Gato chorando: o que pode ser e como ajudar?

Compartilhar:


gato chorando

Não é fácil identificar se seu amigo felino está triste, porque não existe uma demonstração como é com os humanos. Mas, mesmo sendo animais que estão sempre brincando, eles podem ficar para baixo e até mesmo chorar, embora não sejam como os cães, que têm um choro específico. Porém, ainda assim é possível perceber que eles não estão bem.

Então, sim, os gatos podem chorar e ficar tristes. E a primeira coisa que você pode fazer para que eles se sintam melhor é estar atento às reações dele, assim vai ser menos complicado chegar à raiz do problema e ajudar seu pet.

Como sei que meu gato está chorando?

Os gatos não são muito reclamões, então esse já é um sinal de que algo os está incomodando/entristecendo. Mas seus miados podem significar qualquer coisa, afinal, é a única forma que eles têm de se comunicar. Contudo, caso os sons sejam mais agudos ou muito recorrentes e o animal esteja inquieto de alguma forma, o felino pode estar chorando.

Por que os gatos choram?

Como a comunicação entre felinos e humanos não é das mais fáceis, não é algo óbvio o motivo pelo qual ele está chorando. Pode ser uma dor, fome, saudade de casa ou da mãe, frio, medo, entre muitos outros fatores. Até mesmo a troca da caixa de areia pode ser um motivo. 

gato chorando

O que fazer para evitar gato chorando

Nenhum tutor gosta de ver seu gato chorando, isso é fato, mas o que você pode fazer para mudar isso? Primeiro de tudo: descubra a causa. E, como dito antes, podem ser várias! Segundo, tente levá-lo para algum local conhecido, que ele goste de estar, como sua cama, o sofá ou algum tapete. Quando descobrir a causa, cuide para que ele se sinta acolhido, dê um pouco de colo, alimente-o. Mostre que ele pode se sentir bem naquele ambiente, pratique a gatificação. 

Gatificação ajuda o gato a parar de chorar

A gatificação nada mais é do que o enriquecimento do ambiente para o felino. É quando sua casa se transforma em um bom local para recebê-lo, e também é oferecida uma rotina saudável para o seu amigo animal, com boa alimentação e atenção. E você não precisa fazer isso sozinho. Existe uma série de produtos que contribuem para a gatificação.

Desde o quesito alimentação, com uma boa ração, um bebedouro, passando pelas necessidades fisiológicas, oferecendo um sanitário ou uma bandeja, até brinquedos, como pelúcias e arranhadores para o felino. Tudo isso vai mudar para melhor a rotina do seu amigo e deixá-lo distraído e mais feliz, promovendo o bem-estar dele. 

É essencial que você tente de todas as maneiras possíveis acalmá-lo e diminuir sua ansiedade, e se o problema persistir, leve seu pet a um veterinário. Porém, lembre-se que os felinos não se adaptam facilmente a uma troca de ambiente, por exemplo, então se ele for filhote, é comum que estranhe o local. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário