
Ter um pomar dentro de casa pode ser o sonho de quem é apaixonado por frutas. Então, que tal adicionar um pé de goiabeira no seu jardim? Basta continuar a leitura desse artigo e descobrir como plantar goiaba.
Originária da América tropical, a goiaba também pode ser encontrada em diferentes regiões do Brasil. Afinal, essa fruta adora climas quentes para se desenvolver.
Como é rica em fibras e em vitamina A, B e C, a goiaba é uma ótima aliada no combate a problemas intestinais. Podendo ser consumida natural ou em sucos, você terá apenas benefícios cultivando essa fruta.
Para se ter um bom cultivo da goiaba, algumas condições de clima e solo são essenciais.
Em primeiro lugar, a goiaba se desenvolve melhor em ambientes com temperatura perto dos 25º C. A presença de luz solar por algumas horas ao dia também é importante para a fruta.
Dessa forma, locais com baixas temperaturas e altas precipitações não vão favorecer o desenvolvimento da sua goiabeira.
O solo para plantio deve ser profundo para suportar as raízes dessa árvore frutífera. Além disso, um solo areno-argiloso, drenado, enriquecido com matéria orgânica e com pH de 6,0 irá favorecer o crescimento da goiabeira.
Por fim, saiba que é possível fazer o plantio dessa fruta por semente ou muda. Então vamos conhecer essas duas formas de cultivo.
Para começar, selecione uma goiaba madura e retire as sementes dela. Lave elas, de forma que retire qualquer resquício de polpa da fruta.
Deixe as sementes secando no solo por pelo menos dois dias. O próximo passo é preparar o espaço para germinar suas sementes.
Separe pequenos recipientes como vasos ou pequenos canteiros. Adicione uma camada de solo poroso, enriquecido com matéria orgânica e com calcário.
Com o auxílio de uma pá, faça pequenos buracos de solo e coloque as sementes. Cubra elas com um pouco de terra. Se recomenda colocar apenas uma camada de 0,5 cm de terra acima das sementes.
Utilize um regador para umedecer a terra e deixe seus recipientes em um local com sombra. É importante que o solo com as sementes sempre fique úmido. Por isso, faça a rega diariamente.
Normalmente, as sementes de goiaba começam a germinar após 10 dias. Quando perceber que a planta adquiriu um tamanho de 50 cm, transporte elas para o local definitivo de cultivo.
O próximo passo é preparar o solo para receber as mudas de goiaba. Comece arando a terra e adicionando calcário para corrigir o pH dela. Insira adubo no solo e coloque as sementes germinadas.
Agora, basta continuar regando o solo uma vez por semana e lembrar de repor os nutrientes do solo e corrigir o pH da terra com calcário ao redor da planta.
Uma das formas de fazer muda de goiaba é com a boa germinação das sementes.
No entanto, também é possível ter uma muda dessa fruta a partir do galho da goiabeira. Esse processo se chama estaquia e vai acelerar o processo de cultivo da goiaba.
Separe um galho da planta adulta e que esteja em bom estado. O galho precisa estar verde e com as folhas presentes.
Com o auxílio de uma tesoura de poda, retire as folhas laterais do galho e a parte superior mais fina. No entanto, mantenha duas folhas do galho cortadas pela metade.
Deixe o galho com um tamanho de 20 cm e transporte ele para um recipiente com terra nutrida com adubo e úmida. Agora, basta regar sua muda quando perceber que o solo está seco e manter o recipiente em um local com sombra.
Quando a muda alcançar um tamanho de 50 cm, transporte ela para o local de cultivo definitivo. Se a sua região possui boas precipitações, a rega não será tão necessária.
A goiabeira é uma árvore frutífera que pode chegar a ter mais de dez metros. Por isso, para fazer seu cultivo em vaso, o recipiente deve ser grande e com boa capacidade de litragem.
Insira terra nutrida e com calcário no vaso e em seguida, coloque sua muda. Uma boa dica é colocar ao lado da muda uma estaca e amarrar as duas juntas para dar suporte à planta.
Coloque o vaso em um local que tenha boa incidência de luz solar por algumas horas do dia. Não se esqueça de fazer a rega ao notar que o solo está seco, mas sem encharcar a planta.
A goiabeira costuma ser uma árvore bem resistente. Porém, para que tenha bons frutos, ela necessita de algumas manutenções.
A poda da árvore deve ser feita a cada dois meses. Dessa forma, você estimula o crescimento mais forte dela. Também tenha atenção a possíveis insetos que podem atacar seu pé de goiaba.
A reposição de nutrientes do solo não deve ser esquecida. Em intervalos de um mês, insira adubo ao redor do pé da goiabeira e faça a limpeza do espaço de plantio.
Dessa forma, sua casa terá um belo pé de goiaba e irá produzir frutas saborosas para você aproveitar.