Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça 9 tipos de frutas de outono que não podem faltar na mesa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
O coco é uma das frutas do outono mais saborosas

Nada como consumir alimentos frescos e saudáveis, não é mesmo? Por isso, nós listamos 9 frutas do outono que são uma delícia. Elas são ideais para consumo in natura ou para o preparo de sucos, bolos, geleias e muito mais. Confira!

O que são frutas do outono?

Frutas do outono são aquelas que nascem entre o verão e o inverno, época do ano marcada por temperaturas e climas mais amenos. Os principais nutrientes encontrados nas frutas de outono são vitaminas A e C e fitoquímicos, que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico. Conheça algumas das frutas da estação outono.

1. Coco

coco com paria ao fundo
O coco é uma fruta ótima para manter o bom funcionamento do intestino

O coco é uma das frutas de outono que já está inserida na dieta alimentar do brasileiro. Ele é rico em fibras e vitaminas que ajudam no bom funcionamento do intestino, além de ser um poderoso antioxidante. 

E não é só isso! O óleo de coco – tipo de gordura derivado da polpa seca quando a fruta está madura – é perfeito para uma alimentação saudável, pois aumenta a sensação de saciedade do organismo. Qual tal fazer um bolo ou doce de coco hoje mesmo?

2. Caqui

cesta com caquis de outono
O caqui é fonte de vitaminas, ferro e cálcio

O caqui é uma típica fruta do outono brasileiro. Ela também é um ótimo antioxidante rico em vitaminas, como: A, B1, B2, C, ferro e cálcio. Comer caqui é indicado para quem deseja ter uma dieta equilibrada e com baixo nível de calorias.

As vitaminas encontradas no caqui também são ótimas para quem precisa reduzir o colesterol e manter a pressão arterial controlada de uma maneira natural. Por ter uma alta concentração de frutose, ela é uma boa alternativa para quem gosta de um alimento doce e saudável.

3. Goiaba

copo com suco de goiaba
A goiaba é uma fruta de outono que pode ser consumida de diversas maneiras

Outra fruta de outono bastante famosa é a Goiaba. Ótima opção para a confecção de bolos, sucos, compotas e geleias, ela é rica em vitamina C e antioxidantes, nutrientes que ajudam na prevenção de uma série de doenças, como o câncer.

A goiaba também apresenta vitaminas que deixam o cabelo e a pele ainda mais bonitos, saudáveis e contribuem para retardar o processo de envelhecimento. Isso sem falar que essa fruta de outono é ideal para aliviar problemas relacionados à tensão e o estresse.

4. Banana

frasco com leite, banana e cereais
Consumir banana ajuda a evitar câimbras e dores musculares

A banana é uma das frutas de outono que fazem bem tanto para saúde quanto para o bolso. Rica em carboidratos e Vitamina B, a fruta é muito usada por atletas que precisam de fontes de energia para o treinamento e para combater câimbra, sem precisar gastar muito.

Outra característica marcante da banana é a versatilidade, pois, com o fruto é possível fazer bolos, sorvetes, vitaminas e sobremesa. Por ajudar na saciedade do organismo, ela pode ser uma grande aliada para quem precisa manter uma dieta controlada.

5. Pera

fruta pera na árvore é uma fruta de outono
A pera é uma maneira deliciosa de hidratar o organismo

Que tal uma fruta de outono rica em fibras, vitaminas A e C e com bastante água, responsável por ajudar na hidratação do organismo? Estamos falando da pera, que além de ser saborosa, seus nutrientes ajudam a manter o corpo protegido contra diversas doenças. Ela pode ser consumida in natura, em saladas de frutas, sucos e tortas.

6. Abacate

tigela com creme de abacate
O abacate é aquela fruta de inverno que combina com qualquer prato

Uma das frutas da estação outono mais versáteis e deliciosas é o abacate. Podendo ser consumida como lanche, vitamina, guacamole e em outros pratos. A fruta tão tradicional no Brasil colabora para a melhora da saúde e do sistema circulatório, pois tem na sua composição alto nível de potássio e vitaminas do complexo B, K e C.

7. Uva

uva no cacho é um das frutas de outono
Consumir uva ajuda a manter a saúde mental em dia

Quer uma fruta de outono prática para comer e cuidar da saúde a qualquer hora? Então, nada melhor do que a Uva. Uma boa alternativa para combater os radicais livres e prevenir as doenças ligadas ao coração. Isso sem falar no complexo B, que ajuda a manter a saúde mental em dia.

8. Mamão

mamão picado e no prato
O mamão é boa alternativa natural para o controle do colesterol

Encontrada nas versões Papaia e Formosa, o Mamão é a fruta de outono indicada para quem precisa melhorar a imunidade. Suas vitaminas e fibras são essenciais também para o controle do colesterol e a melhora do intestino. Isso sem contar o seu sabor irresistível, não é mesmo?

9. Manga

jarra com suco de manga frutas de outono
A manga, além de deliciosa é rica em fibras e vitaminas

Para fechar a nossa lista de frutas de outono, temos a Manga. Ela pode ser consumida como salada, sobremesa e mesmo in natura. Por ser rica em vitamina A e fibras é um bom alimento para quem sofre de prisão de ventre ou que deseja que o sistema intestinal funcione como um reloginho.

Como plantar frutas de outono

Gostou da nossa lista com sugestões de frutas de outono e está pensando em cultivá-las em sua horta ou jardim? Então, prepare-se e confira tudo o que você precisa fazer para ter uma fruta linda, madura e saborosa à mesa.

Escolha a iluminação correta

As frutas de outono precisam de um ambiente bastante iluminado e com a incidência direta da luz do sol para se desenvolverem e ficarem livres de pragas e fungos. O cuidado com a iluminação se faz ainda mais importante, por se tratar de uma estação do ano onde o  clima é mais ameno, sem os raios de sol necessários. 

Como fazer o plantio das frutas de outono

O plantio das frutas de outono pode ser feito de duas maneiras: diretamente no solo ou em vasos, que devem possuir furos na base para favorecer a drenagem do solo. Antes de colocar as sementes, forre bem o fundo do vaso com substrato orgânico de boa qualidade. Por fim, cubra a sementes das frutas com terra até completar o vaso. Agora é só começar a regar.

Como fazer a rega de uma fruta de outono

No outono, tanto as flores quanto as frutas costumam perder menos líquido. Por isso, necessitam de regas menos frequentes. Para evitar o encharcamento do substrato e apodrecimento das raízes, faça a irrigação do solo apenas quando ele estiver seco.

Faça a poda periódica

Para garantir que as frutas de outono tenham sempre os nutrientes necessários para crescer, inclusive recebendo a luz direta do sol, faça a poda periódica. Remova possíveis folhas amareladas ou mortas que possam bloquear os raios do sol e roubar os minerais usados para a fertilização

Agora que você já conhece os benefícios de cultivar frutas de outono em casa, contra para gente: qual delas é a sua preferida? 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário