Descubra por que o seu gato está chorando e como ajudar o pet

| Atualizada em

Por Redator Rodrigo Svrcek

Com colaboração: Joyce Lima   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato chorando no sofá
O choro de um gato é um sinal de há algo errado ou incomodando o pet

Quando o gato está chorando, é sinal de que há algo incomodando o animal. Esse comportamento pode ser reflexo de dores do corpo ou questões comportamentais como, por exemplo, frio ou medo.

Para ajudar a gente a explicar por que gatos filhotes e adultos choram, nós temos a colaboração da Dra. Joyce Lima (CRMV/SP – 39824).

Ela é médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi e vai contar como saber que o pet está chorando e a melhor maneira de ajudá-lo. Confira!

Como saber que o gato está chorando?

Como os gatos não lacrimejam, o melhor jeito que saber que ele está chorando é se atentar ao miado do pet, conforme explica Joyce.

“Normalmente, um tutor percebe que seu gato está “chorando” ou sofrendo através do seu miado. Que, nesses momentos, tende a ter um tom mais triste e desesperado que o normal, mas essa é uma questão que varia muito de gato para gato”, disse.

Caso você tenha notado lágrimas ao redor dos olhos do felino, isso não é indicativo de tristeza ou dores. O lacrimejar dos gatos é um sintoma de irritação na região dos olhos e que requer um outro tipo de ajuda.

O que faz um gato chorar?

Há diversos motivos que fazem o gato chorar e, de maneira geral, eles variam de acordo com a etapa da vida, segundo a médica veterinária:

“Quando filhotes, os gatos choram buscando atenção e acolhimento da sua mãe, seja por medo, fome, frio ou ansiedade de separação”, afirmou.

E completa: “Já na fase adulta, os gatos choram quando notam mudanças no seu ambiente, rotina ou alimentação, quando estão com fome, estressados ou com dor,” explicou.

O que fazer quando gato filhote que está chorando?

A primeira coisa a se fazer quando um gato filhote está chorando muito é garantir um ambiente acolhedor para o animal.

Comece verificando se há ração e água disponíveis para o animal. Se o comedouro e o bebedouro estiverem cheios, o ideal é oferecer carinho e conforto. Para isso, uma dica é disponibilizar petiscos e brinquedos. 

O que fazer se meu gato adulto está chorando?

veterinário segurando um gato chorando
Procure sinais de ferimentos na pele, corpo e busque ajuda de um veterninário

Um gato adulto costuma chorar quando sente fome, sede ou se houve alguma alteração brusca no ambiente ou na rotina. Por isso, comece verificando se há alimento e água à disposição do pet.  

Se a resposta for positiva, procure por sinais de ferimentos na pele e apalpe o corpo do pet para tentar descobrir em qual região está localizado o desconforto.  Em seguida, busque ajuda de um médico-veterinário.  

Só o especialista poderá determinar qual é a condição que está fazendo o seu animal de estimação sofrer e indicado o melhor tratamento. 

Em casos de feridas, alergias ou doenças, os tratamentos mais comuns consistem na administração de medicamentos e alteração na dieta. 

Entretanto, se o diagnóstico for ansiedade, estresse ou medo, por exemplo, o recomendado é iniciar sessões de terapia com veterinários comportamentalistas. Eles saberão como lidar com os sentimentos do pet.

Como evitar que o gato fique chorando?

Investir na criação de rotina e ambientes saudáveis é o melhor jeito de minimizar as chances do seu gato chorar. Para isso, basta adotar as seguintes práticas no cotidiano:

  • deixe ração e água frescas sempre à disposição;
  • promova o enriquecimento ambiental;
  • disponibilize brinquedos para que ele possa se exercitar;
  • reserve um momento do dia para interagir e brincar com o felino;
  • não deixe o seu pet sozinho por mais de 12 horas;
  • faça consultas periódicas ao médico-veterinário.

Agora você já sabe por que o seu gatinho está chorando e como fazer para ajudá-lo nesse tipo de situação. Para aprender mais sobre o comportamento felino, continue no Blog da Cobasi.

Joyce Lima

Com colaboração: Joyce Lima

Médica Veterinária | CRMV/SP - 39824

Formada pela USP, Joyce possui especializações em Medicina Veterinária Preventiva e um MBA em Liderança de Alta Performance. Apaixonada por sua gata, Mia, ela reflete todo o carinho e dedicação que tem por ela em sua prática profissional.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário