Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com pupila dilatada: o que pode ser?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato deitado com pupila dilatada
As pupilas dos gatos podem ficar dilatadas em diversas situações

Em algum momento você percebeu o seu gato com a pupila dilatada? Esse fenômeno pode ter vários significados diferentes. Para ajudar o tutor a interpretar o que representa o gato com olho dilatados, nós explicamos os casos mais comuns. Continue a leitura e descubra!

O que significa o gato com pupila dilatada?

O gato fica com a pupila dilatada por uma série de razões, sendo as mais comuns mudanças no ambiente e fatores emocionais ou comportamentais do pet. Porém, isso também pode significar o surgimento de uma doença. 

Pupila dilatada por luminosidade

O motivo mais comum em gatos com as pupilas dilatadas está ligado à iluminação do ambiente. Em ambientes escuros ou quando envelhecem, os gatos costumam dilatar o olho para favorecer a entrada de luz no órgão e enxergar melhor.

Esse tipo de comportamento é mais comum em gatos idosos e não oferece riscos.

Pupilas dilatadas por fatores emocionais

Fatores emocionais ou mudança de comportamento também contribuem para as pupilas dilatadas dos gatos. Conheçam as situações que levam o seu gato a ter as pupilas dilatadas.

1. Ciclo estral ou cio

Uma questão comportamental que leva os gatos com a pupila dilatada é o ciclo estral, conhecido popularmente como período de cio. A mudança hormonal durante o processo é responsável por esse fenômeno, que afeta outros comportamentos do pet.

2. Estado de atenção

gato deitado em alerta com a pupila dilatada
Os gatos quando ficam alertas podem ter as pupilas dilatadas

As pupilas do gato podem se dilatar em situação que coloquem o pet em estado de alerta ou atenção. Isso acontece quando o pet há uma mudança no ambiente ou com a chegada de outro animal na casa. Nervosismo, depressão, estresse e medo são algumas sensações ligadas a esse estado do animal.

Para saber se o seu gato está em estado de alerta ou se sentindo ameaçado de alguma maneira, atente-se se:

  • Lentidão ao caminhar;
  • Maior rigidez nos movimentos.

O estado de atenção não é um problema em si. Algumas situações podem ser desconfortáveis aos gatos, mas passam com a adaptação. É o caso da mudança de casa ou da chegada de um novo membro na família. Entretanto, se torna um problema quando acontece por tempo prolongado ou resulta em comportamentos compulsivos.

Para ajudar nesta fase de adaptação use técnicas de enriquecimento ambiental para gatos, como arranhadores e catnip. O feromônio Feliway também é recomendado para tornar momentos de mudanças menos impactantes para os bichinhos.

4. Demonstrar insatisfação

Percebeu que a pupila do olho do seu gato está dilatada e não entende o motivo? Há uma possibilidade dele estar insatisfeito com alguma coisa como falta de ração, água ou carinho. Dilatar as pupilas é uma maneira que o animal tem de expressar que está extremamente incomodado.

Quando pupilas dilatadas indicam doenças

Além das mudanças comportamentais e emocionais, há situações em que as pupilas dilatadas dos gatos podem sinalizar problemas de saúde. Se além da abertura das pupilas, você perceber vermelhidão e opacidade da córnea, visite o médicoveterinário, pois podem ser doenças. Entre elas deslocamento de retina ou glaucoma.

Não se esqueça de consultar um veterinário, ele poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu animal.

Viu como gatos com pupilas dilatadas podem ser uma série de significados? Já percebeu essa reação em seu pet? Conte pra gente nos comentários.   

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Silvana Martins disse:

    Tenho uma gata de 11 meses, ela vive com a pupila dilatada, pode ser problema de saúde?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      O gato pode ficar com a pupila dilatada por uma série de razões, mas somente um profissional médico-veterinário é capaz de saber o motivo exato do seu pet estar com a pupila dilatada, assim como a prescrição do melhor tratamento.

  2. Sheila Rodrigues disse:

    Meu gato está com febre que vai e volta e vômito a 2 dias. Percebi as pupilas mais escuras e dilatadas, ele tem hos azuis. Está mais parado, e assustado. O que pode ser ?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Esses são os sintomas de inúmeras enfermidades, para garantir a saúde e bem-estar do seu animal de estimação, recomendamos que leve-o ao veterinário.

  3. Sérgio Manhães disse:

    Olá, tenho uma gata que já tem uns 18 ou 19 anos, ela já alguns dias vem estando com as pupilas dos olhos dilatadas durante o dia e o pior, dando cabeçada mas coisas dentro de casa, vou levar ela a um veterinário, mas queria saber se tem como amenizar esse sofrimento, pois está nitidamente que a idade está deixando ela cega.

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      O gato fica com a pupila dilatada por uma série de razões, sendo as mais comuns mudanças no ambiente e fatores emocionais ou comportamentais do pet. Porém, isso também pode significar o surgimento de uma doença. Por isso, é extremamente importante que você o leve ao veterinário, pois somente o profissional é capaz de receitar um tratamento assertivo para o seu gatinho, principalmente em caso de idosos.

Deixe o seu comentário