Quanto tempo dura a gestação de gato?

25 de fevereiro de 2021

Gatos
Gestação do gato

Saber quanto tempo dura a gestação de gato e quais os principais cuidados nesse período é fundamental para garantir a qualidade de vida da mamãe e dos filhotinhos. Além disso, é possível se organizar melhor para receber esses bichinhos em casa. 

Assim como os humanos, os animais também precisam de cuidados específicos durante a gestação. Por isso, elaborar um calendário da gestação felina é uma das partes mais importantes ao descobrir a gravidez da sua gatinha. 

Quanto tempo dura a gestação de gato?

O tempo de gestação dos gatos é bem diferente do tempo de gestação das mulheres. No entanto, bem semelhante ao do cão. O período gestacional dos humanos pode ser considerado demorado, pois dura nove meses. Já os gatos e os cachorros podem ter uma gestação que leva em torno de 58 a 70 dias. Ou seja, cerca de dois meses!

Mas vale ressaltar que esse tempo varia muito de acordo com a raça, o porte e a qualidade de vida da gatinha grávida. 

Como saber se gata está grávida?


Independente da razão, observar o comportamento dos pets é muito importante para saber se há algo de estranho com eles. Com a gravidez não é diferente! Um dos primeiros sinais de que uma gata está prenha é a mudança de comportamento. As gatas podem ficar mais ariscas, evitar contato ou até dormir mais do que o comum.

Caso estes sintomas sejam observados após o cio e sua gata não seja castrada, é bem possível que seja gravidez. A melhor forma de ter a confirmação é levando a gatinha até o veterinário, que irá examinar e pedir os exames adequados para ter a certeza de que são filhotes e não uma gravidez psicológica ou alguma doença. 

Alguns outros sintomas da gestação de gatos são:

  • Nova pelagem ao redor das mamas;
  • Abdômen maior e mais endurecido;
  • Aumento da vulva;
  • Mudanças comportamentais, como agressividade ou carência;
  • Distanciamento de outros animais.

Principais cuidados na gestação de gato

filhote de gato

O primeiro cuidado após receber a confirmação da gestação do gato é elaborar um calendário. Dessa forma é mais fácil organizar o período gestacional, saber os dias de veterinário e exames e calcular quanto tempo dura a gestação de um gato.

É importante ficar de olho na alimentação da gata. Para que os filhotes nasçam saudáveis é preciso que a mãe esteja se alimentando de maneira rica em nutrientes e vitaminas. Alguns veterinários podem recomendar a utilização de ração para filhotes.

Os gatos não costumam ser muito ativos no período de gestação, sendo assim, garanta um local confortável para a gatinha

O que fazer durante o parto?

Se você estiver de olho no calendário de gestação da sua gatinha, estará preparado para o momento do parto. Este momento será após o 65° dia de gestação. 

O parto do gato pode ser bem longo, tendo duração de até 24 horas. Por isso, é importante preparar um local confortável para que ela dê à luz. Uma boa sugestão é colocar a caminha da gata em algum local que ela goste e se sinta segura.

Fique perto da gata no momento do parto, mas evite o contato muito próximo, pois isso pode acabar atrapalhando a gata no processo. Após o nascimento, verifique os filhotes e limpe o local. Não se esqueça de oferecer água e comida para a mamãe.

Tenha sempre um médico veterinário acompanhando a gatinha e orientando você sobre os cuidados.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre gatos? Acesse nosso blog: