Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar abacaxi em vaso?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar abacaxi em vaso?

Parece mentira, mas você sabia que tem como plantar abacaxi em vaso? E na verdade nem é tão difícil assim. Na verdade, essa é uma ótima opção para quem ainda está aprendendo a cultivar frutíferas em vaso. Basta ter os cuidados certos e você com certeza poderá desfrutar dessa deliciosa fruta tropical em casa.

Fazendo as mudas de abacaxi

O primeiro passo para plantar abacaxis é fazer as mudas. Escolha um abacaxi nem muito verde, nem muito maduro. O corte para recolher a coroa deve deixar cerca de 2 centímetros da polpa. Essa camada de polpa vai ajudar a coroa a lançar as raízes.

Em seguida, retire as folhas mais próximas do corte para deixar o miolo exposto. Esse processo de limpeza e a camada de polpa ajudam a coroa a lançar as raízes para fora. Depois disso basta deixar o miolo exposto em contato com a água, só tome cuidado para não molhar as folhas. Depois de uma semana a coroa já terá raízes.

Preparando o vaso

Como plantar abacaxi em vaso é relativamente fácil, tudo o que você precisa fazer é acertar no tipo de vaso, na qualidade do solo e na quantidade necessária de água e luz solar. Antes do plantio definitivo, a muda deverá ser plantada em um vaso pequeno para permitir que as raízes se desenvolvam com mais força.

Depois de mais ou menos um mês ganhando força, está na hora de fazer o segundo plantio, dessa vez em um vaso um pouco maior. Vasos com 25 cm de diâmetro e de altura são suficientes para o bom desenvolvimento do abacaxi.

O solo ideal e os nutrientes necessários

O substrato ideal para abacaxis é composto por três partes: uma de areia, outra de composto vegetal e outra de condicionador de solo como turfa, esfagno ou vermiculita. Garanta produtos de qualidade, porque se um desses três elementos não estiver limpo e esterilizado poderá levar doenças para sua muda de abacaxi.

O ideal é fazer a adubação do solo de três em três meses. Produzir frutos não é uma tarefa fácil. Na verdade, é algo que demanda muita energia e trabalho das plantas. Por isso, garanta o aporte de nutrientes necessários para o abacaxi com adubos específicos para a frutificação.

Como plantar abacaxi em vaso sem errar

Como plantar abacaxi em vaso?

Para cultivar frutíferas em vaso você precisa seguir algumas dicas. Antes de transplantar a muda, tenha certeza de fazer uma boa camada de drenagem com pedras, seixos ou argila expandida no fundo do vaso. E só complete o vaso com o substrato adequado depois de colocar uma camada de filtro entre a drenagem e a terra. Esse filtro pode ser feito com tecidos sintéticos ou mantas ecológicas.

Seguindo essas recomendações você evita que o solo fique encharcado, o que pode apodrecer as raízes da planta. Lembre-se que o abacaxi é uma planta que precisa de pouca água. De modo geral, existem duas regas que vão ajudar no cultivo de abacaxis: a primeira é o borrifamento, que deve ser feita todos os dias; a outra é a rega comum, feita duas vezes por semana.

Os dois métodos podem ser combinados desde que você more em um local muito seco e quente. Caso contrário, utilize ou o borrifamento, ou a rega tradicional, respeitando os intervalos. Por fim, uma dica importante é nunca molhar o solo diretamente para não enfraquecer as raízes. Ou seja, a água deve ir direto na planta.

A última dica é ter paciência. Afinal, plantar abacaxi em vaso é um processo demorado e você pode achar que o trabalho não está compensando. Por isso respire e curta o processo. Com calma, foco e os cuidados certos você poderá saborear o seu primeiro abacaxi um ano depois de ter separado aquela coroa para lançar raízes. Vale a pena!

Gostou dessas dicas sobre como plantar abacaxi em vaso? Confira mais posts sobre jardinagem em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Jane Mary Pohlenz Monteiro disse:

    Muito profissional o blog da Cobasi.Completo e muito esclarecedor sobre o assunto que pesquisei. Sucesso !

Deixe o seu comentário