Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Abscesso em gatos: o que é e como evitar nódulos em felinos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
abscesso em gatos

Tutores de felinos não castrados, que passam longos períodos longe de casa, precisam de atenção redobrada. Isso porque esses animais estão mais propensos a desenvolver doenças e problemas de saúde, como o abscesso em gatos. Você já ouviu falar sobre essa inflamação?

Neste artigo, vamos te explicar o que é esse problema, como evitar e tratar. E então, vamos lá?!

O que é abscesso em gatos?

O abscesso é uma inflamação que atinge cães e gatos. Ele nada mais é que uma reação do organismo a algum agente infeccioso. Ao se contaminar, o corpo forma nódulos com pus – em alguns casos avermelhados – que acometem a pele e/ou o tecido subcutâneo.

Em geral, o abscesso em gatos é causado por lesões derivadas de mordidas e arranhões. Por isso, felinos não castrados, adultos e machos que ficam longas horas fora de casa ou que vivem em abrigos estão mais propensos a desenvolver abscessos.

Sendo assim, o abscesso subcutâneo é o problema de pele mais comum em gatos. A inflamação pode acometer os membros, a cauda, a cabeça ou o pescoço.

O que causa abscesso nos felinos?

Entre as possíveis causas para o abscesso, estão:

  • arranhões;
  • mordidas;
  • traumatismos;
  • infecções sistêmicas;
  • corpos estranhos.

Sendo assim, se o seu gato voltou da rua com algum arranhão ou mordida, é muito importante cuidar da ferida o mais rápido possível. Dessa maneira, são maiores as chances de evitar o desenvolvimento do abscesso. Em alguns casos, as bactérias causadoras da infecções podem até mesmo atingir a circulação sanguínea e causar infecções mais graves.

Por isso, preste sempre atenção ao corpo do pet. Além disso, ao verificar qualquer nódulo, limpe a região com água e sabão imediatamente e vá ao veterinário.

Sintomas do abscesso

O gato com abscesso costuma apresentar os seguintes sinais clínicos:

  • dores;
  • calor na região;
  • inchaço;
  • depressão;
  • anorexia.

Caroço no pescoço do gato: é abscesso?

Depende, afinal, nem sempre o inchaço ou verruga no pescoço estão relacionados ao abscesso. O mais importante é que os tutores fiquem atentos a qualquer carocinho no corpo do pet. Assim que notar mudanças na pele do gato, vá ao veterinário.

Tratamento

abscesso em gatos gato deitado

Quando o abscesso em gato é diagnosticado, o profissional irá realizar uma drenagem no nódulo. Após a incisão, o tutor deverá limpar o local todos os dias e utilizar remédios para abscesso em gatos, com produtos recomendados pelo veterinário. Evite receitas caseiras!

Para dar continuidade ao tratamento em casa são utilizados analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. No entanto, siga as recomendações do médico-veterinário! Dessa forma, o seu bichinho vai melhorar o mais rápido possível.

Gatos com abscesso ficam bem em até duas semanas. Contudo, se isso não acontecer, volte ao veterinário para realizar novos exames e investigar melhor as causas do problema.

Como evitar abscesso em gatos

A castração é a melhor maneira de evitar abscessos e outros problemas de saúde. Isso porque ela diminui as chances de o pet fugir de casa e brigar na rua por fêmeas e território.

Além disso, é de extrema importância que o tutor evite saídas frequentes do animal à rua. Mas se isso acontecer com frequência, fique atento a qualquer mudança no corpo do pet. Essas são formas de preservar a saúde do seu bichinho de estimação sempre.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Paula glauce disse:

    Meu gato tem 19 anos e tem um caroço no rabo dele tenho medo de leva para o veterinário e ele mandar aplicar a vacina para matar.pois meu gato é um guerreiro.e eu amo muito😞😞

  2. Yasmin disse:

    Meu gato está com um abcesso na garganta e começou a sair o pus, fez sozinho um buraco em seu rosto e na garganta e começou a vazar pus ..
    Acredito que seja inflamação no dente

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Yasmin, para ter um diagnóstico correto, recomendamos que leve o seu animal de estimação a uma consulta com o médico-veterinário, além disso, só assim é possível realizar o tratamento adequado.

  3. Solange disse:

    Meu gato foi mordido por um cachorro e ae inchou um dos lado da bochecha dele logo depois estorou e saiu sangue tenho medo do que pode ser alguém me ajuda

    • Cobasi disse:

      Olá, Solange! tudo bem?
      Recomendamos que leve o seu pet ao veterinário, pois somente o profissional poderá trata-lo de forma segura e eficaz.

  4. silvia disse:

    meu gato está com abssesso qual antinflamatório e antibiótico devo dar ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Silvia! como vai?
      é fundamental consultar um veterinário para obter um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado. O veterinário irá avaliar o abscesso, determinar sua gravidade e prescrever os medicamentos apropriados com base nas necessidades do seu gato.

  5. Beatriz disse:

    Começou a aparecer alguns caroços no rabo do meu gato, levei ao veterinário e depois de biopsia, o veterinário me informou que eram de “gordura”, começaram a aparecer mais e mais, um deles meu gato mordeu e saiu pus. Me disseram que podem ser verrugas, porém é normal sair pus? Pode espremer?

    • Cobasi disse:

      Beatriz, somente um médico-veterinário pode confirmar se realmente se trata de uma verruga. Além disso, não tente removê-la ou espreme-la, pois pode machucar seu animal de estimação.

  6. Maria disse:

    Boa noite! O meu gato tem as bochechas muito inchadas e duras demais, estão feridas, e agora estou suspeitando que está com esporotricose, está sendo medicado a quase dois meses e está do mesmo jeito, o que fazer?

  7. Ionara disse:

    Minha gata estava perdendo peso muito rápido e agora apareceu um caroço bem grande nas costas dela e ela começou a sentir dor.

Deixe o seu comentário