba em vaso ou diretamente no solo, mas fique atento: é preciso garantir que a drenagem seja boa o bastante para que a terra não fique encharcada e as raízes apodreçam.

Com auxílio de ferramentas de jardinagem, abra covas com mais ou menos 30 centímetros de diâmetro e 2 centímetros de profundidade. Em seguida, insira as sementes ou as mudas de beterraba e cubra com mais terra.

Faça as regas regularmente, mas lembre-se de não encharcar o solo. A beterraba gosta de temperaturas mais amenas, então você deve manter o vaso ou a jardineira na luz indireta.

Se a sua plantação de beterraba for feita diretamente no solo, escolha uma parte do quintal ou do jardim que não fique exposta ao sol direto, principalmente nas horas mais quentes do dia.

De dois a três meses depois do plantio você já terá beterrabas para colher. As bolinhas costumam ficar com diâmetro entre 8 e 12 centímetros.

Suco de beterraba fresquinho

Suco de beterraba fresquinho

Comer beterraba faz bem para a saúde de toda maneira. Seja na salada, como acompanhamento de carnes, ingrediente de receitas ou sobremesas, ela deixa tudo mais gostoso e nutritivo.

Um dos principais usos da beterraba fresca é o preparo de sucos. A combinação de beterraba com frutas como a laranja, o limão e o abacaxi são imbatíveis para deixar o sistema imunológico fortalecido e seu organismo protegido de várias doenças.

Experimente fazer preparos com as beterrabas que você mesmo colher da sua horta. Além de os legumes orgânicos serem mais saudáveis, não há nada mais prazeroso do que consumir um alimento que nós mesmos plantamos e cultivamos com todo carinho.

Para saber mais sobre outros legumes que você pode plantar em casa, confira o Blog da Cobasi. Que tal começar pelo cultivo do alho poró? Saiba tudo com esse artigo selecionado especialmente para você!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário