Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tudo o que você precisa saber sobre regador de plantas

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
regador de plantas

O regador de plantas é um acessório indispensável para qualquer jardineiro. Mas eles não são todos iguais. Existe um regador adequado a cada tipo de cuidado que as plantas exigem. Veja no texto abaixo quais são e quando utilizá-los.

Para cada planta, uma rega

Quem gosta de jardinagem sabe que cada planta é especial e tem uma relação própria com a água. Existem aquelas que adoram um bom banho, que ficam tão mais bonitas quanto mais partes forem molhadas.

Porém, também existem aquelas outras que não se dão bem com nem uma gotinha de água nas folhas seja por serem mais delicadas ou por estarem adaptadas a climas mais secos.

Por isso, acertar na escolha do regador é fundamental. Com o regador certo você pode dosar a quantidade de água necessária a cada planta, além de molhar somente as partes certas.

A consultora para a Educação Corporativa da Cobasi, a médica veterinária Talita Michelucci, afirma que o critério para a escolha do regador de plantas é a função que eles cumprem: regar ou refrescar a planta.

Por exemplo, como é que nós nos aliviamos nos dias cada vez mais quentes de verão? Com banhos e boa hidratação. Talita afirma que o mesmo acontece com as plantas: “Vamos pensar em nós humanos. Para nos hidratar nós bebemos água para que nosso organismo aproveite a água como um todo. Já para nos refrescar nós lavamos o rosto ou tomamos uma ducha fazendo com que apenas nossa pele se alivie do calor”.

Como acertar no regador de plantas

Quem cuida de plantas em vasos provavelmente vai se beneficiar dos regadores de bico fino e longo, ideais para regar diretamente o substrato sem molhar as folhas. A dica para acertar na dose é regar até que a água comece a escoar pelo fundo do vaso. Dessa forma você garante que as raízes recebem água o suficiente.

Agora, quando estamos falando de plantas de clima tropical úmido, então os regadores para refrescar são excelentes acessórios. Existem aqueles com furinhos no bico e os pulverizadores. Ambos são ótimos para dar um banho e aliviar a planta em dias muito secos e quentes. “Assim a planta receberá água como um todo, porém numa quantidade limitada e apenas para refrescá-la”, afirma Talita.

Cuidados com a rega

Porém, na hora da rega, não custa lembrar aquele velho ditado popular: água demais mata a planta. Embora a função da rega seja oferecer água até que a raiz fique úmida, é preciso respeitar o ciclo de cada planta.

Pense assim, algumas plantas adoram estar sempre bem hidratadas, por isso se dão bem com um substrato úmido e regas frequentes. É como se elas precisassem tomar água o tempo todo para matar a sede.

Por outro lado, existem aquelas plantas que só gostam de beber água de vez em quando. Contudo, é aqui que mora o segredo: as regas devem ser esporádicas, mas volumosas! Essas plantas são como os camelos, elas raramente bebem água, mas quando bebem precisam de doses generosas. 

Gostou de saber um pouco mais sobre regador de plantas? Confira mais posts sobre jardinagem que separamos em nosso blog especialmente para você:

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário