6 dicas para fazer agora um jardim embaixo da escada

Compartilhar:


Se você adora verde e não tem muito espaço, o jardim embaixo da escada é uma opção muito interessante. Além de deixar o ambiente lindíssimo, as plantas podem contribuir para trazer mais vida e alegria dentro de casa

Geralmente, a escolha principal é pelas espécies naturais, mas também é possível criar um jardim com plantas artificiais. Conheça algumas dicas de como fazer o seu jardim embaixo da escada, continue a leitura! 

​Como fazer jardim embaixo da escada

Mais do que ter ideia de como compor as plantas, é fundamental seguir algumas regras para montar o seu cantinho verde. Acompanhe:

  1. Escolha das plantas: selecionar as plantas corretas para essa função é uma das principais dicas. Então, opte por aquelas que necessitam de pouca manutenção e gostam de sombra ou meia-sombra.
  2. Luz: embora não seja necessário o sol direto, as plantas precisam de acesso à iluminação solar, seja por uma porta ou janela.
  3. Vasos: optar por vasos é uma ótima ideia para facilitar o cultivo. Também pode ajudar na composição da decoração, com diferentes cores e formatos.
  4. Drenagem: é muito importante garantir uma boa drenagem para o solo, seja em vasos ou pequenos canteiros.
  5. Seixos ou casca de pinus: para assegurar a proteção do solo e beleza extra ao jardim, escolha um destes materiais. 
  6. Complementos decorativos: vale a pena investir em outros detalhes na decoração, como fontes e esculturas.

​Plantas para o jardim embaixo da escada

Existem algumas espécies que se adaptam melhor a ambientes que não são tão iluminados e também nem precisam de tanta água. Listamos opções para te ajudar nessa escolha:

  • Lírio da paz;
  • Antúrio;
  • Babosa;
  • Bromélia;
  • Ráfis;
  • Mini cacto;
  • Espada de São Jorge;
  • Filodendro; 
  • Mossô;
  • Zamioculca;
  • Babosa de pau;
  • Violeta;
  • Jibóia.

​Jardim artificial embaixo da escada

Caso seu ambiente não seja promovido de luz do sol ou você não tenha muito tempo para cuidar do seu jardim, uma boa solução é optar pelas plantas artificiais. Apesar de existir a possibilidade de uma certa resistência com essa escolha, o resultado é muito positivo.

Alguns elementos auxiliam na decoração, como as pedras, cascas, esculturas, fontes, entre outros. Vale explorar sua criatividade e usar o bom senso, para formar um cantinho muito charmoso. 

Independente da sua escolha, ao finalizar o jardim, é recomendado apostar em uma iluminação indireta, com lâmpadas que tenham tons mais quentes, luminárias ou fitas de LED. Estes detalhes garantem destaque e proporcionam sensação de aconchego ao ambiente.

Se você tem uma área livre para usar dentro da sua casa ou do seu espaço de trabalho, não tenha dúvidas: opte por um jardim embaixo da escada. Com certeza será agraciado com muito charme e trará uma sensação de bem-estar, prazer e aconchego.

Agora que já viu como fazê-lo, vale a pena investir nessa ideia para aproveitar o vão da escada, melhorar a decoração com um espaço lindo e verde e criar um oásis no concreto que está presente em sua residência. 

É fundamental que seja feito com muito carinho e seguindo cada detalhe, para o projeto dar certo. Então, mãos à obra? 

Saiba mais dicas e informações sobre jardinagem, acesse outros posts de nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário