Veja como plantar repolho de maneira simples e fácil!

Compartilhar:


como plantar repolho em casa

Os alimentos orgânicos ocupam um espaço cada vez maior na vida das pessoas. Afinal, ter uma horta orgânica em casa faz com que a sua família se sinta livre dos agrotóxicos que as grandes lavouras impõem. Sendo assim, aprender como plantar repolho em casa é uma boa saída.

Na verdade, esse é o primeiro passo para entender e valorizar mais os alimentos orgânicos. Afinal, dessa forma o acesso a uma comida mais saudável se torna mais simples. Além do repolho, você também pode aprender a plantar outros alimentos de maneira simples e fácil, com apenas algumas dicas essenciais para o plantio.

E então, vamos lá?! Acompanhe o conteúdo e aprenda como plantar repolho em casa!

Como plantar repolho em casa?

Antes de entender como plantar repolho em casa, certifique-se de que o solo que será usado em sua horta tem uma boa drenagem, boa fertilidade e boa circulação de nitrogênio. Afinal, esses são os fatores principais para um bom cultivo da sua horta.

Irrigue sempre que necessário, de forma que o solo esteja sempre úmido. O plantio é feito por meio de sementes ou diretamente na horta. Quando se trata de plantar repolho para consumo próprio, não é algo que acontece da noite para o dia. Pelo contrário, a sua primeira colheita pode demorar cerca de 60 dias em cultivos precoces e 80 para o cultivo normal.

Para que fique mais claro o entendimento sobre como plantar repolho, separamos algumas regras que são essenciais.

  • Prepare o canteiro envolvendo a terra em profundidade e misturando com adubo bem curtido ou cama de galinheiro.
  • As regas devem ser regulares conforme o tipo de solo, sua umidade natural e incidência de chuvas.
  • O espaçamento recomendado para altura é de 0,80 a 1,0 m entre linhas e 0,40 a 0,50 m entre as mudas.
  • A colheita ocorre de três a cinco meses após a semeadura.
  • Confira se a cabeça está com consistência bem firme e quando as folhas junto ao caule começarem a enrolar, o repolho estará em ponto de colheita.

como plantar repolho em casa

Entenda mais sobre o repolho

O consumo do repolho pode ocorrer tanto cru, como uma salada, ou cozido. Além disso, é comum vê-lo como conserva também. Contudo, o cozimento exagerado desse alimento pode causar um cheiro desagradável, que é resultado da produção de sulfato de hidrogênio causado pelo cozimento.

Dentro de certos limites, quanto mais tempo o repolho for cozido, mais forte será o seu odor e ainda mais desagradável será o seu sabor. O tempo ideal para o cozimento do repolho é de aproximadamente 4 minutos, podendo variar de cultivo para cultivo.

O repolho é uma verdura que se desenvolve melhor em ambientes com o clima mais frio. Ele costuma ser plantado em regiões com o clima tropical em épocas de outono/inverno e pode ser cultivado em qualquer região do país, inclusive em casa.

Aprender a como plantar repolho, além de trazer economia para a sua mesa, também garante que você saiba a procedência dos alimentos. Isso acaba trazendo milhares de benefícios para a sua saúde!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário