Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Verruga em gato: o que é e como tratar?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
verruga em gato

A pele de um gato, assim como a dos humanos, pode ser impactada por inchaços, verrugas e até mesmo cistos. E assim como na pele humana, todas as lesões podem ser indicativas de um problema de saúde mais sério. Mas por que a verruga em gato acontece?

Antes de mais nada, é fundamental saber diferenciar quando essas lesões são benignas e malignas. Assim, será possível monitorar regularmente a pele do seu felino e estar atento a quaisquer alterações incomuns.

Principais características da verruga em gato

As verrugas na pele dos felinos são raras quando comparadas às manchas, mas não costumam representar perigo ao gato. Isso porque normalmente essas bolinhas são apenas pontas epidérmicas descoloridas. É importante dizer que elas podem chegar a ficar do tamanho de uma uva comum, porém geralmente são muito pequenas.

Também é importante que o tutor saiba que as verrugas em gatos não causam dor ou desconforto. Além disso, não contêm nenhum tipo de fluido. Geralmente elas são encontradas perto das regiões que têm dobras da pele, como ao redor do pescoço ou entre as pernas.

Apesar de ser tentador tentar pegar ou cortar uma verruga, lembre-se de que elas são uma extensão da pele do seu pet, portanto você não deve fazer isso, já que irá machucar seu animal de estimação.

verruga em gato

O que fazer se aparecer uma verruga no gato? 

O especialista da Cobasi Marcelo Tacconi de Siqueira Marcos comenta qual atitude é mais indicada quando você notar que seu gato está com uma verruga. “Caso apareça uma verruga no seu animal, você deverá levá-lo imediatamente ao médico-veterinário para avaliação do animal. Não necessariamente representa algo grave, na maioria dos casos são tumores benignos, porém também pode ser um sinal de um tumor maligno ou até uma consequência da papilomatose viral. Por isso é muito importante levar seu gatinho ao médico-veterinário para descartar as piores hipóteses e se preciso entrar com o tratamento adequado”, comenta o veterinário da Cobasi. 

Como detectar uma verruga no felino? 

A maioria dos gatos tem a pele coberta por pelos, e isso pode tornar mais difícil a detecção visual das verrugas. Contudo, é importante ter em mente que as características epidérmicas indicativas de câncer de pele e outras doenças graves são normalmente protuberantes. Por isso elas ficam inchadas e podem ser até mesmo dolorosas para o animal, o que significa que quando o tutor fizer carinho no pet irá notar as verrugas. 

Par que a detecção seja feita, é importante ter em mente que seu gato precisa do toque humano regular. Além disso, durante esse processo, o tutor também pode separar o pelo do gato e procurar melanomas, ou seja, manchinhas na pele do pet. 

Como tratar verruga em gato? 

Se as verrugas na pele do gato forem benignas, não existe necessidade de removê-las, contudo, alguns tutores optam pela remoção por razões estéticas. Para fazer isso, veterinários podem cauterizar verrugas para removê-las ou congelá-las usando nitrogênio líquido. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Fabiana disse:

    Meu gatinho apareceu uma carne crescida no região em volta do olho na parte de baixo o que pode ser

Deixe o seu comentário