Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Jardim simples: dicas criativas para montar o seu cantinho verde

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
jardim simples

Ter um espaço em casa com decoração de planta já não é mais uma tendência, agora é uma realidade. A urban jungle tem sido cada vez mais utilizada na decoração de lares, mas nem todas as pessoas contam com um espaço adequado para grandes cultivos, por isso a solução é fazer um jardim simples.

Então, quando os apaixonados por plantas procuram formas de montar um jardim simples, a busca também gera dúvidas do tipo: como fazer um jardim com pouco dinheiro? Como fazer um jardim simples na parede? Como fazer um paisagismo no quintal? E muitas outras questões.

Por isso, para ajudar os fãs de jardinagem, separamos dicas criativas para ter um jardim incrível em casa. Confira!

Como fazer um jardim simples?

Não é difícil trazer os benefícios da natureza para dentro de casa. É possível montar uma horta, canteiros ou até mesmo um espaço robusto, mas hoje nossa dica especial é sobre como montar um jardim simples.

Ideal para resgatar as origens e criar uma conexão do ser humano com a natureza, o jardim simples é uma solução prática para você cultivar a planta que ama. A boa notícia é que esse tipo de decoração é prática, simples e com valores acessíveis, isso sem perder a beleza e o visual agradável que todo jardim promove.

Há diversas maneiras de tirar o seu projeto de jardim do papel. Então, nessa fase inicial de dicas para construir um jardim simples, selecionamos as etapas e princípios da jardinagem que você precisa saber para colocar a mão na massa e ficar feliz com o resultado.

O essencial para montar um jardim simples em casa

jardim pequeno e simples
Montar um jardim simples é uma ótima oportunidade de ter um cantinho verde em casa, para deixar qualquer lar mais agradável e aconchegante.

A combinação da jardinagem com paisagismo consiste em levar em conta a ambientação e a junção dos elementos de forma que fiquem harmoniosos e, no fim, ter um jardim simples e esteticamente bonito. Sendo assim, vamos passar por cada etapa dessa criação com dicas de jardinagem que serão decisivas ao longo da sua jornada.

Jardim simples não precisa de grandes espaços, mas precisa de boas escolhas

O tamanho do espaço é fundamental para começar o jardim, afinal, ambientes menores devem receber determinadas espécies de plantas e até um tipo diferente de criação. Já espaços maiores podem ir além, tanto na decoração como na escolha das espécies.

É com base no espaço que você entende a quantidade de mudas que vai precisar e até de outros elementos, como pedras e terra. Por fim, o ambiente escolhido ainda impacta na saúde do ambiente em relação a iluminação e ventilação.

Escolha o tipo de jardim simples que você quer na sua casa

O tradicional canteiro, feito a partir de um espaço de terra, e a combinação de vasos em um quintal não são as únicas maneiras de criar um jardim simples, isso porque outros formatos ganharam holofotes e, inclusive, estão em alta. Esse é o caso do estilo vertical.

A técnica, que se popularizou por ser uma proposta viável para apartamentos pequenos e como alternativa vertical para salas e outros cômodos da casa, deve ser considerada de acordo com o lugar que você pretende plantar suas plantas.

As melhores plantas para um jardim simples

jardim simples no quintal
A ideia do jardim simples é que seja simples, portanto prefira plantas que exigem poucos cuidados.

O momento de escolher as espécies de folhagens, plantas e flores deve ser feito com cuidado, pois impacta diretamente na saúde do seu jardim. Além de pensar na decoração, considere as características da planta, ou seja, se ela gosta de sol, umidade e o nível de dificuldade com a manutenção.

Se você procura por plantas mais fáceis de cuidar, temos opções de folhagens e flores separadas por características:

Folhagens

Flores

  • Lírio da Paz;
  • Hibisco;
  • Flor-de-Maio.

Plantas pendentes

  • Jiboia;
  • Dinheiro-em-Penca;
  • Samambaia;
  • Violeta;
  • Lambari;
  • Cacto macarrão;
  • Hera;
  • Colar-de-Pérolas;
  • Dedo-de-Moça.

Tenha acessórios para jardinagem

Agora vamos falar sobre como aconchegar suas plantinhas no melhor solo, contemplando a drenagem correta. Se você optar por um canteiro amplo, certifique-se que o substrato utilizado é de qualidade, ou seja, não é terra batida. Sendo assim, invista em terra já adubada, pois é uma opção segura.

Caso vá utilizar vasos, faça a drenagem com argila expandida ou pedriscos. Os elementos devem ser incluídos na base do vaso e depois cobertos com o substrato. Por fim, na Cobasi você encontra tudo para seu kit de jardinagem, da pá para terra até a tesoura de poda e o regador.

Cuidados e manutenção com um jardim simples

É claro que até mesmo um jardim simples precisa de cuidado constante para estar sempre bonito, sendo os principais pontos de atenção à adubação, poda e rega. No geral, você pode utilizar um adubo com frequência mensal depois que as plantas estiverem adultas. Uma vez a cada 30 dias é suficiente para repor os nutrientes da terra.

Em relação à quantidade de água, a recomendação é tentar combinar espécies que são parecidas para oferecer a hidratação uniformemente. Para facilitar, sempre coloque o dedo na terra, se o substrato estiver seco, ele está precisando de água.

Por fim, a poda é uma técnica comum após o inverno, momento que a maioria das espécies de plantas acordam da hibernação, prontas para começar um novo ciclo de floração. A dica é retirar os galhos secos e flores murchas.

10 dicas criativas para ter um jardim simples em casa

Do simples ao chique, moderno ao mais rústico, o que não faltam são alternativas para montar um jardim na sua casa. A seguir, selecionamos algumas dicas de decoração, confira a galeria e inspire-se.

jardim de suculentas bem simples
jardim rústico simples
jardim de suculentas bem simples
jardim simples e bonito
jardins simples para frente de casas
jardim simples no quintal
jardim simples e criativo
jardim interno simples e barato
dicas de jardim simples
decoração quintal fundos simples
jardim de suculentas bem simples
Existem diversos tipos de decoração e plantas ideias para montar o seu jardim simples.
Crie um cenário bem colorido para decorar a sua varanda.
Você pode espalhá-los pelo jardim, para fazer uma trilha, por exemplo.
jardim simples e bonito
Montar um jardim vai ajudar você a ter um cantinho acolhedor e muito bonito.
jardins simples para frente de casas
Estilo de decoração jardins para frente de casas
jardim simples no quintal
Plantas com decoração em madeira são opções práticas e acessíveis.
jardim simples e criativo
Prefira plantas de cuidados fáceis e combine com diversos estilos de vasos para montar seu jardim.
Jardim simples e vertical tão em alta e é uma boa dica para decorar ambientes internos.
Plantas combinado com decoração de madeira, é um acabamento original e moderno.
decoração quintal fundos simples
Aproveite uma decoração com luzes para cultivar as suas flores favoritas.

Gostou de aprender como fazer um jardim simples? É claro que a jardinagem está em constante evolução e, com o passar do tempo, você vai se aprimorar no cultivo das suas amadas plantas. Se quiser manter-se atualizado sobre como montar jardins, continue a visita no Blog da Cobasi. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário