Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar abacaxi: cultive e tenha a fruta o ano todo!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar abacaxi: cultive e tenha a fruta o ano todo

Além de ser uma delícia, refrescante e fazer muito bem para a saúde, o abacaxi é uma fruta linda, que traz charme e beleza para qualquer horta.

Se você quer plantar abacaxi em casa para ter essa fruta disponível o ano todo, precisa continuar com a gente até o final da leitura para descobrir e aprender o passo a passo desse cultivo.

É bem mais fácil do que você imagina! Vem com a gente conferir as etapas e comece já a cultivar o seu.

Como plantar abacaxi: etapa por etapa

Como plantar abacaxi: etapa por etapa

O primeiro passo é escolher uma fruta bem bonita e saudável, de preferência orgânica. Em seguida, você vai precisar extrair a coroa do abacaxi, ou seja, a parte superior da fruta que tem as folhas com os pequenos espinhos.

A melhor maneira de fazer isso é segurar o abacaxi bem firme com uma das mãos e torcer a coroa com a outra até que ela saia completamente. Uma fruta bem madura pode tornar esse processo mais fácil, bem como luvas de jardinagem para proteger as suas mãos.

Depois que retirar a coroa, observe a sua parte inferior. Tire algumas folhas para que o miolo da fruta fique bem exposto. Agora, é preciso um pouquinho de paciência: você deve deixar a coroa secando por pelo menos uma semana.

Passado esse período, coloque a coroa do abacaxi em um recipiente com água, de maneira que apenas o miolo fique submerso. Se for preciso você pode apoiar a parte superior com palitinhos e barbante, mas é muito importante não mergulhar tudo na água.

Aguarde o crescimento das raízes e vá trocando a água conforme for necessário, para mantê-la limpa e livre de insetos, larvas, mofo e sujeira.

Quando as raízes estiverem crescidas e fortes, prepare um cantinho no jardim com terra de boa qualidade e adubada. Faça um buraco de aproximadamente 15 centímetros e coloque o miolo, deixando as folhas para fora. Se a sua intenção é como plantar abacaxi em vaso, basta seguir o mesmo procedimento. Não é preciso um vaso gigante, um de tamanho médio já é suficiente. 

O abacaxi gosta muito de calor e umidade, então o ideal são os ambientes onde a incidência de luz está presente ao longo do dia todo. Conforme a plantinha for ficando mais forte, você pode mudá-lo para receber sol direto também. Regue uma vez por semana e observe a terra para não deixá-la seca ou encharcada demais.

O surgimento da flor no centro da coroa é sinal de que o plantio deu certo e que, em breve, você terá um abacaxi para chamar de seu. Vale saber que as frutas de plantas cultivadas em vasos são naturalmente menores do que aquelas originárias de plantas cultivadas no solo, pois tem mais espaço para crescer.

Como plantar abacaxi com sementes

Como plantar abacaxi com sementes

Agora que você já sabe como plantar a coroa do abacaxi, talvez esteja se perguntando se é possível cultivar a planta de outra maneira, talvez com o plantio de sementes.

Na verdade, o abacaxi não tem sementes, então o seu cultivo está diretamente associado à formação de mudas a partir da coroa, como vimos anteriormente, ou a partir dos brotos que podem surgir na base da fruta. Impressionante, não é?

Agora que você já sabe como se planta abacaxi, confira outros artigos em nosso blog selecionados especialmente para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Paulo Renato Moreira Momckes disse:

    Eu gostei muito das formas de plantio do abacaxi, bem simples.
    Gostaria de saber mais, sobre feituras de mudas de modo geral, e gostaria de saber se eu poderia encontrar pequi aqui no Rio Grande do Sul em minha cidade de Pelotas em alguns mercados para o próprio consumo, e se aqui seria possível em alguma floricultura encontrar mudas de pequi também.

  2. Cristiano Barbosa da Silva disse:

    Boa tarde! Gostei muito agora vou planta meus abacaxi!

  3. Andreia disse:

    Eu achava que abacaxi não tinha sementes mas encontrei várias sementes no abacaxi que comprei.

    • Cobasi disse:

      Andreia, tudo bem?

      Na verdade, o abacaxi não tem sementes, então o seu cultivo está diretamente associado à formação de mudas a partir da coroa, ou a partir dos brotos que podem surgir na base da fruta.

Deixe o seu comentário