Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato soltando muito pelo: saiba como cuidar do seu animal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato soltando muito pelo
Um gato soltando muito pelo pode ser sinal de sérios problemas de saúde

,Um gato soltando muito pelo é uma condição que pode ser preocupante para a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação.

De maneira geral, a queda de pelo do gato está relacionada com a troca de pelagem ou doenças como dermatites, estresse ou má nutrição. Conheça cada situação!

Gato soltando muito pelo: troca de pelagem

Um dos principais motivos para um gato soltando muito pelo é a realização da troca da pelagem, também conhecida como ciclo folicular.

O ciclo folicular de um felino é composto por três fases, que são: anágena, catágena e telógena. Confira como cada uma delas funciona.

Ciclo de vida do pelo: anágena

A anágena é a primeira parte do ciclo de vida da pelagem de um gato e sua extensão pode variar de acordo com idade, raça, gênero ou parte do corpo.

Durante esse período, os pelos do gato apresentam um crescimento mais rápido e volumoso do folículo piloso. 

Ciclo de vida do pelo: catagénica

A segunda parte do ciclo de vida do pelo do gato é a catagénica. Nesta fase, a pelagem do animal apresenta fios mais espessos e a pelagem fica mais evidente.

Ciclo de vida do pelo: telogênica

A última fase do ciclo de vida do pelo é chamada de telogênica. É neste momento que começa a nascer a nova pelagem e pelos velhos caem.

Por que o gato está soltando muito pelo?

Além da troca periódica da pelagem, um gato pode estar soltando muito pelo devido a doenças ou problemas de saúde. Saiba quais as principais:

Gato solta muito pelo por má nutrição

Uma dieta pobre em vitaminas, minerais e nutrientes é dos motivos que levam um gato a soltar muito pelo. O déficit nutricional acarreta uma pelagem fosca e quebradiça.

A maneira indicada de evitar a má nutrição e queda de pelo em gatos é investimentos em alimentação de qualidade.

Com a ajuda de um médico-veterinário uma rotina alimentar baseada em rações premium, petiscos e muita hidratação para o felino.

Gato solta muito pelo por estresse

Um gato estressado é um fator que pode desencadear a queda de pelos em excesso. Quanto mais nervoso ficar, maiores são as chances da queda da pelagem.

Mudança de casa, alteração dos móveis, chegada de um novo pet ou membro da família, viagens, mudança na rotina do tutor são verdadeiros gatilhos.

Doenças de pele que causam queda dos pelos

A pelagem é uma das partes mais sensíveis do gato. Por isso, qualquer doença de pele pode ser a origem da queda de pelos em excesso.  

De uma maneira geral, elas podem ser ocasionadas por picadas de insetos, ácaros, parasitas, alergias alimentares ou contaminação por fungos. Conheça as mais comuns

Alopecia felina

A alopecia felina de origem psicológica tem como fator desencadeador a ansiedade. Ela se manifesta com a queda de pelos em excesso e o emagrecimento repentino do pet.

De acordo com médico-veterinários, a cura dessa doença se dá com a retirada do fator de estresse do ambiente. Que pode ser a presença de animais e pessoas estranhas.

Além disso, para um tratamento mais efetivo, é possível que sejam necessários administrar medicamentos como ansiolíticos, antidepressivos ou feromônios.

Micose em gatos

Outra doença que causa alopecia em gatos é a micose. Ela é causada pelo fungo Microsporum canis e afeta principalmente felinos filhotes.

Além de soltar muito pelo, outros sinais de micose felina são a inflamação da pele próxima às unhas, crostas e descamação de machucados e vermelhidão na pele.

Lembre, ela é uma zoonose. Uma vez que o animal de estimação seja o transmissor, ela pode afetar os tutores.

A cura dessa doença se dá por meio da administração de remédios orais e tópicos, sempre com o acompanhamento de um médico-veterinário.

Dermatite em gatos

A dermatite em gatos é uma doença alérgica, que muitas vezes é ocasionada por picada de pulgas ou reação à algum alimento novo presente na dieta.

Os seus sintomas mais comuns são: lambedura em excesso, queda exagerada da pelagem e coceira. Para tratá-la, o ideal é investir em medicamentos antipulgas ou troça da alimentação.

Gato soltando muito pelo: o que fazer?

mulher escovando gato
Fazer a escovação da pelagem do gato ajuda a prevenir a queda agressiva dos pelos

Ao perceber que o seu gato está soltando muito pelo, o indicado é buscar a ajuda de um médico-veterinário de confiança.

Só ele poderá realizar os exames necessários para detectar a origem da queda da pelagem do pet e indicar o tratamento correto.

Gato soltando muito pelo: prevenção

Entretanto, a melhor maneira de evitar que gato fique soltando muito pelo, é apostar na prevenção. Confira algumas dicas simples?  

  • ofereça alimentação rica em vitaminas e nutrientes essenciais;
  • Use antipulgas para evitar a contaminação desses parasitas;
  • mantenha o ambiente higienizado e arrumado, evitando a proliferação de bactérias;
  • evite que o gato saia de casa para passeios noturnos. 
  • deixe portas sempre com proteção para evitar a contaminação por outras doenças;
  • faça a escovação frequente do pelo do animal. 
  • visite regularmente um médico-veterinário. 

Agora que você já sabe o que significa um gato soltando muito pelo, conte para gente: o que você faz para proteger o seu animal de estimação?

Fique por dentro…

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário

Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas Sinais de que seu pet sofre com o calor Ajude seu pet a enfrentar os dias de calor Gato vira-lata: conheça e se apaixone!
Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas Sinais de que seu pet sofre com o calor Ajude seu pet a enfrentar os dias de calor Gato vira-lata: conheça e se apaixone!
Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas Sinais de que seu pet sofre com o calor Ajude seu pet a enfrentar os dias de calor Gato vira-lata: conheça e se apaixone!