Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Matatabi: conheça a planta antiestresse dos felinos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Utilizar produtos e substâncias para aguçar os sentidos do gato é um recurso usado por muitos tutores para o enriquecimento ambiental. A catnip, ou erva do gato, já é bem conhecida, mas não é a única opção para trazer uma alegria extra para os felinos. O matatabi surgiu como uma alternativa de efeitos ainda mais potentes e divertidos!

O que é matatabi?

O matattabi é uma flor branca de uma espécie de Kiwi nativo de montanhas de China e Japão e, dentro da cultura asiática, é utilizada há anos para o tratamento de doenças humanas.

Mais recentemente, as substâncias contidas no matatabi tiveram eficácia comprovada para o estímulo da sensação do bem-estar felino, combatendo cenários de ansiedade, hipertensão e estresse.

Ficou interessado? Siga acompanhando este artigo e saiba tudo sobre essa planta estimulante.

Diferenças entre matatabi e catnip

Os tutores que já utilizaram a catnip com seus felinos sabem que a reação varia bastante de animal para animal. Com o matatabi não é diferente.

Enquanto alguns pets exibem mudanças comportamentais e uma inconfundível sensação de euforia, outros possuem reações mais modestas ou, em alguns casos, nem sequer reagem ao estímulo da planta.

O interessante nessa história, porém, é o fato de ambos possuírem princípios ativos diferentes, o que retira qualquer possibilidade de correlação entre a resposta do gato quando exposto a cada uma delas.

As reações do matatabi são geradas por uma substância chamada actinidine. Já as provocadas pela catnip são impulsionadas pela nepetalactonam. Ainda mais curioso: a primeira pode ser dez vezes mais potente do que a segunda!

Melhora na qualidade de vida do gato

Embora alguns tutores procurem o matatabi como forma de despertar o instinto caçador de seus pets e vê-los correr e pular pela casa, os benefícios da planta vão muito além de alguns momentos de excitação.

Sua utilização pode possuir efeito terapêutico na diminuição de doenças relacionas ao cortisol, bem como de casos de ansiedade e depressão. Isso acontece porque a planta ajuda a reduzir o estresse do animal e, de quebra, pode aumentar sua vitalidade e abrir apetites um tanto preguiçosos.

Sem contraindicação

Alguns tutores devem estar se perguntando sobre possíveis contraindicações desse estimulante potente. Nada mais natural. Afinal, o zelo e a prudência com o saúde do gato deve sempre vir em primeiro lugar.

Apesar disso, especialistas afirmam que, por se tratar de uma planta natural, o matatabi não se trata de uma substância tóxica. Por conta disso, ele não causa vício ou possui qualquer tipo de contraindicação.

É fundamental, porém, que o tutor experimente produtos como catnip e matatabi com parcimônia, consulte seu veterinário sobre a prudência do uso e observe a reação de seus felinos durante e após o uso.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário