Aranto, para que serve esta planta?

Compartilhar:


aranto para que serve

Já ouviu falar em aranto, para que serve esta planta e como utilizá-la no dia a dia? Quem já viu essa plantinha em algum lugar com certeza reparou que ela tem algumas curiosidades bem evidentes. A principal delas, é claro, são os muitos brotinhos que nascem nas bordas das folhas.

Aranto, o que é?

Não por acaso, essa planta é também conhecida como “mãe de milhares”, pois são muitos os brotos que crescem e se soltam de suas folhas. Por esse motivo, esta é uma planta que se propaga com muita velocidade. Além disso, ela é bastante resistente e é geralmente vista crescendo em frestas e buracos no cimento.

Natural de Madagascar, a “mãe de milhares”, de fato, se espalhou por muitos países, incluindo o Brasil. E em todos os lugares ela passou a ser adotada como planta medicinal, apesar de bastante tóxica. Agora, além das curiosidades do Aranto, para que serve esta planta?

Aranto, para que serve?

Antes de mais nada, lembre-se desta informação: aranto é uma planta que apresenta alta toxicidade, sendo responsável pela morte por envenenamento de animais e humanos ao redor do mundo. Entretanto, quando usada em pequenas quantidades, a planta do aranto parece ter algumas propriedades farmacológicas.

Não por acaso, muitas comunidades tradicionais utilizam essa planta em casos de infecção, inflamação, diarreia ou febre. Além disso, os cientistas também vêm pesquisando o efeito do aranto no tratamento de distúrbios psicológicos e até mesmo no combate ao câncer.

Por esse motivo, a planta vem sendo analisada em testes in vitro por biomédicos em grandes centros de pesquisa do país. Os estudos em laboratório podem ajudar a isolar as substâncias benéficas ao organismo daquelas que são tóxicas. No entanto, ainda não há nenhuma indicação médica para o consumo seguro de aranto.

Por isso, quem pretende ingerir qualquer quantidade de aranto não deve fazer isso por conta própria. Consulte um médico fitoterapeuta para saber se doses pequenas da planta podem ser benéficas ao seu organismo.

Como cultivar aranto

aranto para que serve

Agora, se a sua ideia é contar somente com a beleza do Aranto, então basta se certificar que ela ficará longe do alcance dos pets e das crianças. Até porque o cuidado com essa planta é muito fácil.

O aranto é da família da karanchoe, plantas de origem africana muito resistentes ao calor e à falta d’água. Esse tipo de planta dá lindas e delicadas flores. Ou seja, são ótimas opções ornamentais e compõem muito bem em canteiros, especialmente com suculentas.

Elas são de fácil cultivo e não demandam muita atenção. Mas para garantir boas floradas, tenha certeza de fornecer a quantidade necessária de nutrientes para a planta.

Outra dica é que essas plantinhas adoram a luz do sol. Por isso, se for cultivá-las em apartamento, lembre-se de deixá-las nos parapeitos das janelas para receber pelo menos 6 horas diárias de sol.

Em resumo, se você estiver se perguntando sobre o aranto, para que serve e como cultivar, ainda não há resposta definitiva, pelo menos para a primeira pergunta.

As pesquisas sobre as propriedades medicinais do aranto ainda estão sendo feitas, embora seja comum o uso de chás e compressas por comunidades tradicionais. Já para o cultivo, basta um solo simples e o mínimo de atenção.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Vanessa disse:

    Bom dia eu gosto muinto destas plantas medicinas elas são menhor que remedio de fatmacia

Deixe o seu comentário