Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como plantar goiaba e ter essa fruta em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar goiaba

Ter um pomar dentro de casa pode ser o sonho de quem é apaixonado por frutas. Então, que tal adicionar um pé de goiabeira no seu jardim? Basta continuar a leitura desse artigo e descobrir como plantar goiaba.

Originária da América tropical, a goiaba também pode ser encontrada em diferentes regiões do Brasil. Afinal, essa fruta adora climas quentes para se desenvolver.

Como é rica em fibras e em vitamina A, B e C, a goiaba é uma ótima aliada no combate a problemas intestinais. Podendo ser consumida natural ou em sucos, você terá apenas benefícios cultivando essa fruta.

Como fazer o cultivo de goiaba

Para se ter um bom cultivo da goiaba, algumas condições de clima e solo são essenciais.

Em primeiro lugar, a goiaba se desenvolve melhor em ambientes com temperatura perto dos 25º C. A presença de luz solar por algumas horas ao dia também é importante para a fruta.

Dessa forma, locais com baixas temperaturas e altas precipitações não vão favorecer o desenvolvimento da sua goiabeira.

O solo para plantio deve ser profundo para suportar as raízes dessa árvore frutífera. Além disso, um solo areno-argiloso, drenado, enriquecido com matéria orgânica e com pH de 6,0 irá favorecer o crescimento da goiabeira.

Por fim, saiba que é possível fazer o plantio dessa fruta por semente ou muda. Então vamos conhecer essas duas formas de cultivo.

Como plantar semente de goiaba

Para começar, selecione uma goiaba madura e retire as sementes dela. Lave elas, de forma que retire qualquer resquício de polpa da fruta.

Deixe as sementes secando no solo por pelo menos dois dias. O próximo passo é preparar o espaço para germinar suas sementes.

Separe pequenos recipientes como vasos ou pequenos canteiros. Adicione uma camada de solo poroso, enriquecido com matéria orgânica e com calcário.

Com o auxílio de uma , faça pequenos buracos de solo e coloque as sementes. Cubra elas com um pouco de terra. Se recomenda colocar apenas uma camada de 0,5 cm de terra acima das sementes.

Utilize um regador para umedecer a terra e deixe seus recipientes em um local com sombra. É importante que o solo com as sementes sempre fique úmido. Por isso, faça a rega diariamente.

Normalmente, as sementes de goiaba começam a germinar após 10 dias. Quando perceber que a planta adquiriu um tamanho de 50 cm, transporte elas para o local definitivo de cultivo.

O próximo passo é preparar o solo para receber as mudas de goiaba. Comece arando a terra e adicionando calcário para corrigir o pH dela. Insira adubo no solo e coloque as sementes germinadas.

Agora, basta continuar regando o solo uma vez por semana e lembrar de repor os nutrientes do solo e corrigir o pH da terra com calcário ao redor da planta.

Como fazer muda de goiaba

Como plantar goiaba

Uma das formas de fazer muda de goiaba é com a boa germinação das sementes.

No entanto, também é possível ter uma muda dessa fruta a partir do galho da goiabeira. Esse processo se chama estaquia e vai acelerar o processo de cultivo da goiaba.

Separe um galho da planta adulta e que esteja em bom estado. O galho precisa estar verde e com as folhas presentes.

Com o auxílio de uma tesoura de poda, retire as folhas laterais do galho e a parte superior mais fina. No entanto, mantenha duas folhas do galho cortadas pela metade.

Deixe o galho com um tamanho de 20 cm e transporte ele para um recipiente com terra nutrida com adubo e úmida. Agora, basta regar sua muda quando perceber que o solo está seco e manter o recipiente em um local com sombra.

Quando a muda alcançar um tamanho de 50 cm, transporte ela para o local de cultivo definitivo. Se a sua região possui boas precipitações, a rega não será tão necessária.

Como plantar goiaba em vaso

A goiabeira é uma árvore frutífera que pode chegar a ter mais de dez metros. Por isso, para fazer seu cultivo em vaso, o recipiente deve ser grande e com boa capacidade de litragem.

Insira terra nutrida e com calcário no vaso e em seguida, coloque sua muda. Uma boa dica é colocar ao lado da muda uma estaca e amarrar as duas juntas para dar suporte à planta.

Coloque o vaso em um local que tenha boa incidência de luz solar por algumas horas do dia. Não se esqueça de fazer a rega ao notar que o solo está seco, mas sem encharcar a planta.

A goiabeira costuma ser uma árvore bem resistente. Porém, para que tenha bons frutos, ela necessita de algumas manutenções.

A poda da árvore deve ser feita a cada dois meses. Dessa forma, você estimula o crescimento mais forte dela. Também tenha atenção a possíveis insetos que podem atacar seu pé de goiaba.

A reposição de nutrientes do solo não deve ser esquecida. Em intervalos de um mês, insira adubo ao redor do pé da goiabeira e faça a limpeza do espaço de plantio.

Dessa forma, sua casa terá um belo pé de goiaba e irá produzir frutas saborosas para você aproveitar.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Cláudio Alves Nazarino Reis disse:

    Quero entender tudo sobre jardinagem pois eu amo isso e quero viver disso .como posso aprender tudo sobre como cuidar plantas e frutíferas.

  2. Zau Martins disse:

    Adoro as dicas sobre árvores em vasos,cuidados cultivos,manutenção parabéns vcs nota 10

  3. Aprilo disse:

    Escrevestes ” O galho precisa estar verde e com as folhas presentes.”
    Me explique o significado do “galho verde” que eu nunca ouvi falarem
    Muito obrigada🙏; aguardando a resposta

  4. Iracema Barreto Matos disse:

    Amei gosto de plantar ,gostaria de saber como posso plantar uva

Deixe o seu comentário