Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com a língua para fora: saiba o que isso quer dizer!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Com certeza você já deve ter visto um gato com a língua para fora, mas será que você sabe o que isso quer dizer? Descubra o que significa esse gesto fofo e quando identificar que ele é um sinal de que há algo errado com o seu felino. Fique com a gente!

Quando o gato fica com a língua para fora é bom?

Uma das situações mais comuns onde é possível ver o gato com a língua para fora é quando ele está dormindo. Esse gesto, que achamos graça, é um sinal de que o pet está em uma fase de sono profundo e extremamente relaxado. Por isso, um gato dormindo com a língua para fora é bom.

Esse quadro de relaxamento extremo simboliza que o gatinho se sente confortável e protegido em sua presença, sem a necessidade de ficar com o sinal de alerta ligado. O mesmo ocorre quando encontramos o gato com a língua de fora e acordado. Essa é a maneira dele demonstrar que está feliz e relaxado.

Gato dormindo com língua para fora

Gato dormindo com a língua para fora

Você sabia que o gato dormindo com a língua para fora e fazendo movimentos, pode significar que ele está sonhando? É isso mesmo! Os sonhos felinos são reflexos de situações passadas como, por exemplo, mamar, correr e caçar. Por isso, se você vir o seu pet dormindo e mexendo patas, olhos, bigodes e orelhas, apenas aprecie o momento.

Quando o gato com a língua para fora não é bom?

Além de simbolizar relaxamento, conforto e alegria do felino, um gato com a língua de fora pode significar que há algo de errado com a saúde do animal. Um gato com língua para fora não é bom quando ele está desconfortável com o calor, nervoso ou com alguma doença. Conheça um pouco sobre cada situação.  

Gato com a língua para fora em dias quentes

Um cenário que pode acontecer com certa frequência e merece atenção do tutor é gato com a língua de fora em dias quentes. Colocar a língua para fora e ficar com a boca aberta é a maneira que ele tem de refrescar o corpo para suportar uma onda de calor muito acima do normal.

Uma das maneiras de ajudar o seu pet nessa situação, é garantir o máximo de ventilação possível ao ambiente com a abertura de janelas. Além disso, o tutor pode oferecer gelo, petiscos em forma de picolé, rações úmidas e deixar a temperatura mais fresca por meio de ventiladores e ar-condicionado.

Gato nervoso com a língua para fora

Se o gato com a língua para fora apresenta sinais de nervosismo, inquietação ou ansiedade, isso pode significar que ele ouviu um barulho estranho ou que identificou alguma presa. Esse quadro pode causar estresse, pois ele pode não conseguir capturar a presa ou não sabe se o ruído novo é uma ameaça ou não.

O melhor jeito de evitar o estresse em gato é atuar na prevenção. Para isso, você precisará manter o seu felino ativo com brincadeiras, exercícios e investir na gatificação do ambiente. Com esses pequenos hábitos, é possível evitar que o animal se sinta entediado e mais suscetível às distrações.

Gato com a língua para fora doente

Gato com a língua para fora doente

Encontrar seu felino com a língua para fora também pode ser algo relacionado à saúde do pet. As principais doenças associadas a esse comportamento são: gengivite, úlceras e feridas na parte interna da boca. Nesse caso, a melhor solução é manter a higiene bucal dele em dia.

Entretanto, quando o gato está com a respiração ofegante e a língua de fora, a indicação é que a doença pode ser no sistema respiratório. As principais causas que impedem o felino de respirar direito são: alergias, presença de algo estranho no trato respiratório, doenças pulmonares ou envenenamento.

Caso você perceba que o seu gato está com a língua de fora e ofegante, a primeira coisa a fazer é buscar o suporte de uma clínica veterinária. Lá, o médico-veterinário poderá identificar a doença que está causando esse comportamento e iniciar o tratamento com a administração do remédio para gato correto.

Gato com a língua de fora por mudança na dentição

Por fim, outro motivo que pode levar o felino a ficar com a língua de fora é a mudança na dentição. Esse cenário é comum em gatos filhotes, onde o nascimento de novos dentes causa incômodo e dores na região da gengiva.

Uma maneira de ajudar a diminuir o desconforto é oferecer brinquedos e mordedores adequados para a idade dele. Dessa maneira, o tutor evita que o felino possa machucar a língua ou vá procurar outros objetos para aliviar a dor.

Gostou de saber o que significa um gato com a língua de fora? Então, conte para gente: o seu animal de estimação tem esse comportamento fofo?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Ivani disse:

    Minha gata, quando dorme, fica com a língua para fora…. é muita fofura…

  2. Emanuely disse:

    Uma gata dos meus 8 gatos é muuuito carente ela sempre que chega perto de mim ela Ronrona e começa a fazer “massinha de pão” (afofar) e ela sempre Fica comigo do meu lado, ela não desgruda de mim! E quando ela acorda com a linguinha de fora é uma fofura que só!

Deixe o seu comentário