
Quem tem contato estreito com a terra sabe a importância do adubo para ter plantas saudáveis. Sua utilização auxilia na nutrição e reposição dos nutrientes no solo, estando presente, assim, em qualquer sistema de cultivo. Mas você sabe quais são os tipos de adubo exatamente?
Vale explicar que a aplicação do adubo tem como objetivo fertilizar o solo e tornar suas características físicas, químicas e biológicas ideais para o desenvolvimento das plantas. Por isso, é fundamental saber quais os tipos de adubo, para assim entender qual irá se adequar melhor às necessidades e aos custos de cada sistema.
Venha descobrir mais sobre o assunto, continue a leitura!
Neste caso, refere-se a qualquer matéria-prima que seja de natureza orgânica e tenha acontecido por meio de um processo físico e químico que faz parte deste tipo de adubo. É uma ótima opção para quem prefere deixar que o processo aconteça naturalmente.
Então, os nutrientes são liberados lentamente através da decomposição de alguma matéria, sendo obtida de fontes vegetais (como as plantas) ou animais (como a casca de ovo). Os mais conhecidos são:
Outra opção são os adubos minerais, como o famoso NPK. A sigla refere-se à sua finalidade: fornecer nitrogênio, fósforo e potássio para as plantas. Entre os 17 minerais que são essenciais, estes três macronutrientes se destacam.
A planta, ao morrer e ocorrer a decomposição, devolve os nutrientes ao solo e faz com que outras os utilizem no seu desenvolvimento, seguindo esse ciclo natural. Porém, quando é colhida, podada ou, até mesmo, desmatada, esse processo é freado. Desta forma, é de grande importância que seja sempre feita a adubação.
Os adubos NPK possuem diferentes fórmulas e com quantidades de nutrientes variados. Saiba alguns com maior destaque, como:
Existem três tipos de adubação para serem realizadas e cada uma depende de fatores específicos. Listamos abaixo algumas opções:
Agora que você conheceu mais sobre os tipos de adubo, está pronto para cuidar das suas plantas de maneira correta e proporcionar um crescimento saudável à elas.
Quer saber mais dicas sobre jardinagem? Acesse outros posts de nosso blog: