Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar pequi e ter um pedaço do Cerrado em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar pequi

Aprender como plantar pequi pode ser o sonho das pessoas que querem ter esse fruto adocicado em casa. Afinal, seu uso na culinária na região do Cerrado já é conhecido, dando um toque final nos pratos locais.

O pequi é um fruto natural da região do Cerrado brasileiro. Seu nome tem origem tupi, com o significado de “pele espinhenta”. Afinal, esse fruto possui espinhos que podem chegar a até 4 milímetros de comprimento. 

Dentro do fruto é possível encontrar de duas a três sementes, que ficam revestidas por uma camada do fruto. 

A árvore da qual nasce o pequi chama-se pequizeiro e pode chegar a mais de dez metros de altura

E aí, gostou de saber mais sobre o pequi? Então vem com a gente para saber como plantar pequi e ter esse fruto em sua casa.

Como cultivar pequi

Antes de tudo, saiba que há diferentes formas de cultivar esse fruto. No entanto, há algumas orientações para que sua planta se desenvolva bem. 

Primeiramente, o pequi não precisa de um solo muito enriquecido. Um pouco de adubo basta para a planta ser cultivada no chão. Outro cuidado a se tomar é com o aparecimento de pragas que podem estragar sua plantação. 

Por isso, fique atento a larvas e fungos e utilize inseticidas próprios para plantas, se precisar.

O pequizeiro necessita de um solo profundo e bem drenado para seu bom crescimento. Além disso, recomenda-se que o plantio seja feito no início do período de chuva.

Agora vamos conhecer as diferentes formas de como plantar pequi.

Como plantar semente de pequi

Quem tem interesse em plantar caroço de pequi, saiba que o desenvolvimento total da planta, com frutos, se dá após seis anos. Por isso, é bom já começar!

Selecione uma semente do fruto já maduro e retire a pele que a reveste. Em seguida, coloque essa semente em um recipiente com água durante um período de quatro a cinco dias.

O próximo passo é deixar a semente secar totalmente na sombra por até 10 dias. Nesse período, a semente já começará a germinar.

Com isso, ela estará pronta para ser plantada. 

Com o auxílio de uma , cave um buraco no solo de até 5 cm e insira a semente com a parte aberta virada para cima. Acrescente terra acima da semente, de forma que o caroço fique coberto por uma fina camada de até 2 cm.

O mesmo procedimento vale para sementes de pequi plantadas em vaso. A diferença é que o vaso precisa ter uma capacidade de 4 litros para a inserção da terra.

Como fazer muda de pequi

como plantar pequi

Para quem quer um desenvolvimento mais rápido da planta, uma boa solução é cultivar o pequi pela sua muda.

As mudas podem ser adquiridas em lojas de floricultura, ou então você pode fazer a sua.

Selecione um fruto de pequi em bom estado, fechado e com as sementes e a pele. Insira o fruto em um recipiente com água por um período de até quatro dias. 

Após o procedimento, retire a polpa e separe as sementes, que devem ser colocadas para secar totalmente por dois dias.

O próximo passo é acelerar a germinação. Para isso, faça uma mistura de ácido giberélico e álcool, junto com 4 litros de água. Coloque a semente nessa mistura e com o auxílio de luvas protetoras, mexa bem.

A semente deve ficar nessa mistura por quatro dias. Somente quando sua casca começar a abrir, insira a semente na terra. 

Logo em seguida, cuide da irrigação da semente. Ela deve ser molhada duas vezes ao dia.

Após dois meses, a semente já terá germinado bem e estará pronta para ser plantada como muda. Transfira sua muda para o local que desejar plantar e não se esqueça de acrescentar um pouco de adubo no solo.

Continue regando duas vezes por dia e, após um tempo, sua muda já terá alcançado uma boa altura.

Por fim, siga com os cuidados com seu pé de pequizeiro. Dessa forma, quando começarem a surgir os frutos, faça bom uso deles. No entanto, tome cuidado com os espinhos do pequi.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. valdevino alveja de Melo disse:

    muito benvindo estás orientações de plantações

  2. Tarcizio Melo disse:

    Aprecio muito o pequi .
    Obrigado pela dica . Vou fazer uma tentativa como vcs esplicarsm . Muito obrigado

  3. Antônio Cícero de Oliveira disse:

    Aprecio muito o pequi, tbem coleto sementes, escarifico, faço germinar, crescer e plantar.

Deixe o seu comentário