Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar açaí e ter a fruta sempre fresca

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar açaí e ter a fruta sempre fresca

Aprender como plantar açaí virou o sonho de muitos fãs dessa fruta originária da Amazônia, que conquistou o Brasil e o mundo. 

O açaí tem sabor forte, cor inconfundível e oferece inúmeros benefícios para a saúde, inclusive contribuindo para a melhoria da memória geral e ajudando a prevenir o Alzheimer.

Existem algumas variedades de açaizeiros no país, ou seja, a planta que produz a fruta. O açaí roxo, também chamado de açaí preto, é o mais conhecido. 

É esse tipo que mais comumente encontramos nas lanchonetes e casas de suco que são especializadas em servir a fruta no copo ou na tigela.

Se você quer saber como cultivar açaí para ter um pé dessa fruta deliciosa na sua própria casa, nós vamos te ensinar. Vem com a gente descobrir!

Como plantar açaí: veja o passo a passo

O primeiro passo para quem quer saber como plantar semente de açaí é escolher a variedade que deseja cultivar e escolher bem o local onde esse plantio será feito.

Isso porque o açaí precisa receber bastante sol direto para se desenvolver bem. As cidades com temperaturas mais elevadas são ideais para o plantio da espécie, mas onde faz mais frio é possível seguir com o apoio de uma estufa ou um solário.

Em seguida, chegou a hora de germinar as sementes. Para isso, você deve colocar a variedade escolhida em um saquinho e cobrir com água morna. Deixe as sementes descansando por um período de dois ou três dias e vá observando a germinação acontecer.

Se você prefere pular essa etapa é possível escolher uma alternativa, como plantar muda de açaí. Dessa forma a planta já terá passado da fase inicial de desenvolvimento e você ganha um pouco mais de tempo.

A definição do local de plantio é fundamental, pois o açaí pode chegar a 25 metros de altura. A terra deve ser preparada com adubo curtido de qualidade, já que isso fará toda a diferença no crescimento da sua plantinha.

Idealmente, faça o cultivo das sementes até que os brotos surjam e estejam bem fortes em um vaso. 

Depois disso, com auxílio de ferramentas de jardinagem, abra covas no solo que tenham tamanho de pelo menos 40 centímetros de largura e profundidade, e faça o transplante das mudas.

Mantenha a rega constante e garanta que a planta receba pelo menos 8 horas diárias de sol.

Como plantar açaí em vaso

Como plantar açaí em vaso

O cultivo de açaí em vaso é possível, mas esse tende a ser um local temporário para a planta. A árvore do açaí é uma palmeira que pode ficar bem alta, suas raízes são profundas e precisam de bastante espaço para se desenvolver.

Por isso, caso você tenha interesse em cultivar açaí em casa, dê preferência ao plantio diretamente no solo, em terra firme. Dessa maneira seu açaizeiro poderá crescer livremente e, depois de 2 ou 3 anos do plantio, você terá frutos para colher.

Para saber mais sobre as plantas que você pode cultivar em casa, o blog da Cobasi está cheio de opções, com dicas e passo a passo! Que tal continuar sua leitura descobrindo como plantar uvas?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Regina Célia Batista dos Santos disse:

    Tenho um sitio e estou plantando umas mudas de açaí, quero saber se tenho que rega as mudas plantada o dia inteiro, porque estou comendo delas morrerem de tanta água, qual a quantidade de água na rega? Por favor obrigada.

Deixe o seu comentário