Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com depressão: sinais, causas e como ajudá-lo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com depressão

Você vem percebendo uma mudança de comportamento no seu pet? Ele anda um pouco desanimado, nem parece que é ele mesmo? Fique atento, podem ser sinais de gato com depressão.

Dentre todos os cuidados que um animal de estimação demanda, você já se preocupou com a saúde mental deles? A seguir, confira um conteúdo especialmente elaborado para você esclarecer as suas dúvidas sobre a depressão felina. Acompanhe!

Gato tem depressão?

A depressão é uma doença mental que acomete seres humanos. Entretanto, pesquisas científicas vêm relatando cada vez mais casos de gato com depressão, o que demonstra que essa é uma doença real e que pode atingir o seu lar.

Dessa maneira, o quadro de gato depressivo pode estar ligado a uma série de fatores muitos deles semelhantes às causas que levam as pessoas a desenvolverem a doença.

No entanto, como os gatos são considerados animais independentes muitos tutores têm dificuldade em perceber os sintomas.

Para te ajudar, separamos algumas informações especiais, a seguir. 

Quais os sintomas de depressão em gatos?

Quando pensamos na depressão felina, alguns sintomas servem como alerta, como: 

  • mudança de comportamento;
  • miar com maior ou menor frequência;
  • perda de apetite;
  • automutilação;
  • lambedura;
  • coceira excessiva;
  • ansiedade
  • falta de apetite.

O mecanismo de defesa dos gatos faz com que eles passem a ter essas mudanças no seu comportamento. O grande desafio é associar esses sinais à depressão, isso porque são também sintomas de outras doenças. 

Por isso, manter a atenção é fundamental para identificar o princípio da doença e buscar o tratamento adequado.

Notou qualquer um desses sintomas e acha que seu gato pode ter depressão? Então chegou a hora de buscar ajuda profissional! Apenas um médico-veterinário pode diagnosticar a doença e indicar o melhor tratamento, seja com remédio para depressão de gatos ou mudanças ambientais.

Por que o gato fica depressivo?

gato tem depressão
Os principais sintomas da depressão em gatos está relacionada ao desinteresse e um estado emocional negativo do felino.

As principais causas apontadas para a depressão em felinos, também são as mesmas que despertam a doença nos humanos. Por exemplo, quando perdemos um ente querido ou até mesmo a solidão.

No entanto, existem também outras causas que justificam o aparecimento da depressão em gatos, como:

  • mudança repentina do ambiente.
  • chegada de outro pet ou crianças;
  • viagens;
  • mudança na rotina alimentar.

Deu para notar que os gatos são apegados a sua rotina, não é mesmo? E acredite, caso não seja respeitado, os felinos podem ficar tristes ou depressivos. 

Essa condição está diretamente relacionada a dois fatores: redução de alguns neurotransmissores ou por grandes mudanças no seu dia a dia. 

O que fazer quando o gato está com depressão?

Ao perceber que o  gato vem tendo uma postura diferente demonstrando abatimento, o tutor procura ajudá-lo da forma como entendem ser a certa. Isto é, busca animar o bichinho com atividades que podem deixá-lo estimulado. 

Essa resposta costuma surtir efeitos, já que, no geral, a doença pode ser minimizada com mudanças na rotina.

No entanto, o mais importante para buscar uma saída para a depressão felina é levar os animais ao veterinário, afinal, a depressão em gatos pode matar! Isso porque o animal pode parar de se alimentar.

Após levar o pet ao médico, algumas soluções terapêuticas, como medicamentos, que podem ser incluídas no tratamento. Ter outro gato para fazer companhia no dia a dia, por exemplo.

Entretanto, faça a adaptação com acompanhamento de um médico-veterinário comportamentalista para que mais essa mudança na rotina não se torne prejudicial ao animal.

gato marrom sendo acariciado
Como ajudar para curar a depressão nos gatos, carinho e muito amor nunca é demais!

Claro, nunca é demais cobrir o seu pet de muito amor e carinho. Esse “remédio” pode ser usado sem moderação! Tente passar o máximo de tempo possível com ele, dando-lhe toda a atenção. 

Além disso, invista na gatificação. O enriquecimento ambiental vai ajudar a criar um lar mais interessante, desafiador e agradável para os gatos. Sendo essencial para oferecer mais saúde e bem-estar para seu bichinho.

Agora você sabe tudo sobre gatos com depressão. Ficou com alguma dúvida? Deixem nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário