Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como eliminar caracol das plantas?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
caracol

O caracol é um molusco gastrópodes bastante conhecido por jardineiros e agricultores. Com presença constante nos jardins e plantações, essas lesmas causam diferentes lesões nas plantas, prejudicando a sua fotossíntese e, claro, seu crescimento saudável. Encontrou algum caracol na sua planta e não sabe como se livrar dele? Vamos te ajudar!

Por que os caracóis ficam nas plantas?

Nós sabemos que para manter seu jardim, horta ou qualquer outra planta bonita e saudável é preciso de muita dedicação e esforço. Entre esses cuidados, por exemplo, está a eliminação de pragas e pestes que prejudiquem a saúde da planta, assim como o caracol. 

Esses intrusos percebem nas plantações um habitat perfeito para o seu crescimento, alimentação e procriação. Isso porque, eles precisam de locais úmidos e com sombras para se desenvolver, por este motivo os jardins são ambientes favoritos desses moluscos. Quando se trata de condições climáticas mais nebulosas, por exemplo, os caracóis podem ser vistos até durante o dia, principalmente em períodos pós-chuva.

Nas plantas, os caracóis escondem-se entre as sombras, abaixo das folhas e ainda próximo das fontes de água. Os vasos são ambientes propícios para que eles soltem seus ovos, 

Como eles prejudicam as plantas?

Escondidos no interior dos vasos em locais de sombra, esses animais raspam os caules, as folhas e os brotos recém-nascidos com a rádula, uma estrutura que fica abaixo do seu casco. Com o passar do tempo, isso pode causar o enfraquecimento das plantas e, dependendo da quantidade de caracóis presentes no jardim, isso pode ser fatal para as plantas.

Além dos caracóis, caramujos e lesmas também são pragas que podem ser vistas com frequência em plantas alimentícias e ornamentais. Eles podem causar danos irreversíveis as plantações e ainda algumas espécies podem transmitir doenças.

Quais as espécies de plantas mais comuns de terem caracóis?

caracol

Embora seja uma praga presente no jardim, que podem se alimentar de diferentes espécies de plantas, existem algumas que são consideradas as favoritas dessas lesmas, por exemplo:

  • Morango;
  • Alface;
  • Repolho;
  • Plantas de pimentão;
  • Espinafre;
  • Cenouras;
  • Aspargos;
  • Ervilhas.

Vale destacar que dependendo da espécie desse molusco, eles podem ser seletivos na espécie de planta, já que existem agriculturas que eles não resistem ao comer. 

Como se ver livre do caracol?

Existem inúmeras formas indicadas para se ver livre de caracóis nas plantações. No entanto, algumas podem não ser boas opções por conta dos ingredientes utilizados na sua composição, que podem tanto prejudicar os caracóis quanto as plantas também, dessa maneira, tendo o efeito contrário ao esperado.

Por este motivo, indicamos que ao visualizar essas espécies no seu jardim ou vasos de plantas, a coleta deve ser feita manualmente. É importante considerar, porém, que é necessário a utilização de luvas, uma vez que esse animal solta uma espécie de gosma que pode causar reações alérgicas

A utilização de lesmicidas também podem ser uma ótima opção, afinal, esses produtos são desenvolvidos justamente para afastar essas visitas indesejadas das plantações, sem causar nenhum prejuízo às plantas. Entre os benefícios desses produtos, estão:

  • Eliminação completa de lesmas e caracóis;
  • Eficiência máxima;
  • Não dissolvem com a presença de água;
  • Com o passar do tempo, caso não sejam consumidos, tornam-se adubos naturais.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário