Quer saber como plantar banana? Venha descobrir!

Compartilhar:


Quer saber como plantar banana? Venha descobrir!

Aprenda a como plantar banana e comece hoje mesmo a cultivar a fruta em casa! Aqui, no blog da Cobasi, vamos te dar todas as dicas para que você descubra como se planta banana, e possa dar início à sua própria plantação o quanto antes.

Para começar, se você não tem uma área externa grande, como um quintal ou um amplo jardim, e quer saber como plantar banana em vaso, procure por uma espécie de bananeira anã. As bananeiras comuns podem chegar a ter 15 metros de altura, raízes grandes e profundas. Isso torna muito difícil que elas sobrevivam em um vaso, por maior que ele seja.

Como as bananas precisam ser transplantadas a partir de mudas da planta adulta, certifique-se de escolher a espécie adequada. Existem muitos tipos de banana! Se você quiser um específico, como plantar banana da terra por exemplo, faça uma pesquisa sobre as necessidades dessa variedade antes de iniciar o plantio.

A quantidade de água e luz incidente muda de uma espécie para a outra, então é preciso se informar bem para não matar a sua bananeira de sede ou de frio, por exemplo.

Como plantar banana: veja o passo a passo

Como plantar banana: veja o passo a passo

Depois de escolhida a espécie que você quer cultivar e definido o local do plantio, o primeiro passo de como plantar pé de banana é preparar o solo. Revolva-o com ferramentas próprias para jardinagem, retire pedras e outros detritos.

Invista em uma terra de boa qualidade e prepare com adubos orgânicos, como esterco. Abra covas de 30 centímetros com auxílio de uma pá e coloque a muda de banana.

Faça a rega de acordo com as especificidades e cuide bem da sua bananeira até que os frutos comecem a surgir, o que deve acontecer cerca de um ano depois.

Fique bastante atento para evitar o aparecimento de pragas e para combatê-las rapidamente caso apareçam na sua plantação.

É possível plantar banana a partir da fruta?

É possível plantar banana a partir da fruta?

Diferentemente do que acontece com outras frutas e legumes, a banana não pode ser reproduzida a partir de uma fruta madura que dê origem a outras. Isso porque as bananas que consumimos hoje passaram por muitas mudanças ao longo do tempo e não possuem mais sementes viáveis.

As bananas que têm sementes são as chamadas bananas selvagens, encontradas em regiões litorâneas da Mata Atlântica, mas seus frutos são duros e difíceis de comer.

Por isso, o cultivo da banana em casa ou mesmo com intenção de comercializar tem início sempre a partir de uma planta-mãe.

A escolha com antecedência do tipo de banana que se quer cultivar é fundamental. É importante, também, não colocar duas mudas de banana muito próximas uma da outra. Assim você evita que elas disputem nutrientes do solo, o que pode comprometer seu desenvolvimento.

Depois da colheita, experimente fazer receitas doces e salgadas com banana, sobremesas e sucos. Essa fruta tão rica em nutrientes e sabor é uma das favoritas dos brasileiros por vários motivos. Que tal descobrir alguns deles em casa, com a sua própria colheita?

Confira outros artigos selecionados em nosso blog especialmente para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário