Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Frutas que gatos podem comer: veja 5 opções indicadas!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Frutas que gatos podem comer: veja 5 opções indicadas

Conhecer as frutas que gatos podem comer pode ser muito útil, principalmente se você busca equilibrar a oferta de uma ração balanceada com petiscos mais saudáveis.

Os bichanos, assim como os cachorros, podem se beneficiar muito da inclusão de frutas na dieta. Além de contribuir com a ingestão de fibras, que colaboram diretamente com uma boa digestão, as frutas também têm muitas vitaminas e minerais que são ótimos para a saúde.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir quais são as frutas que os gatos podem comer e comece hoje mesmo a experimentar com o seu pet!

Quais são as frutas que gatos podem comer

Quais são as frutas que gatos podem comer

Existem cinco frutas que gato pode comer e que fazem super bem para a saúde dos bichanos. Veja cada uma delas:

  • maçã: a campeã de benefícios é repleta de fibras, rica em vitamina A e C e não tem quase nada de gordura. Isso torna um alimento indicado para a manutenção do peso ideal dos gatinhos, além de proteger ossos e tecidos em geral. Para oferecer, corte em pedaços grandes o bastante para não provocar engasgos e retire as sementinhas.
  • pera: ajuda muito a manter o sistema digestivo funcionando bem, além de contribuir para a saúde do organismo como um todo. Não ofereça com as sementes!
  • melão: essa fruta docinha e rica em água é uma excelente maneira de deixar seu bichano hidratado, especialmente nos períodos de mais calor.
  • banana: muito saborosa e rica em potássio, é excelente para lanchinhos eventuais. Como tem altos índices de carboidratos e açúcares, ofereça banana com moderação para evitar que o gato come fruta fique acima do peso.
  • melancia: assim como o melão, é um ótimo recurso para manter o pet saudável e hidratado. Além da grande quantidade de água na composição, possui potássio e vitaminas A, B-6 e C, que garantem a imunidade e protegem os músculos do pet.

Confira o CobasiCast sobre as frutas que os animais podem comer:

Gatos podem comer frutas, mas não todas

Existem algumas frutas que não são seguras para consumo dos pets. As frutas cítricas como limão, laranja, tangerina e kiwi não devem ser dadas em nenhuma hipótese.

Você pode oferecer morango de vez em quando, como um agradinho especial, pois essa fruta é bastante ácido e o excesso pode fazer mal ao pet.

Abacate, cereja, caqui e uvas de todos os tipos (inclusive uva passa) não estão entre as opções de fruta que você pode oferecer ao seu gatinho.

Caso você veja seu gatinho comendo uma dessas frutas, tire-o do local e veja se consegue extrair alguma coisa da sua boca. Se possível, vá imediatamente ao veterinário para que ele dê todas as orientações necessárias sobre como proceder.

Se você não viu seu gato comendo uma fruta inadequada, mas tem uma dessas opções em casa e existe chance de que ele tenha pego escondido, é melhor buscar ajuda o quanto antes. Em alguns casos as reações alérgicas e até mesmo de intoxicação podem demorar a aparecer.

Como incluir frutas na alimentação dos gatos

Como incluir as frutas na alimentação dos gatos

Agora que você já sabe quais frutas gatos podem comer, deve saber também como fazer a introdução desses alimentos na dieta do seu pet.

Como sempre, tenha paciência e introduza o novo alimento aos pouquinhos. Pegue pequenas partes da fruta que deseja oferecer, já higienizada e sem as sementes, e dê para o seu gatinho provar.

Se preferir, você pode colocar alguns pedacinhos junto com a ração que o seu pet já come dentro do comedouro e observar como ele reage.

É muito importante ficar atento ao comportamento do pet depois da ingestão do alimento novo. Gato pode comer fruta, mas isso não significa que ele vá gostar de todas elas.

É natural, também, que as fezes do bichano fiquem um pouco diferentes até que ele se acostume com a novidade no cardápio.

Mantenha a ração como alimento principal e faça a introdução das frutas uma vez por semana. Vá aumentando aos poucos, até que ele se acostume. Fique de olho para manter a caixa de areia sempre limpa.

Saiba se gato pode comer rúcula e quais hortaliças são seguras para o pet e continue sua leitura com o blog da Cobasi!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. CLEBER disse:

    Meu Gato não pode sentir o cheiro da pasta de dente que já vem correndo para o colo só pra ficar cheirando e lamber kkkkkkkk, as vezes eu coloco uma gotinha no dedo pra ele ficar lambendo, não sei se isso é errado, mas até agora ele não morreu.

Deixe o seu comentário