Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com olho lacrimejando: o que pode ser?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato com olho lacrimejando: o que pode ser?

Os olhos são uma região muito sensível tanto para os humanos quanto para os animais, e é uma área que merece atenção quando algo não está bem. No caso dos pets, esse cuidado precisa ser redobrado, pelo simples fato de eles não se comunicarem verbalmente quando sentem algum incômodo, e por serem completamente dependentes de seus tutores. Então, caso você identifique o seu gato com olho lacrimejando, é importante verificar o que pode ser.

Como identificar o problema?

A produção de lágrimas excessiva pode ter diversas causas, por exemplo, um simples cisco no olho, ou problemas mais preocupantes, como úlceras de córnea e a obstrução da glândula lacrimal. Caso o felino esteja, ainda, apresentando secreções mais densas e amareladas, tais como o pus, pode ser que ele esteja sofrendo de infecções virais.

Muitas são as possibilidades, não é? Por isso, a seguir vamos apresentar alguns dos problemas mais comuns e que podem causar esse excesso de secreções nos olhos dos gatinhos. 

Mas, em todo caso, é de extrema importância levar o pet com urgência ao veterinário. Jamais tente autodiagnosticar o seu bichinho, muito menos medicá-lo com colírios feitos para humanos ou remédios caseiros. Apenas um especialista será capaz de identificar a origem do problema e tratá-lo da melhor forma possível.

O que pode deixar o gato com olho lacrimejando?

Um dos problemas mais recorrentes nos olhos dos felinos (e até no dos humanos!) é a conjuntivite. Trata-se da inflamação das conjuntivas, e as causas podem ser diversas, tais como vírus ou bactérias. A secreção ocular excessiva, a vermelhidão do local e a dificuldade para abrir os olhos são os principais sinais para identificar a doença, mas, dependendo da origem do problema, o gato poderá apresentar outros sintomas como febre e espirros.

O glaucoma também pode ser um dos responsáveis por deixar o gato com olho lacrimejando. Simplificadamente, trata-se de quando os líquidos dos olhos não circulam de forma correta e acabam não sendo drenados, ficando, então, endurecidos e acumulados, causando pressão dentro dos olhos do pet.

A úlcera de córnea é outro exemplo. O problema diz respeito a um ferimento na córnea, que pode ser desencadeado por vários motivos. Dependendo da gravidade da lesão, ela pode ser considerada superficial ou profunda. Em ambos os casos, o gatinho sentirá dor, apresentará produção excessiva de lágrimas e poderá sofrer de infecções secundárias. 

Como prevenir ou tratar o problema?

Gato com olho lacrimejando: o que pode ser?

Sendo prevenindo ou tratando, cuidar dos olhos dos nossos pets é essencial. Limpar os olhos do animal com soro fisiológico, por exemplo, é uma alternativa que alivia e evita diversos problemas. Manter a higiene da área é sempre muito importante.

Agora, se o seu gatinho já está sofrendo de alguma doença ocular, o primeiro passo é obter um diagnóstico exato, para, depois, entrar com medicamentos efetivos.

Então, não deixe de consultar um veterinário oftalmologista. Esses profissionais se dedicam por anos para se especializar nos problemas oculares dos pets, e são capazes de fazer o diagnóstico, além de administrar o tratamento de doenças que atingem os olhos, tecidos e anexos da área ocular dos animais. 

Como saber se o seu pet tem sarna em gato?

Parvovirose em gatos: como cuidar do seu pet

Gato estressado: sintomas e dicas para relaxar o pet

Vacinas para gatos: quais eles devem tomar?

Transfusão de sangue em gatos

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário