Horta orgânica: Saiba como cultivar uma em casa

Compartilhar:


home fazendo coleta em sua horta orgânica
Tenha sempre alimentos saudáveis com uma horta orgânica.

Imagine poder plantar seus próprios alimentos em casa. Além disso, e se esses alimentos fossem cultivados sem o uso de agrotóxicos? Bom, se a ideia te parece boa, pode ser que você se interesse pela horta orgânica.

Além de não possuir agentes químicos, os alimentos cultivados em uma horta orgânica são mais saudáveis, limpos e são resultado de um sistema de cultivo que respeita as leis da natureza e preserva os recursos naturais.

Mas se você não sabe por onde começar a sua, então acompanhe o resto dessa matéria para saber os cuidados necessários com a sua horta orgânica Além disso, também vai poder conhecer algumas plantas para iniciar o seu trabalho.

Como começar uma horta orgânica

Bom, se você está decidido que quer começar sua horta orgânica, saiba que há algumas coisas a se pensar para elaborar a sua. 

Primeiro observe o espaço disponível que você tem em sua casa. É um quintal com bom espaço ou um lugar pequeno reservado? Isso é importante para saber quais são os melhores tipos de plantas para cultivar e os cuidados com o espaço reservado.

Conseguir ferramentas, como tesoura, para manusear suas plantas também é algo a se pensar. Elas são importantes para o cultivo do solo e te ajudar no manuseio das plantas. Vasos também são bons de se ter, mas não se preocupe, você pode utilizar pequenas caixas de papelão para criar suas mudas de plantas.

A atenção com o solo também é importante. Por isso, você deve checar o tipo de solo que sua horta vai ter para saber o que plantar nela. 

E o mais importante, pense no tempo que você vai ter para cuidar da sua horta orgânica. Saber o tempo que você terá disponível para dar atenção é importante para saber as melhores plantas para se cultivar.

Principais cuidados com a sua horta

mulher segurando tomate e pepinos colhidos de uma horta orgânica.
Horta orgânica garante alimentos ricos em proteínas

Agora que você já sabe quais são as primeiras coisas que você deve ter atenção ao pensar em ter uma horta orgânica, é hora de saber os cuidados necessários para se ter com ela. Confira!

Escolha o espaço adequado

Opte por um lugar ensolarado ou com luz natural para montar a sua horta orgânica e de preferência, que seja um local que você consiga ter uma boa visão de longe. Como a luz solar está presente no processo de fotossíntese das plantas, evite cultivar sua horta em locais escuros e frios.

Mas não se preocupe com o tamanho do espaço. Até mesmo o parapeito de uma janela pode ser uma boa opção de local para começar sua horta orgânica.

Solo rico para sua horta orgânica

Para que suas plantas se desenvolvam bem, é importante que o solo em que elas sejam cultivadas esteja com todos os nutrientes necessários. No caso de uma horta orgânica, você pode utilizar calcário e pó de rochas que vão te ajudar  a neutralizar o pH do solo.

Entretanto, você também pode usar palhas, folhas secas e restos de poda para adubar o solo. Desse modo, a terra irá ficar úmida e ainda vai impedir que ervas daninhas cresçam na sua horta.

Nutrientes para a horta orgânica

Bom, agora que sua horta orgânica já está posicionada em um lugar ensolarado e o solo está pronto para receber as plantas, é importante que você saiba como nutrir esse espaço.

Adube e regue sua horta a partir da necessidade de cada planta. Para isso, você pode utilizar um regador para jardinagem e não se esqueça que a cada 20 dias, é importante revestir o solo com compostos orgânicos.

É aqui que entram os adubos na horta. Você pode utilizar papel e todo material verde e fresco e que seja rico  em proteínas. Nessa lista podem entrar grama recém cortada, brotos, cascas de frutas e restos de comida. Entretanto, não jogue alimentos com açúcar pois podem atrair insetos ou com sal, já que afetam o pH do solo.

Plantas para ter na sua horta orgânica

Opte por plantas que se desenvolvam melhor no clima onde você mora. Saber o tempo que você terá para cuidar da sua horta também é importante. Assim você evita cultivar plantas que peguem muito do seu tempo se sua vida é mais corrida.

Como o objetivo é cultivar plantas para consumo, também saiba se você irá querer comer elas. Caso você não goste de alface, talvez não seja uma boa opção plantar elas.

Mas para começar com sua horta orgânica é bom que inicie com plantas de fácil cultivo como cebolinha, salsinha e manjericão. Couve-manteiga também é uma boa opção já que pode ser colhida várias vezes e é de fácil cultivo.

Como as raízes de rabanetes e cenouras se desenvolvem em um período de um mês, eles também se tornam uma opção para sua horta, assim como o espinafre, que se desenvolve bem no inverno e as batatas, que crescem rápido e podem ser cultivadas facilmente.

Viu como ter uma horta orgânica pode ser vantajoso, mesmo que exija um certo trabalho? Caso esteja pensando em cultivar uma, lembre-se de escolher um espaço com luz solar e tenha cuidados ao preparar o solo para as suas plantas.

Com isso, todo seu esforço será recompensado com alimentos frescos e ainda cultivados por você. Desse jeito, a horta orgânica acaba sendo tudo de bom pra colorir ainda mais a sua casa.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário