Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Adubação: tipos de adubo, técnicas e muito mais

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de adubo

A adubação é essencial para o amante de jardinagem deixar suas flores e plantas sempre bonitas, seja em jardins ou vasos pela casa. Por isso, nós preparamos um post completo com tudo o que você precisa saber. Confira!

Por que fazer adubação?

Fazer a adubação do solo é essencial para repor os nutrientes da terra necessários para que a sua flor ou planta cresça sempre saudável. E para fazer esse processo da melhor forma, é preciso conhecer melhor cada um dos tipos de adubos e a forma como usá-los na jardinagem. Conheça mais sobre eles.

Os diferentes tipos de adubo

Para fazer a adubação de plantas e flores, normalmente são usados dois tipos de adubos, os compostos de materiais orgânicos e os que levam produtos químicos em sua fórmula. E cada um deles contribui à sua maneira para o bom desenvolvimento do seu jardim.

1.Tipos de adubo orgânico

Na categoria dos adubos orgânicos estão presentes qualquer matéria-prima que seja de natureza orgânica e tenha surgido por meio de um processo físico e químico. É uma ótima opção para quem deseja cultivar plantas e flores de maneira natural, porém mais lento.

Nesse tipo de material para adubação, os nutrientes são liberados lentamente através da decomposição de alguma matéria de fonte vegetal ou animal, permanecendo no solo por até 3 meses. Os mais conhecidos são:

  • Compostagem;
  • Esterco;
  • Farinha de ossos;
  • Húmus de minhoca.

2. Tipos de adubo químico

Uma alternativa ao uso de materiais orgânicos na fertilização do solo é adotar os adubos químicos, composto com combinações de diversos minerais NPK. Eles têm uma absorção mais rápida pelas plantas e flores, porém a adubação se torna mais frequente. Saiba mais sobre cada uma das variações.

Tipos de NPK

A sigla refere-se à sua finalidade: fornecer nitrogênio, fósforo e potássio para as plantas e flores. Apesar da sigla se referir a três compostos, a fórmula desse adubo químico conta com, aproximadamente, 17 minerais essenciais para o bom desenvolvimento do seu jardim.

Os adubos NPK possuem diferentes fórmulas e com quantidades de nutrientes variados. Saiba alguns com maior destaque, como:

  • NPK 4-14-8 (quatro partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e oito partes de potássio). Ideal para ser administrado na hora do plantio e preparo do solo;
  • NPK 10-10-10 (partes iguais dos três elementos). Voltado às espécies que não florescem e não produzem frutos. Fora isso, indicado para plantas já formadas e flores, folhagens e frutíferas;
  • NPK 15-15-20 (15 partes de nitrogênio, 15 partes de fósforo e 20 partes de potássio). Pode ser utilizado no cultivo hidropônico, recomendado principalmente para as hortas.

​Tipos de adubação

tipos de adubo

Existem três tipos de adubação para serem realizadas e cada uma depende de fatores específicos. Listamos abaixo algumas opções:

  • Realizada diretamente no solo: como o próprio nome diz, acontece pela adição de adubo diretamente no solo de cultivo;
  • Fertirrigação: é uma técnica de adubação que distribui os nutrientes por meio da irrigação, que pode acontecer por micro irrigação, macro aspersão, aspersão e outros métodos;
  • Foliar: realizada através da adição de nutrientes diretamente na folha das plantas, por meio de pulverização, junto com a água de irrigação ou pulverização aérea com aviões.

Adubação: como fazer?

Para quem está iniciando no mundo da jardinagem, uma dica importante é a maneira correta de fazer a adubação do solo. De acordo com Thaís Lourenço, florista no setor de jardinagem da Cobasi, “O ideal é colocar o adubo próximo à borda dos vasos de flores e plantas, pois favorece a absorção dos nutrientes pelas raízes “, contou.

Para quem gosta de criar plantas diretamente no solo, a Thais ensina a maneira correta de fazer a adubação. “No momento de fazer a adubação, coloque o adubo na região da marcada pela sombra das plantas ou das pétalas das flores. Nunca coloque os compostos próximo ao caule”, completou.

Adubo orgânico ou químico: qual escolher?

Tanto o adubo orgânico quanto o químico têm a mesma finalidade, nutrir flores e plantas com os compostos necessários para um bom desenvolvimento. Além da composição, a principal diferença entre eles está no tempo de ação, já que os adubos minerais proporcionam uma absorção mais rápida pelas raízes das plantas.

Para quem vai começar um jardim e deseja um resultado rápido sem desgastar muito o substrato, uma boa solução é alternar os dois tipos de adubo. Comece o com adubo químico para celebrar o desenvolvimento e, a cada seis meses, faça a adubação com material orgânico. Assim você manterá o substrato equilibrado e rico em nutrientes necessários para as suas flores e plantas.

Bosta em lata: adubo para iniciantes

Para quem está começando agora no universo da jardinagem e ainda não sabe qual o melhor produto para fazer a adubação de flores, uma boa escolha é a bosta em lata. Esse tipo de adubo orgânico pode ser encontrado de acordo com o tipo de flor ou planta que você deseja cultivar, facilitando assim o processo de manutenção do jardim.

Agora que você sabe quais são os diferentes tipos de adubação e substratos diferentes, já se sente preparado para começar um jardim? Conte para gente nos comentários

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Maria do Carmo Batista dos Santos disse:

    Amei. Tenho visitado a loja aqui em Santos. Adquirido plantas e acessórios. Amo os atendentes. Parabéns! Felicidades! Sucesso! Deus abençoe a todos em nome de Jesus Cristo eu peço. Amém e Amém. Obrigada pelas informações.

Deixe o seu comentário