Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda como plantar uva e comece hoje mesmo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Aprenda como plantar uva e comece hoje mesmo

Como plantar uva em casa é o desejo de muita gente, para ter essa fruta tão saborosa sempre por perto e à disposição, nós vamos te ajudar a entender o passo a passo desse cultivo de uma maneira simples e prática.

Se você tem uma área externa em casa e pode dedicar um pouco mais de espaço, como plantar uva no quintal, aproveite para cultivar mais de um pé de uva. Assim você vai ter uma quantidade maior de fruta para consumir in natura, além de fazer preparos como sucos, sobremesas e molhos.

Como plantar uva: passo a passo

Como plantar uva: passo a passo

O primeiro passo para plantar uva com sucesso é escolher o tipo de uva que mais se adequa ao local onde você mora, além dos objetivos que você tem com relação ao consumo da fruta.

Depois de escolher a espécie, compre sementes de uva de boa qualidade. Dê preferência às sementes orgânicas para aumentar as chances de sucesso do seu cultivo. Feito isso, o próximo passo é como preparar a terra para plantar uva.

Escolha um bom substrato e defina o local onde o seu pé de uva vai ficar. Segundo os especialistas, as sementinhas de uva precisam ficar bem aquecidas durante o dia e à noite, entre 15 e 30 ºC, então não deixe de levar isso em consideração.

Como plantar uva em vaso também é viável, você pode mudar a videira de lugar enquanto ela ainda estiver em desenvolvimento para garantir que as temperaturas ideais sejam preservadas.

Você pode fazer o plantio diretamente no local definitivo da videira ou não, como plantar semente de uva em um vasinho menor até que as sementes germinem. Uma vez que a plantinha esteja maior e mais forte, faça o seu transplante para outro local.

Cuidados no cultivo da uva em casa

Cuidados no cultivo da uva em casa

Um aspecto muito importante é a qualidade do solo que vai receber as sementes de uva. A fruta só vai surgir se a planta estiver bem e saudável, então invista em uma terra rica em compostos orgânicos, calcário e nitrogênio.

Outro cuidado é com a luminosidade necessária. A videira precisa de luz direta por no mínimo seis horas todos os dias, e não pode ficar exposta a correntes de vento forte. Escolha os locais da casa onde a incidência de luz solar é maior, mas tome cuidado com correntes de ar que podem danificar a plantinha.

Como a uva é uma espécie de trepadeira, é preciso dar a ela alguns apoios para crescer saudável. Você pode fazer uso de pequenas estacas enquanto a planta está menor, e depois colocar uma treliça, para que ela possa se enroscar e crescer à vontade.

A colheita da uva costuma ocorrer cerca de dois meses e meio depois da germinação. A melhor maneira de colher é com o auxílio de ferramentas próprias de jardinagem, como tesoura de poda. Também é possível fazer isso com as mãos, pois assim a integridade das bolinhas de uva é preservada.

Confira outros artigos selecionados para você em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário