Descubra qual a função da flor nas plantas

Compartilhar:


Orquídea branca

Todas as plantas são fundamentais para o planeta. Elas são responsáveis por fornecer ar puro para a respiração, manter o equilíbrio ambiental e ecológico, nutrir o solo, produzir alimentos, além de embelezar todo o espaço em que são plantadas. Mas, você já parou para pensar qual a função da flor?

Coloridas e alegres, elas são capazes de tornar qualquer ambiente ainda mais belo. No entanto, muitos não sabem qual a sua verdadeira função.

Qual a função da flor?

Das cerca de 350 mil espécies de plantas conhecidas ao redor do mundo, 250 mil são angiospermas, o grupo mais variado do reino Plantae.

As angiospermas são as plantas que produzem flores. Essa estrutura simpática e colorida tem uma função primordial: realizar a reprodução sexuada. Assim, é possível manter o ecossistema sempre renovado.

Como acontece a reprodução das angiospermas

Muitas plantas são unissexuadas, ou seja, possuem o aparelho reprodutor masculino (androceu), ou feminino (gineceu).

Cada um desses aparelhos possuem estruturas básicas. No caso do aparelho masculino, a produção do gameta (grão de pólen) é feito na antera, enquanto no feminino, ele é produzido no carpelo.

Então, para que a fertilização aconteça, é preciso que ambos os gametas encontrem-se para formar o zigoto, a primeira célula de um novo organismo. Após a primeira divisão, ele passa a ser chamado de embrião.

A reprodução segue os seguintes passos:

  1. A antera produz o pólen
  2. Ele é polinizado até alcançar o estigma, localizado no aparelho feminino. A partir daí, a germinação começa
  3. Os grãos descem do estilete ao ovário até finalmente encontrar o óvulo, onde a fecundação acontece de fato

É importante ressaltar que a maioria das flores não aceita pólen de outras espécies. Portanto, a fecundação não acontece entre espécies diferentes.

Além das unissexuadas, existem angiospermas hermafroditas. Ou seja, elas possuem tanto o androceu, quanto o gineceu, como a laranjeira. Nesse caso, a flor em si não tem sexo, mas estruturas femininas e masculinas responsáveis pela fecundação. 

Então, a planta produz o pólen e o fecunda sozinha.

Lírio rosa

Quais os frutos das angiospermas?

Agora que você sabe qual a função da flor, é importante ressaltar outra característica interessante: alguns frutos também crescem a partir da fecundação feita no ovário.

Neste caso, o ovário transforma-se em frutos, enquanto os óvulos viram sementes.

Alguns tipos de frutos das angiospermas são: uva, amora, abacaxi, ameixa e maçã.

Agentes polinizadores

A fertilização das plantas só acontece com o auxílio de agentes polinizadores: insetos, como abelhas e borboletas, pássaros, como beija-flor e morcegos, besouros e outros animais, além do próprio vento.

As flores possuem pétalas coloridas e cheiro atrativo para atrair insetos, por isso a polinização acontece com êxito. 

Além disso, a flor oferece alimento, abrigo, local para encontrar parceiros e outros benefícios aos polinizadores.

No caso dos frutos, os animais são atraídos devido à reserva nutritiva. O mais interessante é que as sementes possuem uma membrana protetora que as tornam indigeríveis.

Assim, ao serem consumidas, elas são excretadas nas fezes dos animais, o que ajuda na propagação das sementes na natureza.

Agora ficou fácil entender qual a função das flores! Continue na Cobasi e veja mais dicas e curiosidades sobre jardinagem:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário