Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato chorando: o que pode ser e como ajudar?

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato chorando

Gato chorando? Não é fácil identificar se seu amigo felino está triste, porque não existe uma demonstração como acontece com os humanos. Mas, mesmo sendo animais que estão sempre brincando, eles podem ficar para baixo e até mesmo chorar, embora não sejam como os cães, que têm um choro específico. Porém, ainda assim é possível perceber que eles não estão bem.

Então, sim, os gatos podem chorar e ficar tristes. E a primeira coisa que você pode fazer para que eles se sintam melhor é estar atento às reações dele, assim vai ser menos complicado chegar à raiz do problema e ajudar o seu pet.

Como sei que meu gato está chorando?

Os gatos não são muito reclamões, então esse já é um sinal de que algo os está incomodando ou entristecendo. Mas seus miados podem significar qualquer coisa, afinal, é a única forma que eles têm de se comunicar. Contudo, caso os sons sejam mais tristes, desesperados, agudos ou muito mais recorrentes que o normal, é possível que o felino esteja chorando.

A médica-veterinária Joyce Lima, do time de Educação Corporativa da Cobasi acrescenta sobre como identificar um gato chorando: “ é muito difícil perceber que um gato está chorando, tendo em vista que os olhinhos dos gatos lacrimejam apenas como um sinal de irritação no próprio olho, e não de acordo com seu humor e sentimentos.” 

A especialista ainda reforça que: “normalmente, um tutor percebe que seu gato está “chorando” ou sofrendo através do seu miado, que nesses momentos tende a ter um tom mais triste e desesperado que o normal, mas essa é uma questão que varia muito de gato para gato.

Por que os gatos choram?

gato chorando

“Quando filhotes, os gatos choram buscando atenção e acolhimento da sua mãe, seja por medo, fome, frio ou ansiedade de separação. Já na fase adulta, os gatos choram quando notam mudanças no seu ambiente, rotina ou alimentação, quando estão com fome, estressados ou com dor,” ressaltou.

É importante que o tutor esteja sempre atento às mudanças comportamentais do seu gatinho e o leve ao veterinário quando notar alguma alteração.

Existe diferenciação no miado dos gatos? Miado por fome, dor ou outro motivo?

Sim. Os gatos emitem mais de 100 tipos de miados diferentes para facilitar a sua comunicação com os humanos, enquanto os cães têm apenas 10 tipos de latido. Para diferenciar cada tipo de miado o tutor tem que estar muito atento ao seu animal e ao padrão de miado que surge em cada situação, pois os miados variam bastante de gato para gato.

O que fazer para evitar gatos chorando?

Nenhum tutor gosta de ver seu gato chorando, isso é fato, mas o que você pode fazer para mudar isso?

Primeiro de tudo: descubra a causa. E, como dito antes, podem ser várias situações. Segundo, tente levá-lo para algum local conhecido, que ele goste de estar, como sua cama, o sofá ou algum tapete. Quando descobrir a causa, cuide para que ele se sinta acolhido, dê um pouco de colo e alimente-o. Mostre que ele pode se sentir bem naquele ambiente, pratique a gatificação.

Gatificação ajuda o gato a parar de chorar!

A gatificação nada mais é do que o enriquecimento do ambiente para o felino. É quando sua casa se transforma em um bom local para recebê-lo, e também é oferecida uma rotina saudável para o seu amigo pet, com boa alimentação e atenção.

Marca exclusiva Cobasi. A linha Flicks oferece produtos para o enriquecimento ambiental do seu gato.

O melhor de tudo é que você não precisa fazer isso sozinho. Existe uma série de produtos que contribuem para a construção de um ambiente personalizado para o seu pet. Na Cobasi, tem tudo o que é essencial para os gatos se sentirem seguros e confortáveis.

Desde o quesito alimentação, como uma boa ração, um bebedouro, passando pelas necessidades fisiológicas, oferecendo um sanitário ou até brinquedos e arranhadores para o felino. Essas são ações benéficas e desenvolvidas especialmente para otimizar a rotina do seu amigo.

Gato chorando pode indicar problemas de saúde? Como rinotraqueíte?

Sim! Falando um pouco mais sobre a saúde do animal. Os gatos não produzem lágrimas quando estão tristes ou sentimentais, como nós.

No caso deles, a presença de lágrimas no olho mostra algum tipo de irritação no olhinho, que pode ser pela presença de um pelo, bactérias, machucados e até mesmo outras doenças, como Micoplasmose e Rinotraqueíte. Essas são condições que apresentam sintomas, como a produção exagerada de lágrimas.

Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário