Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Horta orgânica: como fazer e dicas de cultivo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
horta orgânica

Imagine poder plantar seus próprios alimentos em casa sem o uso de agrotóxicos? Bom, se a ideia te parece boa, pode ser que você se interesse pela horta orgânica.

Os alimentos cultivados em uma horta orgânica são mais saudáveis e são resultado de um sistema de cultivo, que respeita as leis da natureza e preserva os recursos naturais.

A seguir, saiba tudo sobre horta orgânica: por onde começar, dicas de cultivo e muito mais. Além disso, você também vai poder conhecer algumas plantas para iniciar o seu trabalho.

O que é horta orgânica?

A agricultura orgânica é uma forma de cultivar folhas, temperos e hortaliças sem agrotóxicos.

Em ambientes pequenos ou grandes, na horta orgânica não são usados fertilizantes ou pesticidas, mas sim uma série de cuidados naturais para colher alimentos ricos em nutrientes.

Como começar uma horta orgânica?

Bom, se você está decidido que quer começar uma horta orgânica, saiba que há algumas coisas a se pensar para elaborar a sua.

Primeiro, observe o espaço disponível que você tem em sua casa. É um quintal com bom espaço ou um lugar pequeno reservado? Isso é importante para saber quais são os melhores tipos de plantas para cultivar e os cuidados com o espaço reservado.

Conseguir ferramentas, como tesoura e luvas, para manusear suas plantas também é algo a se pensar. Elas são importantes para o cultivo do solo e te ajudar no manuseio das plantas. Vasos e cachepôs também são bons de se ter.

mulher segurando tomate e pepinos colhidos de uma horta orgânica.
Horta orgânica garante alimentos ricos em proteínas

E o mais importante, pense no tempo que você vai ter para cuidar da sua horta orgânica. Saber o tempo que você terá disponível para dar atenção, é importante para saber as melhores plantas para se cultivar.

A seguir, detalhamos como são as etapas de cuidados com uma horta orgânica. Confira!

O que é preciso para fazer uma horta orgânica?

Entre os benefícios da horta orgânica é que ela pode ser feita dentro de casa, inclusive em pequenos espaços. Saiba como começar! 

Horta Orgânica: 8 dicas de cuidados para fazer em casa

Chegou a hora de saber os cuidados necessários para se ter uma horta orgânica em casa. Confira!

1. Escolha o espaço adequado 

Opte por um lugar ensolarado ou com luz natural para montar a sua horta orgânica e, de preferência, que seja um local que você consiga ter uma boa visão de longe. Como a luz solar está presente no processo de fotossíntese das plantas, evite cultivar sua horta em locais escuros e frios.

Mas, não se preocupe com o tamanho do espaço. Até mesmo o parapeito de uma janela pode ser uma boa opção de local para começar sua horta orgânica.

2. Solo rico para sua horta orgânica

Para que suas plantas se desenvolvam bem, é importante que o solo em que elas serão cultivadas esteja com todos os nutrientes necessários. No caso de uma horta orgânica, você pode utilizar calcário e pó de rochas, que vão te ajudar a neutralizar o pH do solo.

Entretanto, você também pode usar palhas, folhas secas e restos de poda para adubar o solo. Desse modo, a terra irá ficar úmida e ainda vai impedir que ervas daninhas cresçam na sua horta.

3. Nutrientes para a horta orgânica

horta orgânica como fazer
A horta orgânica não emprega o uso de agrotóxicos no seu cultivo.

Bom, agora que sua horta orgânica já está posicionada em um lugar ensolarado e o solo está pronto para receber as plantas, é importante que você saiba como nutrir esse espaço.

Adube e regue sua horta a partir da necessidade de cada planta. Para isso, você pode utilizar um regador para jardinagem e não se esqueça que a cada 20 dias, é importante revestir o solo com compostos orgânicos.

É aqui que entram os adubos na horta. No cultivo de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, o adubo é extremamente importante para para melhorar o desenvolvimento de suas plantas e turbinar a produção. Húmus de Minhoca e esterco são ótimas opções.

Na Cobasi, você encontra uma ampla variedade de adubos e fertilizantes para todo tipo de solo. 

4. Atenção com a luz disponível

As hortaliças são plantas que necessitam de 4 a 6 horas de luz por dia. Então, quando montar uma horta orgânica, você precisa fornecer luminosidade suficiente para as plantas se desenvolverem bem. 

Espécies como agrião, chicória, salsão, coentro, manjericão, hortelã, cebolinha e salsa são algumas das plantas que demandam no mínimo 4 horas de luz. Já as espécies como alface, berinjela e pimentão necessitam de 8 horas ao dia.

5. Atenção com a rega

A horta precisa de um cronograma de rega, seja nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. Dependendo da planta escolhida, pode haver regras específicas de rega. 

Portanto, o ideal é conhecer as características e necessidades da espécie escolhida para cultivo. Atenção, de modo geral as plantas para hortaliças gostam de solo úmido, mas cuidado com exagero. 

Uma rega inadequada e um solo que não realize a drenagem podem ocasionar o apodrecimento das raízes das plantas. 

6. Plantas para ter na sua horta orgânica

Opte por plantas que se desenvolvam melhor no clima onde você mora. Saber o tempo que você terá para cuidar da sua horta também é importante. Assim, você evita cultivar plantas que tomem muito do seu tempo, caso a sua vida seja mais corrida.

Como o objetivo é cultivar plantas para consumo, selecionamos algumas opções para você: 

cebolinha no vaso
coelho pode comer salsinha
Como plantar cenoura: obtendo as sementes
batata doce cachorro pode comer
Descubra como plantar beterraba em casa
horta orgânica cebolinha no vaso
Cebolinha
coelho pode comer salsinha
Salsinha
horta orgânica
Manjericão
Como plantar cenoura: obtendo as sementes
Cenoura
batata doce cachorro pode comer
Batata-doce
Descubra como plantar beterraba em casa
Beterraba

7. Compostagem para a horta ajuda e muito

A compostagem é uma excelente alternativa para quem busca manter o jardim ou o plantio saudável. 

Confira o que pode ser colocado na composteira:

  • restos de alimentos (casca de verduras e frutas não cítricas);
  • cascas de ovo;
  • borra de café ;
  • folhas e grama fresca em pequenas quantidades. 

Carnes e fezes de animais não são indicados para composteira de jardins, pois podem gerar mau cheiro e contaminação do adubo.

8. Ferramentas de jardinagem são essenciais

A horta demanda de equipamentos e ferramentas próprias para jardinagem. Por exemplo, regadores, tesoura e vasos, são soluções importantes e ideias para poda, manuseio e cultivo das plantas.

Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para o seu jardim. Aqui, tem diversos produtos que vão tornar o cultivo ainda mais prático e prazeroso,

Viu como ter uma horta pode ser vantajoso, mesmo que exija um certo trabalho? Caso esteja pensando em cultivar uma, lembre-se de escolher um espaço com luz solar e tenha cuidado ao preparar o solo para as suas plantas.

Com isso, todo seu esforço será recompensado com alimentos frescos e ainda cultivados por você. Desse jeito, a horta orgânica acaba sendo tudo de bom pra colorir ainda mais a sua casa. Ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário