Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sangue nas fezes do gato: o que pode ser?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sangue nas fezes do gato

Como tutores de felinos, é essencial prestar bastante atenção aos mínimos detalhes que podem indicar que a saúde do pet pode não estar indo tão bem. Alguns problemas contam com sintomas um pouco mais discretos, como, por exemplo, sangue nas fezes do gato. Portanto, é necessário ficar de olho até mesmo nos dejetos do seu bichinho.

Caso o seu pet esteja sofrendo com esse sintoma, é muito importante consultar um veterinário o mais rápido possível. Nenhum tipo de sangramento deve ser considerado normal. Por isso, assim que o problema for identificado, é preciso buscar ajuda.

O que pode causar sangue nas fezes do gato?

Segundo Marcelo Tacconi, médico-veterinário da Educação Corporativa Cobasi, há uma série de fatores que podem causar sangue nas fezes do gato. Entre eles, estão “verminoses, doenças intestinais, corpo estranho no trato gastrointestinal, traumas e até tumores”. 

“É muito importante entendermos que não é algo comum de acontecer, que existem várias causas e que é um sintoma muito grave”, informa o veterinário.

O pet pode apresentar outros sintomas?

Além do sangue nas fezes, os sintomas apresentados pelo pet irão variar de acordo com o causador do problema e, como vimos, estes podem ser diversos.

A colite em gatos, por exemplo, é uma inflamação na mucosa do cólon que causa alterações no intestino do pet. Junto ao sangue nas fezes, o felino pode apresentar sintomas como diarreia; vômitos; desidratação; diminuição da frequência da evacuação; entre outros sinais.

No caso de parasitas internos, além de apresentar sangue nos dejetos por conta da irritação no sistema digestório, o felino pode sofrer com outros sintomas. Entre eles, estão: falta de disposição e apetite; desidratação e perda de peso; inchaço e vermelhidão ao redor do ânus.

Já no caso de traumas, causados por acidentes ou pancadas, o gatinho pode acabar sofrendo de uma hemorragia interna. Nesses casos, o sangue será expelido junto com os dejetos do pet. Além disso, dependendo da gravidade do trauma, o felino pode apresentar inchaço no local, além de certa dificuldade para se locomover.

Qual é o tratamento?

sangue nas fezes do gato

Em primeiro lugar, é preciso obter um diagnóstico. A única maneira de garantir um tratamento eficiente é sabendo exatamente qual problema está causando o sangramento. Por isso, o tratamento pode variar desde vermífugos e antibióticos, até uma mudança na alimentação. Novamente, tudo irá depender da causa do problema. 

Segundo Marcelo Tacconi, “o mais indicado é levar o animal imediatamente ao médico-veterinário, que através de exames irá conseguir encontrar a causa e entrar rapidamente com o tratamento mais indicado”.

Ou seja, assim que identificar o sangramento, o tutor deve levar o gato com urgência ao veterinário. Isso porque, quanto mais rápido o problema for diagnosticado, mais eficiente será o tratamento. Além disso, também é extremamente importante não tentar medicar o gato com remédios para humanos ou caseiros, visto que isso pode agravar ainda mais o quadro do pet. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

28 Comentários

  1. Gustavo disse:

    Meu gato começou a soltar um pouco de sangue após defecar. Ele termina e segue fazendo força e daí pinga sangue. A princípio era um sangue vivo, agora é mais ralo, mas é sangue. Fiz ultrasson e deu uma leve alteração que a médica disse que podia ser alergia a ração. Troquei a ração para hipoalergenica, dei antimicrobiano, probiotico, fiz exame de fezes e deu negativo para parasitas, fez teste de five-felv e deu negativo. Durante o uso do medicamento não tem sangramento, mas ao parar de usar, volta o sangramento em alguns dias. Nem a médica entende o que pode ser e seguimos trocando ração e testando novos remédios, já que o antimicrobiano não pode ficar dando muito tempo.

    • Marly Kannenberg disse:

      Peguei um gato abandonado e depois de um mês
      apareceu sangue nas fezes tudo igual ao seu relato. Exames de sangue está tudo ok e agora vou marcar um ultrassom recomendado pela veterinária. Ele continua brincalhão e se alimenta bem. Ainda não sei o que pode ser. Obrigada pelo seu relato.

    • Rodrigo disse:

      Meu gato, persa filhote, apresenta exatamente os mesmos sintomas, seu gato melhorou? Descobriu o que é?

      • Cobasi disse:

        Oi Rodrigo! É fundamental consultar um veterinário. Apenas um profissional pode fazer uma avaliação completa da situação e fornecer orientações específicas para o caso do seu gato. Recomendamos agendar uma consulta o mais rápido possível para garantir a saúde do seu animal de estimação.

  2. Mary disse:

    As fezes do meu gato tem pequena rachados vermelhos

  3. Gessi Scherer disse:

    Meu gatinho é filhote e quando faz cocó sai sangue vivo, nem todas as vezes estou preocupada

    • Cobasi disse:

      Oi, Gessi. Como vai? Pode ocorrer por alguns motivos, como verminoses, doenças intestinais, corpo estranho no trato gastrointestinal, traumas e até tumores. O mais indicado é uma visita ao médico-veterinário!

  4. Fernanda Prado disse:

    Meu gato esta sangrando pelo ânus,um sangue vivo,apertei de leve a barriga dele entre as patinhas traseiras, começou a sangrar hoje,não sei se foi depois de defecar ele vai na terra do quintal.

  5. Valéria Simão Amadeu disse:

    Meu gato tem quase dois anos e hoje vi no coco dele um pouco de sangue em cima Será que pode ser alguma coisa grave???

    • Cobasi disse:

      Olá, Valéria! Tudo bem?

      È importante que saiba que assim que identificar o sangramento, o tutor deve levar o gato com urgência ao veterinário. Isso porque, quanto mais rápido o problema for diagnosticado, mais eficiente será o tratamento.

  6. Kelly disse:

    Tenho duas gatinhas de 6 meses.A Branca começou a apresentar sangue franco nas fezes.Dei vermifogo e dois dias passou.Agora a pretinha esta na mesma situação. Dei tbem mas pra ela esta demorando mais para cessar.As duas comem ração golden filhotes e não tem contato com outros animais.Mas se mantem bem ativas,se alimentam bem.

  7. Sandra disse:

    Estou acompanhando minha gatinha é muito estranho a cada 20, 30 dias por aí saí sangue com muco depois que ela faz cocô, fico observando e só uma vez e para.

  8. Eliane disse:

    Tenho uma gata persa, ela começou a apresentar sangue vivo em suas fezes, levei ao veterinário fiz tratamento com antibióticos fortes com metronidazol e bactrin, porém sigo tentando descobrir de fato o que ela tem, ja fiz diversos exames e em nenhum sai o que pode ser ! Fiz ultrassom,exame de fezes,Urina,Sdma, hemograma completo.. e agora estou trocando a ração dela(Golden) pelo fórmula natural fresh meat.. já não sei o que fazer mais ..

  9. Axel disse:

    Meu gato Timbó Henrique tem 8 meses, e de Sábado pra cá, ele começou a ficar triste, sem fome, levei a veterinária e ela fez exames de rotina,e deu a ele dipirona injetável. Hoje pela manhã ele fez cocozinho mas vem líquido, com sangue,e agora?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      É essencial que você entre em contato com um veterinário imediatamente para relatar essa mudança nos sintomas do seu gato e buscar orientações específicas.

  10. Vera disse:

    Acho que minha gatinha, bebeu churumi (líquido produzido por minhocas)de minha composteira pois depois disso passou a ter sangue nas fezes.

    • Cobasi disse:

      Vera, sangue nas fezes do gato é um sintoma preocupante. É recomendável consultar um veterinário para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

  11. Paula disse:

    Minha gatinha tem 5 meses e está a mais de uma semana com diarréia. E hj notei presença de sangue e muco junto. O que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Paula, segundo Marcelo Tacconi, médico-veterinário da Educação Corporativa Cobasi, há uma série de fatores que podem causar sangue nas fezes do gato. Entre eles, estão “verminoses, doenças intestinais, corpo estranho no trato gastrointestinal, traumas e até tumores”. Portanto, após exames específicos e análise clínica, seu pet será diagnosticado.

  12. Claudiene Gomes disse:

    Minha gata de 06 começou a evacuar sangue vivo no final das fezes, pensei que fosse estresse pq adotei uma cachorrinha de rua e meu esposo está com dois gatinhos, alimentando eles na garagem da minha casa, dei ela remédio de vermes e parou por uns tempos, só que agora voltei a notar a presença de sangue de novo. O que eu faço?

    • Cobasi disse:

      Olá Claudiene. Para questões de saúde delicadas como essa, é crucial consultar um veterinário imediatamente. O sangue nas fezes pode indicar diversos problemas de saúde, e apenas um profissional pode fazer uma avaliação precisa do estado da sua gata. Recomendo agendar uma consulta o mais rápido possível para garantir o bem-estar dela. Agradecemos sua compreensão!

  13. roseglai c Damasceno disse:

    Minha gata aparenta sangue m

  14. Roberta disse:

    Meu gato estava evacuando sangue, fiz exame de fezes, fiz e felv, hemograma, raio X e descobri depois de muito tempo que o problema era a ração.

  15. Lígia Teresinha Machado Faggion ligia disse:

    Sobre raias de sangue nas fezes tem 16 anos e meio

Deixe o seu comentário