Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar beterraba em casa: dicas e cuidados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Passo a passo para plantar beterraba

Cada vez mais cresce o número de interessados em saber como plantar beterraba. Não é para menos, ela é uma hortaliça saborosa, rica em nutrientes e recomendável na alimentação de crianças e adultos. 

Quer montar uma horta em casa e cultivar beterraba? Nós vamos te ajudar! A seguir, confira tudo o que você precisa saber: dicas, cuidados e um passo a passo completo. Confira!

Quais são os benefícios da beterraba?

Se você vai plantar beterraba, além do sabor incrível, você também precisa conhecer os benefícios desse alimento. 

A beterraba é rica em nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como potássio, ferro, magnésio e vitaminas A, B6 e C. Além disso, a beterraba é uma ótima fonte de nitrato. 

Entre os benefícios, a beterraba tem propriedades que ajudam a saúde do coração, fortalece o sistema imunológico, regula a pressão e previne o câncer.

Cada 100g de suco de beterraba contém:

  • 42 kcal;
  • 1g de proteína; 
  • 0 g de gordura;
  • 9,9g de carboidratos.

Com isso, é natural que muitas pessoas busquem incluir beterraba na dieta. Seja em forma de salada, como parte de receitas elaboradas, em sucos e até em sobremesas.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre as características e benefícios da beterraba, vamos colocar a mão na massa.

Como plantar beterraba: passo a passo

Descubra como plantar beterraba em casa
A beterraba pode ser cultivada em pequenas áreas, bastante respeitar os cuidados apropriados para cultivo.

Confira o guia com dicas e cuidados para plantar beterraba em casa.

Qual o mês de plantar beterraba?

O cultivo da beterraba pode ser o ano todo. Sendo indicado entre os meses de fevereiro e junho. Se for plantar beterraba abaixo de 400 metros, o melhor período é de abril a junho. Em meses quentes e chuvosos, a semeadura pode ser mais difícil.

Como plantar beterraba?

O primeiro passo é escolher sementes de boa qualidade ou conseguir uma mudinha de beterraba.

Se o plantio de beterraba for feito por sementes, coloque-as em um recipiente com água limpa e deixe por 12 horas. Depois, lave em água corrente, deixe secar longe do sol e pronto.

Uma boa dica é adquirir sementes descortiçadas. Elas possuem de três a quatro sementes botânicas em seu interior e já passaram por um processo mecânico de quebra do glomérulo. 

Semeadura

Com auxílio de ferramentas de jardinagem, abra covas com mais ou menos 30 centímetros de diâmetro e 2 centímetros de profundidade. Em seguida, insira as sementes ou as mudas de beterraba e cubra com mais terra.

Solo

O solo para plantar beterraba deve ser de boa qualidade. Seja em vaso ou diretamente na terra, é preciso garantir que a drenagem seja boa o bastante para que a terra não fique encharcada e as raízes apodreçam.

Como a beterraba é sensível à acidez do solo, é preciso que o pH esteja entre 6,0 e 7,5, para melhor desenvolvimento da hortaliça.

Então, de modo geral, o solo precisa estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. 

Rega

como plantar beterraba em vaso
A beterraba requer rega para manter o solo úmido, mas cuidado com o encharcamento, pois pode causar rachaduras nas raízes.

Faça as regas regularmente, mas lembre-se de não encharcar o solo. Pelo menos duas vezes ao dia é uma boa ideia.

Luminosidade

A beterraba gosta de temperaturas mais amenas, então você deve manter o vaso ou a jardineira na luz indireta.

Se a sua plantação de beterraba for feita diretamente no solo, escolha uma parte do quintal ou do jardim que não fique exposta ao sol direto. Principalmente nas horas mais quentes do dia.

Colheita

De três a quatro meses depois do plantio você já terá beterrabas para colher. As bolinhas costumam ficar com diâmetro entre 8 e 12 centímetros.

Seguindo essas dicas você vai conseguir montar a sua horta com beterraba. Agora que tal saber a melhor forma de consumi-la? Vamos lá!

Como comer beterraba?

Comer beterraba faz bem para a saúde. Seja na salada, como acompanhamento de carnes, ingredientes de receitas ou até sobremesas, ela deixa tudo mais gostoso e nutritivo.

Um dos principais usos da beterraba fresca é o preparo de sucos. A combinação de beterraba com frutas como a laranja, o limão e o abacaxi são imbatíveis.

Além de saborosos, as beterrabas são ótimas para deixar o sistema imunológico fortalecido e seu organismo protegido de várias doenças.

legumes em casa

Não há nada mais prazeroso do que consumir um alimento que nós mesmos plantamos e cultivamos com todo carinho.

Agora você já sabe como plantar beterraba? Para mais informações sobre outros legumes que você pode plantar em casa, confira o Blog da Cobasi. 

Que tal começar pelo cultivo do alho poró? Saiba tudo com esse artigo selecionado especialmente para você!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário