Descubra como plantar cana de açúcar do jeito certo

Compartilhar:


Como plantar cana de açúcar

Originária da Nova Guiné, a cana de açúcar já se tornou uma planta muito conhecida aqui no Brasil. Afinal, ela é o ingrediente principal para a produção de açúcar e outros produtos comercializados no país. No entanto, você sabia que essa planta pode ser cultivada em sua casa? Basta continuar a leitura desse artigo e descobrir como plantar cana de açúcar.

Considerada como uma gramínea perene alta, com certeza essa planta irá se destacar no seu jardim.

Como cultivar cana de açúcar

A cana de açúcar é muito lembrada pelo seu formato cilíndrico e com folhas grandes. Seu tamanho pode chegar até seis metros, com um caule grosso e fibroso. É no caule da cana de açúcar que se extrai a sacarose, elemento essencial na produção de açúcar.

Essa planta pode ser cultivada em qualquer época do ano. No entanto, para que seu desenvolvimento ocorra bem, boas condições de temperatura e umidade são essenciais.

Épocas com temperaturas elevadas, luz solar constante e boa umidade do solo são fatores necessários para o bom cultivo da cana de açúcar.

Nesse período, se recomenda fazer o plantio das mudas. Afinal, em temperaturas secas, a planta terá um crescimento mais lento.

Além disso, saiba que a cana de açúcar é uma planta de cultura semi-perene. Ou seja, ela possui um ciclo de vida longo, de 4 a 5 anos, para que se realize um novo cultivo.

Então, ao plantar cana de açúcar no quintal, saiba que ela estará presente no local por um bom tempo. Sabendo dessas informações, vamos aprender a como plantar cana de açúcar.

Como fazer muda de cana de açúcar

O desenvolvimento total da cana de açúcar ocorre depois de um ano. Por isso, para acelerar o processo, uma boa solução é fazer o cultivo da planta pela sua muda.

Para fazer a muda, o primeiro passo é selecionar um pedaço de colmo da planta adulta. Com o auxílio de uma ferramenta de jardinagem, corte o colmo, fazendo o destaque nas riscas que dividem o caule.

O próximo passo é preparar o solo para cultivar o colmo. A terra para o plantio deve ser porosa, argilosa e nutrida com matéria orgânica.

Faça buracos no solo, de 20 a 30 cm e insira mais de um colmo nesse espaço. Tampe o buraco com terra e logo em seguida, já realize a rega.

É importante que o solo esteja úmido para que o colmo se desenvolva. Em climas secos, a rega deve ser feita diariamente. No entanto, se estiver em épocas de chuva, reduza a quantidade de regas na semana.

Com o passar dos dias, o colmo irá desenvolver as raízes e pronto, sua muda de cana de açúcar já estará pronta.

Como plantar cana de açúcar no quintal

Como plantar cana de açúcar

Após a muda da cana de açúcar ficar desenvolvida, transporte ela para o terreno de cultivo definitivo. Prepare o solo para receber a muda. Ele deve ser nutrido com compostos orgânicos e ser bem poroso.

O local de plantio também deve receber boa incidência de luz solar. Faça covas no solo e insira as raízes na terra. Cubra as raízes com o solo, de forma que somente as folhas do caule fiquem expostas. 

Faça a rega umedecendo a terra em volta da muda. Além disso, fique de olho em ervas daninhas que podem crescer ao redor da planta.

Pragas como insetos também podem ser comuns na sua horta de cana de açúcar. Por isso, repare bem na estrutura da planta e se precisar, utilize inseticidas.

Outra dica essencial é utilizar nitrogênio no solo para fortalecer a planta e afastar possíveis insetos. Para isso, utilize ureia ou sulfato de amônia na terra.

Como plantar cana de açúcar em vaso

Se você deseja cultivar a cana de açúcar em um vaso, saiba que é possível. Primeiro, selecione um vaso com bom tamanho e litragem para suportar a terra necessária.

O recipiente também deve ficar em um local com boa incidência de luz solar. Repare se o vaso permite uma boa drenagem do solo. Para isso, é possível fazer furos na base.

Insira o solo nutrido com matéria orgânica no vaso e em seguida, coloque o colmo da cana de açúcar e o cubra com terra.

Por fim, faça a rega logo após inserir o colmo. Com o tempo, você irá reparar no crescimento da planta, até que ela atinja seu tamanho total.

Só não esqueça de ficar de olho em pragas na plantas e de umedecer o solo todos os dias. Com esses cuidados, sua cana de açúcar crescerá bem, forte e preservando toda a doçura da planta.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário