Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Suplementação para gatos: o segredo para uma vida saudável

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Pensando em proporcionar sempre o melhor para o pet, muitos tutores buscam incluir a suplementação para gatos na dieta. Mas será que dar vitaminas é mesmo necessário? E se for, qual o melhor suplemento para gatos? Posso dar remédios caseiros para este fim?

Já deu para perceber que as dúvidas não param por aí, certo? Por isso preparamos um artigo completo com tudo sobre suplementos alimentares para gatos. Confira!

Meu pet precisa de suplementação para gatos?

Essa é uma pergunta que apenas o médico-veterinário pode responder. Isso porque, além de avaliação clínica, podem ser necessários exames laboratoriais para avaliar a saúde do seu bichinho.

No entanto, é importante saber que as rações de qualidade super premium para gatos oferecem nutrição completa para uma dieta balanceada. Sendo assim, ao optar por um alimento superior, você reduz a necessidade de suplementação.

Ainda assim, pode ser que seu pet precise de um reforço para a reposição de nutrientes, mas somente um especialista pode confirmar esse diagnóstico. Portanto, se você está se perguntando qual o melhor suplemento vitamínico para gato, não basta dar qualquer um para o pet. Cada produto tem uma função específica, e muitos deles exigem uma regulação alimentar para ter efetividade.

Quando o gato precisa de suplementação?

Vários fatores podem ocasionar uma situação que exija esse tipo de medida, como, por exemplo: disfunções metabólicas, falta ou excesso de atividades físicas, mudanças na rotina do pet, entre outras. Assim, só será possível saber quais vitaminas para gatos estão faltando no organismo do peludo após um diagnóstico veterinário.

Por isso, antes de sair comprando qualquer suplemento disponível na prateleira do pet shop, é importante consultar um especialista em nutrição animal. Continue lendo para saber mais!

Quando o gato precisa de suplementação?

São inúmeras as razões que levam à necessidade de suplementação para gatos. Algumas doenças podem impactar na absorção dos nutrientes, fazendo com que vitaminas sejam indicadas. Perda de peso, baixa imunidade e até prenhes podem gerar nessa demanda.

A idade é outro fator que pode motivar o uso de suplementos. Enquanto gatos filhotes podem ter déficit nutricional por desmamarem muito cedo, animais idosos comumente não são capazes de repor os nutrientes na quantidade ideal. E para cada necessidade, há uma suplementação para gatos diferente.

Até animais que aparentam saúde podem precisar de suplementos e vitaminas para gatos. Por isso, faça o check-up periódico com o seu veterinário de confiança!

Como suplementar gatos?

Isso vai depender do problema e do suplemento indicado pelo veterinário. Em geral, a suplementação para gatos com ômega 3 é feita para a pelagem, reduzir alergias e melhorar a função do organismo como um todo. Esses óleos graxos costumam ter a apresentação em comprimidos gelatinosos, e a administração deve ocorrer por via oral.

No entanto, também é possível encontrar suplementos cuja administração consiste em colocá-los na água ou nos alimentos. Além disso, alguns têm até o formato – e o sabor – de petiscos!

Quais os principais suplementos para gatos?

Existe suplementação para gatos com as mais diversas necessidades. No entanto, alguns déficits nutricionais são mais comuns. Confira quais são os mais usados por tutores!

Vitamina para gato filhote

Seja por desmame prematuro ou alguma falha na alimentação, muitas vezes os gatos filhotes precisam de suplementação. O Support Milk Cat, por exemplo, é uma fórmula que substitui o leite da mãe.

Uma outra suplementação bastante comum para gatos filhotes é a pasta com probiótico e prebióticos, que auxiliam na reconstrução da microbiota intestinal.

Vitamina C para gatos

A vitamina C também é um suplemento para gatos bastante comum, como é para os humanos. Usada para fortalecer o sistema imunológico, sua recomendação costuma ocorrer para evitar o surgimento de outras doenças.

Suplemento para gato engordar

A suplementação para gatos com perda de peso e massa muscular é usado em diversas ocasiões. O Nutralife Intensiv, por exemplo, é um concentrado hipercalórico para cães e gatos que é fonte de proteínas, lipídios, vitaminas e minerais.

É mais comum que o veterinário indique esse tipo de suplementação quando o animal está debilitado.

Pastinhas e probióticos

Há diversas apresentações possíveis para os probióticos, desde pastinhas que são dadas diretamente na boca do animal até em pó para adicionar ao alimento. O Bulvitan probiótico, por exemplo, é um suplemento que comporta carências de microelementos.

Os probióticos em pasta são compostos por lactobacilos vivos e indicados para auxiliar na manutenção da flora intestinal e na recomposição da microbiota. Sua utilização é comum após verminoses ou diarreia grave.

Agora você já sabe o que é suplementação para gatos e quais as principais utilizações. Ainda tem dúvidas? Deixe as suas perguntas nos comentários!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Eda santos disse:

    Gostei da matéria. E vcs estão de parabéns comigo por fazer uma matéria tão iclara e informativa. Peço que me envie informações sobre os eventos. Estou pretendo estudar pra mediicina veterinária.

Deixe o seu comentário