Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de inseticidas: 10 indicações para o combate de pragas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de inseticidas

Insetos e pragas são pequenos parasitas que afetam o crescimento e o desenvolvimento de plantas. Sejam ovos, larvas ou adultos, para combatê-los de maneira eficaz é fundamental conhecer os tipos de inseticidas. Assim você evita problemas no seu jardim ou na sua horta! Vamos lá?

Há diversos tipos de inseticidas, cada um produzido com um princípio ativo diferente, ou seja, a molécula principal do produto. Esses produtos agem no organismo do pequeno invasor de maneiras diferentes e, dessa forma, matam as pragas e controlam infestações.

Tipos de inseticidas: conheça alguns princípios ativos

O melhor inseticida é aquele que possui o princípio ativo ideal. Isso porque será esse o responsável pelo combate efetivo da praga que afeta seu jardim.

  • Piretróide: essa substância é encontrada nas flores de crisântemo, portanto esse inseticida é considerado natural. Ele combate pulgões, formigas, lagartas, cochinilhas e moscas brancas, que afetam o desenvolvimento das plantas. Tutores com gatos em casa precisam ter cuidado, porque o produto é tóxico aos felinos.
  • Óleo de neem: por ser produzido a partir de uma árvore indiana com propriedades medicinais, esse também é um inseticida natural. Ele age contra pulgões e cochonilhas e deve ser diluído antes da aplicação.
  • Organofosforado: feito a partir de ácido fosfórico, mata formigas, moscas, lagartas e vários outros insetos.

Embora não sejam produtos tóxicos quando aplicados de maneira pontual, é necessário ter cuidado durante a aplicação. Caso o inseticida seja manejado de maneira incorreta ou em excesso, pode contaminar as plantas e fortalecer os parasitas, ao invés de matá-los.

Vamos te contar os inseticidas recomendados para casos pontuais. Mas em primeiro lugar, saiba qual é o problema que a plantinha enfrenta. Você também pode – e deve – contar com o auxílio de um profissional de jardinagem para fazer as melhores escolhas.

Inseticida para formigas

tipos de inseticidas

Em casos de combate à infestação de formigas em casa, há inseticidas específicos que podem te auxiliar. Confira! 

  • Inseticida Formicel: indicado para o controle de formigas caseiras. Ele deve ser aplicado em locais onde as formigas mais acessam.
  • Inseticida K-Othrine: deve ser usado no combate de formigas doceiras e formigueiros. O melhor é que o produto protege o lar por até três meses! Basta aplicá-lo ao lado da trilha das formigas.

Você encontra os dois tipos na Cobasi! Mas é preciso ter cuidado no manejo, porque eles são considerados tóxicos aos animais domésticos e crianças. Portanto, é fundamental ter muita atenção durante a aplicação!

Tipos de inseticidas naturais: plantas repelentes

Outros tipos de inseticidas orgânicos são as plantas repelentes. Elas agem de maneira natural, e por isso são excelentes opções para o combate de insetos em hortas. Hortas cuidadas com produtos químicos podem afetar a saúde dos consumidores e causar intoxicações.

Confira seis sugestões de inseticidas naturais para controlar pragas no seu lar e cuidar bem da sua horta:

  • Boldo: indicado para afastar formigas.
  • Crisântemo: a própria flor, usada para fazer inseticidas, pode ser plantada para decorar e afastar carrapatos, pulgas e baratas.
  • Cravo-de-defunto: é uma flor delicada que, além de embelezar, repele insetos e fitonematoides. Esses organismos microscópicos habitam o solo e retiram dele nutrientes necessários para o desenvolvimento de vegetais.
  • Tomilho: indicado para afastar lagartas e outros insetos.
  • Manjericão: devido ao cheiro forte, espanta insetos variados.

Gostou das dicas? Agora você já pode criar um jardim incrível em casa!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário